Destaques

terça-feira, dezembro 19, 2006

Cruijff: "viagem ao Japão atrapalha europeus"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Desculpa esfarrapada tem limite: ontem, o ex-craque Johan Cruijff (foto) afirmou ao jornal espanhol La Vanguardia que o Mundial de Clubes da Fifa é um torneio feito "para que os times sul-americanos sejam campeões" porque é disputado no longínquo Japão. "A viagem, a aclimatação e o fuso horário são obstáculos tremendos aos europeus", disse Cruijff, na cara larga, ignorando solenemente a maior proximidade da Europa com o Japão, em comparação aos países latino-americanos.
Estranho - e constrangedor - esse raciocínio: por que motivos, então, Porto, Bayern de Munique, Real Madrid, Manchester United, Borussia Dortmund, Juventus e Ajax sagraram-se campeões mundiais no Japão, de dez anos pra cá? Eles deram sorte ou simplesmente foram mais competentes que o Barcelona? Resta alguma dúvida?
Para Cruijff, "a competição só estaria igualada se fosse jogada no velho sistema, de ida e volta na casa de cada um dos times". Defender jogos de ida e volta é muito válido (seria o mais justo), mas dizer que só assim a disputa estaria "igualada" para o lado dos europeus é fugir da responsabilidade. Afinal, com o dinheiro e o poderio que dispõem, os times de lá sempre estão pressionados a vencer os sul-americanos, onde quer que seja.
Para completar, Cruijff tentou amenizar o sofrimento dos catalães argumentando que "surpresa teria sido se o Barcelona vencesse". Eu concordo, mas não porque a competição é no Japão e porque isso "atrapalha" os coitadinhos dos europeus, com "obstáculos tremendos" (que só eles enfrentam, nós não - até parece...). Surpresa teria sido o Barcelona vencer por um simples motivo: o Internacional foi melhor. Difícil admitir isso, né, Cruijff?
Detalhe: o holandês era o técnico do Barcelona na decisão do mundial de clubes de 92, perdida para o São Paulo. Ou seja: essa dor de cotovelo é antiga...

9 comentários:

Glauco disse...

Ainda bem que somos vizinhos do Japão e o Inter jogou pouco nesse ano e pôde se poupar.

Marcão disse...

O Cruijff deve ter bebido a mesma coisa que o Vanucci, que afirmou que "a África do Sul é logo ali".

Marcão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcão disse...

Aliás, só um complemento ao post: a equipe de 1992 do Barcelona é considerada até hoje, pelos catalães, como a melhor de todos os tempos. O chamado "Dream Team" chegou ao Japão tão confiante no título que Johan Cruijff afirmou com empáfia que "ninguém do lado de lá" (no São Paulo) precisava de marcação especial.
Os jogadores do Tricolor se lembram dos risinhos de escárnio das estrelas do Barcelona quando os times se perfilaram em campo. Depois da derrota, um desconcertado Cruijff fez questão de cumprimentar Telê Santana e de reconhecer a superioridade do São Paulo afirmando que "se é pra ser atropelado, que seja assim, por uma Ferrari".
Por se tratar daquela equipe em especial, os torcedores do Barcelona não engoliram até hoje a derrota. Eles estavam mais do que certos da vitória. Mal comparando, foi para eles como o Brasil perder do Uruguai no Maracanã, em 1950.
E ainda dizem que eles não dão importância pro Mundial de Clubes! Vejam o noticiário espanhol pra ver a repercussão e o clima de velório em Barcelona. Se desenterraram até o Cruijff pra tentar justificar a vitória do Inter!
Vocês acham que os Mundiais conquistados em 98 e 2002 pelo Real não foram comemorados à exaustão em Madrid? E que essas duas recentes conquistas do maior rival não estão entaladas na garganta dos barcelonistas? O chororô chega ao ponto de dizer que o Japão atrapalha SÓ os europeus...

Marcão disse...

Olha um trecho de matéria do site Terra:

Deco concordou com o técnico Frank Rijkaard, ao admitir que a derrota representou "um golpe muito duro para toda a equipe".

Deve ter sido, mesmo, porque, para muitos, o título era favas contadas.

Thalita disse...

marcão, não desenterraram o Cruijff. Ele é colunista esportivo na Espanha. Só que essa coluna, obviamente, ganhou destaque por aqui.

Anônimo disse...

mal comparar a derrota do barcelona com o Maracanazzo é mal comparar ao extremo. claro que deu pra entender, mas não pude deixar de reclamar...

Glauco disse...

Não existe nada comparado ao Maracanazzo na história do futebol mundial.

Marcão disse...

Pra mim, o gol do Giovani aos 45 do segundo tempo da decisão da Copa do Brasil de 2000, virando o jogo para o Cruzeiro contra o São Paulo, foi muito pior.