Destaques

quarta-feira, novembro 21, 2007

Vitória que envergonha

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Duvido que alguém consiga negar que o Uruguai jogou melhor pelo menos 80 minutos da partida. Duvido que alguém ache que sem as defesas do Julio César a gente não teria levado uma goleada. Duvido que haja algum maluco que não veja que sem os milagres do Luiz Fabiano a gente teria perdido. Alguém achou essa vitória justa?

O.k. goleiro está lá para defender, atacante para fazer gols. Mas dá vergonha quando uma seleção brasileira joga encolhida como time pequeno e não acerta nenhum passe dentro de casa e com os ditos melhores jogadores do mundo.

Pois desafio qualquer São Paulino a achar uma jogada certa do Kaká durante toda a partida. Desafio qualquer admirador do Gilberto e do Mineiro (se os há) a achar um passe que eles tenham acertado. Desafio até mesmo a maioria santista deste blog a achar alguma jogada digna do talento do Robinho nesta noite. Ronaldinho também foi mal, mas era o único que ainda tentava correr e foi substituído quando o Brasil empatava dentro de casa com o Uruguai por um volante. Medo do Dunga de perder?

Pode ter até algum maluco ache que ele acertou a marcação com a entrada do Josué. O ex-volante São Paulino até entrou bem, mas pela comparação com Gilberto Silva e Mineiro, que nada fizeram de útil.

Dunga hoje para mim mostrou um lado que não conhecia. Acho que não entende de tática, não sabe arrumar o time etc. Mas a surpresa foi descobrir que ele é medroso. Não tirou o Kaká provavelmente porque estava em São Paulo. Pôs um volante para segurar o empate.

O.k. ganhou o jogo. Mas pelo menos eu não tenho nada a comemorar.

Homenagem só para Júlio César e Luiz Fabiano. Vocês mereceram. Os outros deviam ter vergonha do que fizeram em campo. Sorte que não consegui ingresso para ver essa partidinha. Já pensou gastar R$ 100 (podia ser R$ 300, dependendo do cambista) e ainda ter de aturar os Vips globais e orquestra tocando hino no início da partida só para a Globo se promover com essa seleçãozinha.

Afe, pelo menos vou dormir feliz, não gastei meu dinheiro.

11 comentários:

Anônimo disse...

Por ora, só tenho a dizer:

Não é mole, não!
Só um filhote do São Paulo
Pra salvar a Seleção!

P.S. 1: Viram que bonitinho o Luís comemorando sobre o símbolo do Tricolor?

P.S. 2: Votei no Futepoca como melhor blog de esporte!

Anônimo disse...

O Robinho teve uma das piores atuações de sua carreira. Foi impressionante.

Anônimo disse...

De acordo com tudo, Frédi, o jogo foi mesmo uma merda.
Apontaria apenas um detalhe: quando o Brasil acertou sua melhor seqüência de passes e fez aquele gol, o bandeira marcou errado e o juiz anulou... Não que isso fosse mudar o que aconteceu antes, claro, mas já seria outra coisa.

CÉLIO AQUINO disse...

NESTA SELEÇÃO QUE TEM COMO TREINADOR UM DUBLÊ, O QUE DUNGA JA CONQUISTOU COMO TREINADOR, COMO JOGADOR FOI MEDIÓCRE ECOMO TREINADOR AGORA FICA NO MESMO NÍVEL, EM UM PAÍS . QUE TEMOS WANDERLEI LUXEMBURGO, MURICY RAMALHO, LEÃO, FELIPÃO, ABEL, ENTRE OUTROS DE QUALIDADES, COMO COLOCAR DUNGA COMO TREINADOR, SÓ PODE SER POR INTERESSE DE RICARDO TEIXEIRA.

Edu Maretti disse...

Concordo com tudo, menos com uma certa condescendência com o futebol abaixo de zero do Robinho e a covardia e pipocagem recorrente do Gaúcho. Como meu irmão, que viu o jogo comigo, disse, é incrível que um jogador como o Alex (ex-Palmeiras e Cruzeiro) não tenha tido quase nenhuma chance na seleção e esse farsante seja um titular intocável. Só pode ser a força da Nike.

Anselmo disse...

Ronaldo Gaucho saiu de fato pq o jogo era em São Paulo. Ele jogou mal, mas correu. O kaka jogou pior e correu (era melhor que ficasse parado). O Robinho não jogou.

O Luís Fabiano ganhou a posição. Ao tirar o Robinho pra por o Wagner Love, pra qqr outro técnico, significaria: termine de se queimar. Sendo o Dunga, não sei o que esperar. Capaz que o cara volte a ser chamado.

O Josué está melhor do que o Mineiro de um modo tão desproporcional, que é injusto ele ficar no banco. Para a vaga do Mineiro e não de um dos meias.

Fosse eu o técnico da seleção, estudaria não convocar pelo menos uma das estrelas intocáveis e deixar outra no banco, pra ver se algum deles se mexe. E pra ver se a seleção joga com elano e diego, ou só com elano e uma das estrelas, luis fabiano e qqr outro pra dar a bola pra ele na entrada da área.

E alguém, por favor, tire o Gilberto da lateral.

Anônimo disse...

não vou defender o dunga, até pq na minha opinião ele não é técnico, entrou nessa de para-quedas. agora, nem sempre a sibstituição de um meia por um volante significa retranca... pelo contrário, o time ficou mais agressivo e só se retrancou pq não conseguia reter uma bola na frente, dps que colocaram o vagner love isolado (cagada do dunga). a entrada do josué serviu para compactar o meio que não conseguia dar uma saída de bola (dois volantes errando passes e muito distante dos meias) e muito menos marcar os avanços do uruguai pelas laterais. o gilberto, que ja não é bom marcador, ficou sozinho varias vezes nas jogadas de linha de fundo dos uruguaios.

as pessoas parecem que não aprenderam nada com a copa de 2006. não adianta amontoar um monte de jogador ofensivo e esperar que resolvam o jogo pegando bolas no meio campo, com trezentos marcadores na frente. o ronaldinho, por exemplo, tem que jogar mais próximo da área, com robinho no banco, pra quando precisar.

as pessoas acham um mistério que o kaká não jogue na seleção o que joga no milan, pq acham que o kaka sozinho pode resolver. isso não existe. no milan tem todo um time por trás do kaká, com uma zaga compacta e um meio de campo que marca e sai jogando sem errar passe. e pra isso não precisa de 11 craques, precisa é de disciplina tática.

Anselmo disse...

olha, pela primeira vez desde 94, a dupla de zaga brasileira está bem nas eliminatórias. Em 2002, roque junior e lucio só se acertaram com edmilson na copa.

O josué entrou bem de fato, todos concordam. E entrou gritando, xingando o Gilberto e tudo. O que acho é que ele tem que entrar no lugar do mineiro. No jogo contra o uruguai de ontem, a substituição se mostrou eficiente pra melhorar a marcação, mas eu ainda acho que só com dois volantes daria certo.

Se ronaldo gaúcho e kaká vão ter que marcar pra engrossar o meio, não vai dar muito certo. Insisto num cara como o Elano que é capaz de fazer isso e dar qualidade pro ataque.

3 volantes não quer dizer retranca. Jogar só no contra-ataque é retranca. E qdo estamos falando de um jogo em casa, fica feio pro Brasil. E "feio" é a palavra, o que não implica que não possa ser uma estratégia em um dado momento do jogo.

O fato é que o Uruguai jogou melhor e o brasil continua sem padrão de jogo, sem esquema tático visível. Ou dunga não orienta ou os jogadores não obedevem. E as opções são excludentes, embora eu tenda a apontar a primeira, visto que, em outros esquemas, a turma joga.

Anônimo disse...

concoro anselmo... uma boa alternativa é deixar o ronaldinho na frente, pela esquerda, mais livre pra fazer o que sabe, e um cara como o elano (que não é volante), na meia, armando mas ajudando na marcação. o fato é que kaka e ronaldinho jogando juntos naquela faixa do campo dificilmente vai dar certo... além de ser um desperdício. prova disso é a copa do mundo de 2006. agora, que bom seria se alguém arranjasse uma solução para colocar esses dois na meia e mais dois atacantes como robinho e luis fabiano. infelizmente, até agora, nunca deu certo, só contra times muito fracos.

Anônimo disse...

um exemplo de time que não era recheado de craques, mas era bem armado (algo que o dunga pode fazer tranquilamente, desde que não inista com quadrados mágicos) foi a itália de 2006. se não me engano, jogaram na final com Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Materazzi e Grosso; Camoranesi, Pirlo, Gattuso e Perrotta; Totti e Luca Toni.

Ou seja:
1) tinham dois laterais que defendiam (liberando os volantes) mas que tinham fôlego para apoiar (nesse caso, é só tirar o gilberto, que nem idade vai ter na copa)

2)todos os jogadores do meio sabiam marcar, e exceto o gatuso, jogar pra frente (daí é só fazer do kaká uma espécie de gatuso ao contrário, que ajuda mais no ataque do que na defesa, com três meias atrás dele, que saibam jogar e defender)

não tem mistério nenhum... melhor isso do que tomar sufoco do uruguai

Zêro Blue disse...

Claro que o Uruguai jogou melhor, mas tivemos o 1 e o 9 que foram 10 e salvaram a pátria.
Temos os melhores jogadores, falta fazer dessa coleção de craques um time competitivo.
Outro que merece menção honrosa, além de J.César e L.Fabiano é W.Love que foi o primeiro a abraçar o artilheiro da noite seu concorrente direto na titularidade.

Sds. Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE