Destaques

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Decadência baiana

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Passeando pela net, vi que o mais novo reforço do Bahia é o meio-campista Preto Casagrande. Sim, aquele mesmo, que despontou pro cenário nacional no próprio Bahia e depois jogou por Santos e Fluminense, entre outros times.

Estranho. Ou melhor, curioso. Preto chegou ao Bahia vindo de ninguém menos do que o rival Vitória, onde conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Não se acertou com a diretoria rubro-negra, ficou à espera de propostas do exterior mas no fim das contas optou por permanecer em Salvador, só trocando de centro de treinamentos.

O que eu estranho nessa história é que acho que Preto não é, ainda, um jogador para ficar no Bahia. Antes que alguém me ataque de preconceituoso, bairrista ou sei lá o quê, explico: o Bahia é, hoje, um clube aos frangalhos. Pra se ter uma idéia, nem a participação na Série C o tricolor tem garantida. Precisa ficar entre os melhores no Baiano para pleitear uma vaga na terceira divisão do Nacional.

Esse "fim de carreira" de Preto Casagrande contrasta-se com o bom papel que ele desempenhou no Santos campeão brasileiro de 2004. Se não foi um craque, ao menos se portou como uma peça importante do elenco, trajando a camisa 10 e sendo titular em grande parte dos jogos.

Abandonou o Santos prematuramente, ao meu ver - e aí que sua carreira entrou em declínio. Foi pro Fluminense e não deu certo; no Fortaleza, também não; no Vitória até que jogou bem, mas, convenhamos, era na terceira divisão; e agora tenta triunfar no Bahia.

Será que ele não teria lugar num time mediano da Série A, ou mesmo num da Série B?

3 comentários:

Marcão disse...

O Taquaritinga continua de portas abertas.

Edu Maretti disse...

Olavo, ouvi uma entrevista do Preto na CBN, um mês atrás. Fez uma retrospectiva da carreira. Perguntado sobre por que saiu do Santos, disse que na ocasião teve uma ótima proposta para renovar, mas não renovou. "Arrependeu-se?", pergunotu o repórter.Ele hesitou um pouco para dizer que não podia se arrepender de decisões que, certas ou erradas, achou serem as melhores no momento (me surpreendi, pois achava que o SFC é que o tinha rejeitado). Mas o principal da entrevista: ele atacou empresários e técnicos, disse que sua carreira foi muito prejudicada porque rejeitou ter a carreira administrada por empresários, quis ser sozinho e se ferrou (avaliação dele). E tb falou que muitos técnicos fazem negociatas e que isso, mais ele não ter empresário, é que acabou levando-o ao limbo. Foi o que ouvi dele mesmo na CBN.

Glauco disse...

Pra Portuguesa Santista não dá pra ir não porque já tem o Marcelo Passos.