Destaques

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Até quando enganar?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Futebol é mesmo uma coisa engraçada: no país que viu craques encerrarem a carreira precocemente, como, por exemplo, os eternos ídolos mineiros Tostão, aos 26 anos, e Reinaldo, aos 30, vemos agora uma geração que teima em não pendurar as chuteiras. Entre eles, Romário (41 anos) é o caso mais emblemático. Mas, pelo menos, voltou ao Vasco da Gama, um clube de expressão - assim como Edmundo (35 anos), que prossegue no Palmeiras, Antônio Carlos (37), que voltou ao Santos, e Sorato (37), que, bem ou mal, disputa a 1ª Divisão do Paulista pelo Ituano. Por outro lado, vemos casos melancólicos como os dos outrora badalados Túlio Maravilha (37), que disputa o Campeonato Goiano pelo Canedense, e Elivélton (35), que está no União de Rondonópolis, do Mato Grosso. Agora, mais uma "bomba": o folclórico atacante Viola (foto), de 37 anos, foi anunciado ontem como novo reforço do Uberlândia, que disputa o Módulo 2 do Campeonato Mineiro (foi rebaixado para a 2ª Divisão no ano passado). Cá entre nós: será que o ex-ídolo de Palmeiras, Corinthians e Santos, tetracampeão mundial com o Brasil na Copa de 94, não juntou dinheiro suficiente para "fechar o lojinha" e arrumar outra coisa pra fazer na vida? Tudo bem que, enquanto tiver gente querendo pagar, o cara tem o direito de lucrar mais um pouco. Mas vale a pena enganar até quase a terceira idade?

8 comentários:

Glauco disse...

Dois adendos, Marcão: Tostão e Reinaldo só pararam de jogar por conta de problemas de saúde, não exatamente por opção, e o Sorato eterno joga no Ituano. Quanto aos projetos de Highlander, eles só perduram por conta da mentalidade de algumas equipes do interior que, ao invés de investirem nas categorias de base, preferem contratar medalhões para atrair mídia e torcida. Tudo questão de marketing.

Anônimo disse...

marketing da promoção, bem entendido. fosse marketing decente, ainda funcionava pra tirar os times da lama. agora, convenhamos, Sorato, o eterno, não é um graaande marketing.

referÊncia terrível: no Esporte Espetacular desse fim de semana, fizerma uam matéria sobre os atleas que abandonam a carreira e depois retornam. Aí, concluíram que o problema é o cara ficar longe do cotidiano de treinos, concentrações e do calor das partidas, motivo por que muitos viram treinadores. Quem deu a "aspa-resumo" foi o psicólogo do Flamengo.

o Sócrates discorda e nega qualquer tipo de saudades das concentrações.

Olavo Soares disse...

Vale lembrar também que a medicina do esporte é outra, e o cara dos 37 anos de hoje deve equivaler ao dos 30 de antigamente.

Marcão disse...

Corrigido sobre o Sorato. Obrigado, Glauco (são os efeitos da bebedeira de domingo...).

Olavo Soares disse...

Aliás, essa foto do Paulo Sérgio Rosa é de sua segunda apresentação na Vila, em 2001, não?

Marcão disse...

Não sei, Olavo. Peguei daqui:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/images/20060101-viola1.jpg&imgrefurl=http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u116932.shtml&h=115&w=150&sz=7&hl=pt-BR&start=4&tbnid=60MUngH8bEyRTM:&tbnh=74&tbnw=96&prev=/images%3Fq%3Djogador%2Bviola%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

Anônimo disse...

deixa os caras em paz! reclamar dos velhinhos é coisa de comentarista sem assunto!

acho q vcs ficaram incomodados é pq o edmundo jogou um bolão domingo...

Anselmo disse...

peraí... ninguém chamou velhinho de vagabundo