Destaques

quarta-feira, outubro 31, 2007

Alento para o América-RN

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

OK, todo mundo concorda que o São Paulo vai estraçalhar o América nessa quarta no Morumbi. Até mesmo o empate - que já seria uma zebra danada digna de uma carreata da torcida vermelha em Natal - dá o título ao Tricolor. Mas mesmo com todo esse cenário, é bom o São Paulo ficar esperto com a partida contra os potiguares. Porque ela lembra um episódio recente da história do time de Rogério Ceni.

Foi em 2005. O Paulistão foi disputado na esdrúxula fórmula dos pontos corridos em turno único (pontos corridos é chato mas é lógico; em turno único, vira um absurdo). O Tricolor fazia melhor campanha, superava Santos e Corinthians na classificação e, quatro rodadas do final, poderia ser o campeão estadual com uma bela antecedência, quebrando assim um jejum de cinco anos. Bastava vencer a Portuguesa no Pacaembu.

A Lusa, coitada, não tinha a menor condição de oferecer resistência. O time fazia um fraco Paulistão e o fantasma do rebaixamento rondava o Canindé. Justamente por isso, os lusitanos não queriam ser apenas convidados para a festa do São Paulo. Precisavam vencer. E, de maneira surpreendente, foram pra cima.


E conseguiram um histórico 2x1 sobre o São Paulo. Com dois gols de Washington - que, findo o Paulistão, se transferiria para o Palmeiras, onde não deixaria muitas saudades. O tento tricolor foi marcado por Júnior.

Na continuidade do Paulistão, o São Paulo acabou ficando com o título. Curiosamente em cima do Santos, num 0x0 em que o melhor jogador da partida foi Henao (e falo sério). O São Paulo perderia ainda mais um jogo no campeonato, para a Ponte Preta. E a Lusa escaparia do rebaixamento.

E em 2006, ano seguinte a este relatado, a Portuguesa poderia ter entrado para a história do mesmo jeito. Foi enfrentar o Santos na Vila pela última rodada em jogo marcado para ser a festa do título peixeiro. Mas dessa vez não deu: Santos 2x0, e a Portuguesa foi rebaixada para a Série A2 do Paulistão.

Será que o América se empolga e consegue repetir a façanha da Lusa?

Ficha técnica
Portuguesa 2x1 São Paulo
Pacaembu, São Paulo, 31/03/2005
Campeonato Paulista

PORTUGUESA
Gléguer; Pereira, Altair e Sílvio Criciúma; Wilton Goiano, Alexandre, Rai, Silas (Oliveira) Leonardo; Cléber (Almir) e Washington
Técnico: Giba

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Cicinho, Fabão, Edcarlos e Júnior; Mineiro (Josué), Renan, Marco Antônio (Souza) e Danilo; Grafite e Diego Tardelli
Técnico: Emerson Leão

8 comentários:

Nicolau disse...

Yo ho creo en brujas. Pero que las hay, las hay...

Thalita disse...

então... o São Paulo adora salvar uns times do rebaixamento (principalmente o Corinthians). Como o América já tá lá, não vai mais ser salvo, acho q não será o caso.

(tomara!)

Nicolau disse...

O costume do São Paulo (de fato interrompido no período recente) é de perder pro Corinthians, como mostram os números do clássico elencados pelo Marcão em post recente. E não acho que vá ratear contra o América, seria muito feio.

Marcão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcão disse...

Nesse dia do jogo contra a Lusa eu tava lá no Bar do Vavá (pra variar só um pouquinho), alheio ao campeonato (que já estava ganho). Da padaria Sensação, em frente, ouvi dois gritos de gol pelo rádio e o berreiro dos funcionários da cozinha se provocando. Achei que eram gols do São Paulo. Ledo engano.

Marcão disse...

Aliás, Olavo, cadê a relação dos gols?

Glauco disse...

Também estava no Vavá nesse dia, algo raro de acontecer.

Unknown disse...

esqueceram de falar que, apesar do coito interrumpido do pacaembu, o são paulo foi campeão paulista aquele ano.
e início de um ano tri (tri-libertadores, tri-mundial).
serviu para salvar a lusinha e pro palmeiras contratar o washigton.
por isso que, mesmo que não vença hj o américa natalino, o primeiro penta do brasil já tem dono.
saudações tricolores.