Destaques

sábado, março 19, 2011

Bragantino 2 X 1 Santos - sem técnico e sem técnica, o retrato do caos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Sem esquema tático e com incríveis vazios de um meio de campo que não marca e apóia mal, o Santos foi derrotado pelo Bragantino por 2 a 1. Derrota mais que merecida, já que o time do interior fez a lição de casa: contra-atacou, aproveitou o espaço que os volantes santistas davam à frente da área, finalizou muito a gol e se defendeu, às vezes de forma violenta, mas nada que surpreenda por se tratar de uma equipe inferior tecnicamente ao adversário.

O que surpreendeu de fato não foi apenas a má partida alvinegra, mas o fato de que os jogadores, perdidos em campo e sem um técnico que orientasse ou pudesse alterar o panorama da partida no banco de reservas, também apelassem para a deslealdade. Elano já merecia ter sido expulso no final da partida contra o Colo Colo e, desta vez, além de Adriano (como é doído vê-lo com a camisa do Santos), Ganso poderia ter ido para o chuveiro mais cedo.

Edu Dracena, mais uma vez falhou, fazendo praticamente um corta-luz para o atacante do Bragantino Léo Jaime marcar o primeiro gol da partida. Aliás, as falhas algo bizonhas do zagueiro peixeiro fazem o torcedor lembrar de momentos marcantes de defensores do naipe de Camilo, Maurício Copertino, Marcelo Fernandez e tantos outros, alguns ex-companheiros de elenco de Marcelo Veiga, hoje treinador do Braga, nos tempos de fila do Peixe. No segundo gol da equipe do interior, Pará estava marcando um jogador mais alto que ele, mas sequer subiu junto com Marcelinho para atrapalhar seu cabeceio. O que fazia ali mesmo?

Martelotte já tinha dado sinais do que poderia fazer pelo clube no último Brasileiro. Ou seja, muito pouco. Insistir nele é uma ato de quase suicídio praticado pela diretoria.


****
Muricy Ramalho saiu do Fluminense reclamando das condições do clube. A ausência de um centro de treinamento decente foi um dos fatores que o técnico mencionou como grave para o rendimento da equipe, já que favorecia o surgimento de contusões. O tempo de permanência de atletas no departamento médico também perturbava Muricy. 

No Santos, nessa partida, estavam contundidos Léo, Alex Sandro, Jonathan, Diogo e Arouca. Charles foi contratado por recomendação de Adílson Batista e sequer jogou. Outros que, de memória, lembro que passaram pelo departamento médico na (curta, por enquanto) temporada de 2011: Alan Patrick, Maikon Leite, Róbson, o goleiro Aranha, e Elano, que até hoje não tem a mobilidade apresentada no ano passado. Houve equívocos na preparação física, nas contratações, no tratamento de atletas ou é toda mera coincidência?

*****
Em 2010, Santos e Bragantino fizeram um jogo bem diferente...

3 comentários:

Nicolau disse...

A despeito da vocação ofensiva e coisa e tal, o elenco do Santos é hoje mais fraco do que o do primeiro semestre do ano passado - em que pesem os desfalques de Arouca e Jonathan. E mais importante, talvez, tem caracteŕisticas diferentes. Vai precisar de um treinador que entenda como as peças principais (Neymar, Ganso e Elano) se encaixam melhor e invente um esquema. Parece que Martelote não tem bala pra isso.

Glauco disse...

Mais ou menos, Nivaldo, Robinho e Wesley não tiveram substitutos mesmo, mas Jonathan pode render mais que Pará, o lateral-direito do ano passado, e Elano é em tese um bom reforço. Os desfalques como Arouca e outros citados no post estão pesando, ainda que haja mais opções no elenco do que no ano passado.

Eduardo Maretti disse...

Pra ver como é o futebol. Eu, que sempre fui um crítico de Muricy Ramalho (do estilo como técnico, não da pessoa), não vejo hoje outra solução a não ser dizer: VEM MURICY!

Com certeza ele arrumaria essa m... de defesa. E o resto os meninos resolvem lá na frente... Quem sabe até daria um basta nessa farsa chamada Edu Dracena, o jogador de R$ 1,99.

De qqer maneira, para quem torce pela chegada de Muricy, matéria do Lance de agora há pouco, a partir de entrevista do treinador à Band, é animadora (http://bit.ly/hxEzCN).

Para quem preferir, o link da Band com o áudio está aqui: http://bit.ly/f6FyZI