Destaques

domingo, junho 04, 2006

Limitações geopolíticas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A falta de assunto da imprensa esportiva já foi tema de posts anteriores neste Futepoca. E aqui se aponta um preocupante agravante. Seja pela tabela da Copa, seja pelo cenário global, as digreções sobre as relações políticas entre países estão um pouco limitadas. Desafio para pauteiros de plantão cujo ganha-pão é arrumar assunto para os dias de jogo.

Diferentemente de 1998, quando a seleção do Irã bateu a dos Estados Unidos por 2 a 1 logo na primeira fase, numa partida chamada à época de "Jogo da Paz", nesta edição do Mundial da Fifa, a partida só se repetirá em uma improvável final ou decisão de terceiro e quarto lugares. Córeia do Norte, Afeganistão, Iraque, Venezuela, Cuba e Bolívia não estão sequer classificados. Para piorar, os americanos não estão nem aí pra Copa.

Nem a Alemanha, agora governada pela conservadora Merkel, discorda da política adotada pela cúpula de George W. Bush em relação ao Irã – de negociar e ainda dar um pacote de presentinhos (opa, incentivos). Jacques Chirac, presidente francês, e Tony Blair, premier britânico, tampouco andam muito brigões com ninguém.

Restam o antigo imperialismo e questões de política interna – mesmo as não tão internas assim. No primeiro lote, Portugal e Angola se enfrentam na primeira fase. A Tunísia pode enfrentar a França nas oitavas se chegar até lá. Alemanha e Polônia ainda pode render algum tipo de cobertura remetendo À década de 30 e à Segunda Guerra, mas nada que empolgue os pauteiros desocupados.

No segundo, os conflitos de Paris de novembro, envolvendo imigrantes e filhos de imigrantes africanos podem render pautas que expliquem a profusão de negros nas seleções da Alemanha, Polônia, França, Suécia etc. Uma esperança para historiadores e cientistas políticos que aguardam ansiosamente a convocação para palpitarem sobre algum tema desses ao qual ninguém presta atenção.

2 comentários:

Glauco disse...

Talvez a partida mais complicada da Copa venha a ser um eventual confronto entre Sérvia e Montenegro e Croácia. Complicado até pela fúria dos torcedores do dois países, que têm uma história de violência quando se trata dos seus respectivos melhores times, o Estrela Vermelha e o Dinamo.

Marcão disse...

Angola e Portugal é jogo de compadres ou ainda existe algum tipo de rixa?