Destaques

quarta-feira, julho 04, 2007

Fora Luxemburgo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Pois é, o pessoal da redação aqui do jornal me diz que o Luxemburgo não tem culpa pela campanha grotesca do Santos e pela goleada diante do péssimo time do Vasco por 4 a 0. “O que ele vai fazer sem time?”, questionou o repórter Leandro.
Ora, o manager não sabia há muito tempo que o time ia perder Zé Roberto, que Cléber Santana (ligado ao Iraty, diga-se) ia ser “vendido” (ou melhor, já estava “vendido” sabe-se lá há quantos meses) e jogou jogos e jogos a fio de chinelinhos, como diz o Glauco, que o Kléber ia pra seleção etc? Que diabo de manager é esse? Aliás, quando o grande meio-campista Renato negociava sua ida ao Sevilla, em 2004, mesmo ele podendo atuar, o Luxemburgo disse à época que em time dele jogador que negociava com outros clubes não jogam. Faltou a ressalva: desde que ele, Luxemburgo, não tenha intere$$e$...

E isso é que é custo-benefício. R$ 500 mil por mês ao Luxemburgo, mais não sei quantas centenas de milhares de reais à comissão técnica, um elenco de R$ 3 milhões (pelo que ouço). Tudo isso pra ganhar o Paulista. (Só observo que eu sou dos que dá a maior importância ao estadual, vibrei, me emocionei e achei sensacional, principalmente pelo fato de ter sido bi, mas é muito pouco para um time milionário.)

OK, concordo em parte com os críticos que dizem que o Brasil tem uma cultura sacana, que sempre coloca o técnico como bode expiatório. Mas isso é uma verdade relativa. Primeiro, porque é também fato que os técnicos não são santos e trocam de clube como de camisa. Vejam o exemplo do Gallo. E depois porque se uma crise se desencadeia a partir mesmo do comando, tem que mudar o comando.

Concordo com Olavo, que me disse: “nós poderíamos ter ganhado a Libertadores, perdemos (pro Grêmio, não sei como seria contra o Boca) por questões do futebol. O problema é ver o clima péssimo que tá agora, o Santos é um puta balaio de gatos, totalmente perdido”. O xis da questão é esta última frase, e volto ao início. O manager, o gênio, não previu que o time viraria um balaio de gatos perdidos? Ou previu e era isso mesmo que queria?

Deixo os comentários sobre o presidente do Santos aos companheiros. E chega. Fora Luxemburgo.

12 comentários:

Glauco disse...

Bom, critico algum tempo o Luxemburgo aqui no Futepoca. Não pela relação custo/benefício citada pelo Edu, mas também por escalar de forma errada o time. Mas, falar mal do Luxemburgo é quase um acinte, o cara tá sempre certo, é um "estrategista" e blablabla que a imprensa diz e um momnte de gente fica repetindo de forma acrítica.
Ademais, Luxemburgo não pode ser avaliado apenas como "técnico". Ele é mais que isso no Santos. ele negocia até salário de jogador, liga sondando atletas, influi nas negociações, é praticamento departamento de futebol inteiro da equipe. Portanto, se o time ficou sem peças importantes, ele tem culpa sim. não me venham com essa asneira de "omelete sem ovos", primeiro porque o time não é tão ruim assim. Segundo, se faltaram ovos foi por pura má administração, que pode ir pra conta do todo-poderoso também. Gasta-se 6 milhões de reais com um Zé Roberto e mais 24 com uma comissão técnica em um ano. Corte-se isso pela metade e quantos jogadores poderiam ter sido contratados? Questão de opção. Se optou e errou, que assuma o erro.
Agora o Marcelo Teixeira não se candidata, sai, e deixa o que como "legado"? O Cléber Santana foi embora sem que o Santos recebesse um tostão, em mais uma não-renovação de contrato que deixa muitas suspeitas (o procurador é desafeto do Luxemburgo, embora o mesmo tenha vínculo com o Iraty).

Edu Maretti disse...

é, os erros de escalação têm sido muito frequentes. O maior exemplo disso foi a escalação do Pedrinho contra o Grêmio, na Libertadores. A insistência com o Adailton tb. A maneira atabaloada de colocar jovens pratas da casa no time em cirucntãncias desfavoráveis, na fogueira tb.

Anônimo disse...

Fora Luxemburgo, fora Marcelo Teixeira.

O que dá mais raiva é que essa fase ridícula do Santos era tão previsível quanto um engarrafamento em São Paulo às 18h num dia de chuva.

Anônimo disse...

O Santos foi goleado por um Vasco horroroso, medonho, vaiado pela torcida...
Luxemburgo está querendo sair. É nítido!
Volta, Leão!!!!rs

Anselmo disse...

aaaah, mas só santista comenta?!

e é assim que vocês tratam o leitor ilustre do futepoca?

claro que o luxemburgo não é santo. nao quero ele no meu time pelo que ele fez em 2002. Meu time não tem estrutura financeira pra bancar um salário assim, diga-se.

mas o cara é um tecnico e tanto. diante das insinuações, sugiro a instalação da CPI Santos/Luxemburgo.

E se o Luxa tem culpa pela crise santista, não me resta, corneteiro, outra bandeira: Fica Luxemburgo!

Anônimo disse...

Aahahah, fica Luxa!

É isso aí Anselmo, em 2002 foi aquilo que a gente sabe.

Mas quando o Kleber do Necaxa estava negociando com o Santos já se dizia na imprensinha que o problema era que o Luxa ia embora no fim do ano (Kleber queria acertar por um período mais longo). Bom, se ele já está planejando ir o que está acontecendo com o Santos é parecido com o que aconteceu com o Palmeiras em 2002

Fura Olho disse...

Tudo bem que ele ganha um absurdo...

Mas é o melhor técnico do Brasil...

Sem ele e sem time, vai ficar perigoso...

Edu Maretti disse...

Anselmo, obrigado pelo comentário reconfortante e bem humorado... A comparação com o Palmeiras de 2002 é pertinente, eu tinha pensado nisso. Mas no Palmeiras 2002, segundo pelmeirenses mesmo me disseram, não se podia trabalhar, era o Contursi. Luxemburgo disse isso ao sair e uma parcela de palmeirenses até o apoiou.
Portanto, repilo a comparação -hehehe

Marcão disse...

Pode se interpretar a frase "os técnicos não são santos" como má vontade dos treinadores em relação ao clube praiano?

Edu Maretti disse...

Não, Marcão

Anônimo disse...

hahaha, delícia entrar aqui só pra ver santista chorando...Luxoburgo já era....
choremmmmmmmmmmmmm seus losers!

Anônimo disse...

Fora Luxemburgo é o caralho seus merdas.. .qm vcs kerem? o Caio Junior de volta? Lutar pela sulamericana com um Valdivia totalmente sem brilho? Nego é no minimo retardado ... principalmente esse bando de jornalista esportivo, diga se de passagem, especificamente o ANDRE RIZEK ... naum sabe chutar uma bola, nunca foi jogador, nem técnico, nem mesmo gandula, mas fica dando nome aos culpados por todo canto, vendendo soluções, e vomitando criticas a todo mundo .. VIRGEM! Palmeiras jogou bem, perdeu mtos gols, perdeu o jogo, infelizmente, acontece .. vão trabalhar seus vagabundos, ao invez de ficar pixando o CT e culpando todo mundo ... Culpa dessa torcida de merda, intolerante ... o Sport saiu de cabeça erguida, pq o Palmeiras não pode sair? ...

Fora vcs, torcedores, jornalistas, e sites ...