Destaques

terça-feira, agosto 29, 2006

Pulando do barco?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Já que meu time não me dá muito ânimo pra falar de futebol, vou ressuscitar a política, sem dúvida a editoria mais negligenciada deste blog. O Observatório Brasileiro de Mídia está fazendo um acompanhamento da cobertura das eleições presidenciais nos principais jornais e revistas, se não do país, do eixo Rio-São Paulo. A análise abrange Folha de São Paulo, O Globo, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense, além das revistas semanais Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital.

A idéia é avaliar se a cobertura é equilibrada entre os candidatos ou se algum deles é privilegiado. Para isso, as notícias são lidas e divididas em positivas, negativas ou neutras. Vale a pena acompanhar os resultados.

No gráfico que está no ar hoje, é curioso notar algumas coisas. Durante todo o mês de julho e parte do mês de agosto, Alckmin recebeu maioria esmagadora de notícias positivas. Isso com notícias constantes sobre as ações do PCC em São Paulo. Enquanto isso, Lula tem apenas um momento (com pico em 14 de julho) em que as notícias positivas ultrapassam as negativas. No resto, é só tristeza, especialmente a partir de 11 de agosto, quando o número de notícias negativas passa a ultrapassar a soma das outras duas. As más notícias também predominam em relação ao Lula presidente, como mostra outro gráfico da pesquisa.

A terceira colocada Heloisa Helena consegue façanha ainda maior do que Alckmin, tendo maior número de notícias positivas durante todo o período do início de julho ao fim de agosto, com um pico de mais de 75% de notícias favoráveis próximo de 21 de julho. Duas ponderações: primeiro, cabe perguntar qual a quantidade absoluta de notícias para cada candidato, o que pode distorcer a estatística (três notícias favoráveis em quatro publicadas são 75%). Segundo, o discurso da candidata pauta-se basicamente em atacar o governo Lula e o PT, de quem ela e seu partido precisam se diferenciar para cavar um espaço à esquerda. Seria esse o motivo do bom recebimento dela pela mídia, que bate em Lula constantemente segundo a mesma pesquisa?

Outro ponto curioso é a última semana, quando Alckmin começa a ter também maioria absoluta de notícias negativas. Isso, ao contrário do esperado, não coincide com notícias escabrosas sobre o PCC, mas com a divulgação das pesquisas realizadas após o início do horário eleitoral gratuito e que mostram crescimento de Lula, aumentando as chances de a eleição ser resolvida já no primeiro turno. Será exagero dizer que a mídia está pulando do barco tucano?

2 comentários:

Glauco disse...

Como fala o dito, quando o barco afunda, os ratos são os primeiros a sair...

Marcão disse...

Quanto mais o Lula sobe, mais a mídia bate...