Destaques

domingo, fevereiro 07, 2010

Fantástico culpa o lixo pelas enchentes e sobra até para catador

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como era de se esperar, o Fantástico saiu em defesa do Zé Alagão, quer dizer, do governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

São 72 mortes devido as chuvas em SP, em 43 dias, e nenhuma delas é citada na matéria deste domingo. Aliás, nenhuma responsabilização governamental, nenhuma menção aos nomes de Serra e do prefeito Kassab (DEM), ao relatório do Inpe, alertado sobre o alto nível das represas de São Paulo. Enfim nada que seja realmente plausível.

Então a culpa é de quem? Como já sabemos, para o Serra é da natureza; já para o Fantástico, é do lixo que as pessoas jogam nas ruas. São cinco minutos e 12 segundos de cenas dos amontoados de lixos, flagrados pelas lentes globais, assim como também aparecem os verdadeiros "culpados pelas enchentes": os trabalhadores, como a vendedora Maria de Fátima Moura, filmada ao colocar o lixo fora da loja em horário inapropriado. Ou o catador de material reciclável que surge nas telas remexendo no lixo enquanto a equipe de jornalismo da Globo informa:“olha a sujeira que este catador de lixo faz”. E sobrou até para os garis, que também foram “flagrados”, recolhendo o lixo, mas colocando de volta nas ruas, dentro do saco plástico, à espera do caminhão.

De fato, "isso é fantastico".

6 comentários:

Rafael disse...

Converso com paulistas todos os dias por causa do trabalho. Semana passada um deles mandou: "Pô mêu, o lado bom é que agora São Paulo tem vista pro mar". Hehehe... não deixa de ser engraçado.

fredi disse...

Hoje a Sabesp diz que não sabe quando vai conseguir consertar a adutora que se rompeu e deixou 750 mil pessoas sem água.

Será que não está na hora de voltar com os comerciais da Sabesp em todo o Brasil, exaltando sua eficiência até no Acre, como foi feito no ano passado?

Ou será que não pega bem gastar em publicidade em lugar de, por exemplo, manutenção da rede.

Marcos disse...

O Kassab cumpriu seu compromisso de levar água e esgoto até a casa de todos os habitantes da capital paulista.

Bianca Carli disse...

A culpa das enchentes não é somente do lixo, mas grande parte sim.
Moro em um local onde as pessoas não tem nenhum pudor de jogar lixo na rua, nos bueiros, queima-lo, pela janela do carro, e sobra até para a ponre arvore plantada em frente de casa. O local que é baixo recebe todo esse lixo, e casa de nossos vizinhos foi invadida por lixo e água.
Como educadora, não trabalho só com as crianças, mas com esses pais que nunca receberam tais informações, mas é dificil, pois acham que tudo não passa de bobeira, e tudo isso não é educação, e sim "frescura", é mole?
Quanto as famílias em áreas de várzea, nenhum goverante tem coragem de locomovê-los para um local adequado, e deixa para o próximo governo, e enquanto isso, as famílias perdem membros e suas casas...

fredi disse...

Bianca, nem é o caso de discordar, realmente falta educação no trato com o lixo.

O problema, no caso, é que essa não é a principal causa das atuais inundações.

Pelo que se relatou até agora houve erro no gerenciamento do nível das represas, opção por deixar a água ir para o jardim Romano (onde só há pobres) em lugar de invadir as marginais, corte nos investimentos com o desassoreamento com o Tietê etc.

Culpar a população por essa série de incompetências, só tem sentido se for por ter votado no atual prefeito e governador.

Fernando Romano disse...

Bianca, se jogar lixo nas ruas fosse a principal causa das enchentes, SP já estaria boiando há muito tempo. Ninguém começou a jogar lixo na rua nesses últimos 2 meses, minha cara. Mas não construir os piscinões necessários, cortar verbas na varrição do lixo, falta de limpeza em bueiros, falta de plano de emergência contra enchentes, falta de asfalto poroso (para escoar água da chuva), é culpa da população? Você sabia que lixeiras - que deixam os sacos de lixo acima do nível das ruas - são PROIBIDAS aqui em SP? Não dá pra deixar o lixo acumulando em casa.

E se o problema é construção em áreas proibidas, o que diabos faz o Serra impermeabilizando ainda mais a área de várzea da Marginal?