Destaques

sexta-feira, junho 09, 2006

Zarqawi morto

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O jordaniano radicado no Iraque Abul Mussab Al-Zarqawi, apontado como número 1 da Al Qaeda no Iraque que fazia generais anglo-americanos tremerem (talvez mais de raiva do que de medo, porque general não fica no alvo de terrorista), foi morto no pior estilo "assassinato seletivo" com dois mísseis disparados de um caça F-16 da força aérea norte-americana.

Segundo a imprensa internacional, ele estava em uma reunião com Abdul Rahmal Al-Iraqi na cidade de Baquba. O encontro teria sido descoberto em março e sua chegada confirmada por agentes e registros de voz captados, sabe-se lá com que tecnologia, pela agência nacional de segurança. A rede terrorista Al-Qaeda confirmou a morte.

O método lembra o utilizado por Israel para eliminar líderes de grupos extremistas cujo maior impacto ocorreu em 2004. A diferença é que eram usados helicópteros e torpedos disparados manualmente por bazucas e não caças com sistemas guiados por GPS, disparado de uma altura que faz com que os caças tenham passado imperceptíveis pela área.

Ele era uma espécie de porta-voz das ações da rede terrorista instalada no Iraque pós-ocupação. É considerado o responsável pelos planos que levaram à escalada de violência contra xiitas no país. Alguns dos vídeos divulgados em que clama autoria de atentados ou manda recados para o mundo estão hospedados no www.Globalterroralert.com, do analista Evan F. Kohlmann. Não há informações disponíveis para saber se Zarqawi assistiria à Copa, nem sua opinião sobre futebol. É bem provável que achasse que é coisa do Ocidente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Em se tratando de um abstêmio, é o caso de beber o morto?

Marcão disse...

É ainda mais apropriado: bebemos por ele.