Destaques

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Dirceu e a torcida do Flamengo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Valéria Gonçalves/AE

No domingo e na segunda-feira, O Globo e Estado de S. Paulo (ambos para assinantes), respectivamente saíram com matérias assegurando que o Palácio do Planalto estava doidinho para anistiar Zé Dirceu. Depois da vitória do petista (martista) Arlindo Chinaglia na presidência Câmara dos Deputados, a mídia foi correndo tentar evitar que o bastião da crise de 2005, o chefe de quadrilha, segundo o parece do Ministério Público Federal, não retomasse seus direitos políticos.

José Dirceu não conta com a simpatia deste autor. A disputa de 2002, quando monopolizou os esforços (e verbas) da campanha petista a deputado federal, foi apenas uma demonstração do tipo de centralização e poder absoluto exercido pelo futuro ex-ministro super-poderoso.

No domingo, num encontro do Campo Majoritário, tendência que controla a executiva nacional do PT, embora não supera mais a soma das outras correntes, figuras como Marco Aurélio Garcia, ex-presidente interino da sigla e assessor para assuntos internacionais do presidente Lula, disse que defendia a anistia a Dirceu. “É minha (opinião) e da torcida do Flamengo", definiu, em tom bem-humorado.

Pode-se argüir um certo exagero na amplitude do apoio à anistia. Mas outros caciques petistas manifestaram posições semelhantes. Tarso Genro, mártir da mídia na luta anti-Dirceu, é agora o alvo de uma operação de enfraquecimento.

A "reação" parece ter surtido efeito, embora a fonte para a constatação seja a própria mídia (maldade com ressentimentos comunistas). O presidente teria pedido que os governistas não se envolvessem na “operação”.

Fosse a mídia aliada do partido, a preocupação com os rumos da instituição teria motivos construtivos. Dado o retrospecto do tratamento recebido pelo PT, de clara criminalização (o mérito das acusações fica para os comentaristas), sabe-se que não é o caso.

Então, por que a mídia tem tanto medo da volta de Dirceu? É medo da torcida do Flamengo?

3 comentários:

Glauco disse...

Em um Conggresso acéfalo, que tem como ícones deputados que já foram citados nesse blog e não representam nem faculdade de corte e costura, Dirceu seria um oásis nesse deserto onde reina a mediocridade.

Iara Alencar disse...

Seu anselmo dá pra tirar a torcida do flamengo do imbroglio!!??

sou flamenguista!!!!e nao sou fã desse mocinho aí.

Marcão disse...

o imbroglio Tarso X Zé Dirceu não foi sequer debatido no encontro do Campo Majoritário. É só o que posso dizer.