Destaques

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Serra usa a Folha para 'limpar' FHC

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Depois de ter gasto muito papel e tinta detonando o prefeito Gilberto Kassab (DEM) por causa das enchentes em São Paulo, na tentativa de descolar a culpa do governo do Estado (uma ofensiva surpreendente, pois antes Kassab era explicitamente poupado), a Folha de S.Paulo cumpre nesta terça-feira um novo servicinho para José Serra (PSDB): rebater o inconveniente Fernando Henrique Cardoso, que no domingo passado usou o jornal concorrente O Estado de S.Paulo para publicar um artigo em que ataca grosseiramente o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff.

Sob o título "FHC reitera crítica a Dilma e contraria estratégia de Serra", o texto da página A4 de hoje apressa-se em acalmar o eleitorado tucano ao explicar, didaticamente, que, "se dependesse de Serra, FHC ficaria afastado da linha de frente da campanha, mas o ex-presidente avalia que, se o partido não defende seu governo, cabe a ele fazer esse debate". A Folha ainda futuca a ferida ao lembrar que, nas duas últimas eleições, os candidatos Serra e Geraldo Alckmin não defenderam os dois mandatos de FHC - que, em todas as vezes que abriu a boca, como agora, tirou muitos votos dos dois colegas.

Não contente, a Folha ainda usa a página A6 para dizer que "FHC cita méritos e omite erros". Há um quadro dizendo que o ex-presidente omitiu fatos em seu artigo sobre a redução da pobreza, o salário mínimo, os rendimentos dos trabalhadores e a dívida pública. "Em exatas 998 palavras e cifras que descem a minúcias não há uma única menção, no exemplo mais flagrante, ao crescimento econômico". Ou então: "O artigo dribla o incoveniente com saltos nas datas. Recorda-se, por exemplo, que, 'com o Real, a população pobre diminuiu de 35% para 28% do total' e depois menciona-se a taxa de 18% registrada em 2007, já sob o governo Lula". Quem diria, hein, Otavinho?

Essa súbita lucidez da Folha está com toda cara de querer avacalhar FHC e seu governo para que fique afastado e desgrudado da campanha do queridinho Serra. Tanto que, na página A7, com foto imensa, colorida e mostrando um sorridente (des)governador de São Paulo sentado em meio a criancinhas negras e felizes, há uma enorme matéria/release não-oficial com o propagandístico título "Serra estuda pacote para atender servidores".

Serviço completo, não parece? Um desagravo na primeira matéria, explicando que FHC pode dizer e passar o vexame que quiser, mas Serra não tem nada com isso (nem com o que ele fez na Presidência da República); outro texto complementar na sequência, desacreditando mais ainda o ex-presidente; e a imensa propaganda do candidato tucano como grand finale, com todo o destaque e foto simpática no alto de uma página ímpar. Deve ser por isso que o slogan da Folha fala em "rabo preso". E que seu departamento comercial tem um rato como símbolo...

Sorria, meu bem, sorria:

"A história vai acabar por reconhecer que nós mudamos o Brasil. Digo nós, não digo eu, incluo Lula nisso porque não sou mesquinho."
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República
(Folha de S.Paulo, 09/02/2010, pág.A6)

"Agora, o que me preocupa neles [Lula e Dilma] é que o governo não investiu. Eles vão nos deixar uma herança maldita. Porque a capacidade de investimento no País está zerada."
José Aníbal, deputado federal pelo PSDB-SP
(O Estado de S.Paulo, 09/02/2010, pág.A4)


Como? Foi o FHC que melhorou o Brasil?? E o governo Lula não investiu e é uma "herança maldita"?!? Não dá. Acho que vou tomar uma cerveja...

8 comentários:

Nicolau disse...

Mandou bem, Marcão! Quando vi o teor do artigo do FHC, percebi que se encaixava perfeitamente na estraégia do Lula de comparar os governos de PT e PSDB. O que me parece um grande serviço à democracia e à valorização dos partidos políticos. É importante os eleitores perceberem que não é uma pessoa que determina todo o governo (ainda que ela tenha influencia), mas os grupos políticos e sociais que ela representa.

Glauco disse...

É a tática de isolar o FHC como se fosse um velho gagá (Serra serviu ao velho em dois ministérios diferentes) e separá-lo da real "herança maldita" que é o fardo de carregar FHC nas costas.

Olavo Soares disse...

Pô, mas se fala bem do FHC, tá errado. Se fala mal, também tá...

Marcão disse...

Mas você tem alguma coisa boa pra falar do FHC, Olavo? Sério?

Olavo Soares disse...

Eu não! Só tô falando que a Folha tá sendo criticada e acusada de pró-Serra por ter falado MAL do FHC. Se tivesse falando bem eu entenderia a crítica, mas pô, achar que a Folha ajuda o Serra falando mal do governo tucano é forçar a barra na teoria da conspiração, né não?

Marcão disse...

Olavo, eles não estão falando "governo tucano", eles estão dizendo "governo FHC". Lembra-se quando a Folha começou a dar matérias contra o Alckmin? E agora, nas enchentes, contra o Kassab? Quem é o único blindado, sempre? O serviço deles é descolar a imagem do Serra de tudo isso: FHC, Alckmin, Kassab, enchentes, violência, ensino péssimo etc etc. Não existe PSDB, existe SERRA. E como nem o Serra tem porcaria nenhuma de bom pra falar do FHC ou de seus dois mandatos, e quer distância desses incômodos em sua campanha, a Folha manda o recado por ele. Nem que seja pra fazer um elogiozinho ao PT. Isso não é teoria da conspiração, não. É estratégia serrista. Com essa mídia (pra lá de) subserviente.

Fernando Augusto disse...

Pô, mas se fala bem do FHC, tá errado. Se fala mal, também tá... [2]

Hoje mesmo tem um artigo na página 2 da FSP falando sobre a falta de unidade da oposição.

Hugo Albuquerque disse...

Olavo,

A Folha não falou mal do Governo FHC, ao contrário, está atacando a pessoa dele na tentativa de garantir um governo idêntico. Enfim, ela está traindo uma tradição para garanti-la, tal como as vacinas - que são feitas, em geral, do mesmo mal que visam prevenir.

Ademais, qualquer crítica que ela fizer não mudará o fato de FHC ter sido presidente por oito anos e ter favorecido essa gente, agora o que interessa é eleger Serra e para tanto é necessário fazer isso - a direita é profícua nesse tipo de operação, ela se usa de certas figuras obtusas na política para fazerem o trabalhainho sujo e depois as amassa quando elas são desnecessárias.

um abraço