Destaques

segunda-feira, outubro 29, 2007

Momento do mé: produtores de cachaça orgânica querem exportar mais

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A produção da danada pode ter mais ou menos cuidados, o que é determinante na qualidade. Para saber se uma cachaça é boa, o único modo é provar. Uma das receitas para garantir uma bebida de qualidade, adotada por alguns engenhos, é o uso exclusivo de moitas de cana-de-açúcar orgânicas. Isso já é uma opção nas prateleiras há alguns anos, mas elas buscam mais espaço no mercado por meio do projeto Organics Brasil.

Trata-se de uma iniciativa para divulgar a produção de alimentos sem agrotóxicos. Aí está incluída aquela que matou o padre. A idéia é que em países europeus, nos Estados Unidos e no Japão, por exemplo, o consumo consciente e o poder aquisitivo da população é maior, o que torna a aceitação desse tipo de produto um prato cheio para os agricultores.

Participam do projeto as paranaenses Terra Vermelha e Porto Morretes, cada qual com suas certificações ambientais e comercializadas em versões branca e envelhecida.

A primeira, eu já tomei, mas vou ter que provar de novo para poder detalhar a análise. A orgânica sobre a qual posso falar é a baiana Serra das Almas.

E a editoria de cachaça promete se esforçar mais.

7 comentários:

Glauco disse...

Qual a diferença de gosto entre uma orgânica e uma normal?

fredi disse...

Existe cachaça inorgânica?

Anselmo disse...

inorgânica merece cartão vermelho de cara.

agora, a diferença de sabor entre as cachaças tem menos relação com os agrotóxicos e mais com o processo de destilação e envelhecimento.

A única forma de saber a diferença com precisão seria entregar pedaços de cana orgânica e tradicional nas mãos de um mesmo mestre cachaceiro.

em outras palavras: tem que ver.

Nicolau disse...

Mas o seu texto diz qeu usar cana orgânica é uma forma de garantir a qualidade da cachaça. O senhor está se contradizendo? que interesses o senhor serve ao divulgar uma mensagem com destaque e outra escondida entre os milhares de comentários deste blog?

Marcão disse...

Se o gosto for ruim, mistura com refrigerante e manda pra goela!

BUDU GARCIA disse...

...Aquela que matou o padre: quer dizer que o padre, além de pedófilo, era pau d'água?

Anônimo disse...

Cachaça Orgânica

A diferença primordial está no trato da terra sem o uso de agrotóxicos e produtos químicos, a forma que a cana-de-açúcar é produzida, colhida sem queima e processada. Já no processamento no engenho, produtor não utiliza agentes químicos para favorecer e estimular a fermentação. Em tese e muito resumidamente é isso!

O produtor orgânico segue a risco um protocolo com normas de uma certificadora, que faz inspeções na propriedade e atesta que os procedimentos estão de acordo. Esse certificado é a garantia que você está apreciando um produto livre de produtos químicos.

Caso tenha alguma dúvida: www.cachacagabriela.com.br