Destaques

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Aulas de Direito com o professor José Serra

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Impressionante como os tucanos são letrados. FHC, que indiretamente (mas nem tanto) chamou Lula de analfabeto, deve estar orgulhoso de seu pupilo José Serra. Vejam só como o governador de São Paulo ficou maravilhado ao aprender algo que qualquer primeiroanista de Direito (e muitas outras pessoas que nem chegaram perto da faculdade de Direito) sabe:

“Aprendi hoje qual é a diferença entre roubo e furto. Até agora, eu achava que os dois crimes eram iguais”, disse o pessedebista, orgulhoso de seu feito tal qual uma criança que aprende a andar de bicicleta. A frase está em uma matéria do Jornal da Tarde.

Mas a matéria continua, já que o jurisconsulto quis prosseguir e passar seu conhecimento aos presentes:

"O Secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, me contou que o roubo é quando acontece uma violência ou grave ameaça. E o furto, nesse caso, é quando o carro desaparece", disse."

Entenderam? Quando tem violência, é roubo. Já quando o carro desaparece - provavelmente por obra de abdução alienígena, mágica ou qualquer outro tipo de evento sobrenatural -, é furto.

Em tempo 1: se é o presidente da República que dá uma declaração destas, que tipo de destaque isso teria na grande imprensa?

Em tempo 2: com toda essa bagagem, o cidadão tem alguma autoridade para falar de segurança pública?

5 comentários:

Marcão disse...

Para a mídia, os tucanos são invisíveis. Mas alguns veículos de imprensa são tão venais que é até capaz que reproduzam as declarações dessa pessoa nefasta com o sentido literal de sapiência, humildade e pedagogia.

Anselmo disse...

mas será que o serra não tá tentando passar uma imagem de "não-arrogante", diferente de tudo o que acham dele por aí? Passar-se por "alguém que não sabe tudo" (por mais arrogante que seja a idéia desse nome pra postura) e que, ao mesmo tempo, "tem humildade pra aprender" (aff...) e ainda admite isso tem uma cara de dica de consultor de marketing... Ou de instinto político, independente do medo que eu tenha de qualquer desses instintos (dos mais primitivos aos do Roberto Jefferson).

Saulo Luz disse...

Sei não Glauco...
Esta "lição" de direito é muito simples e muita gente sabe. Se ele quisesse passar de alguém disposto a aprender, poderia ter escolhido um assunto um pouquinho mais complicado, como a diferença entre injúria, calúnida e difamação (que do mesmo, modo ele deveria saber).

Anônimo disse...

Deixa o cara, ele tá atordoado, o time dele ainda tá sem técnico para a temporada...

Paula Helena disse...

Qualquer gambé sabe a diferença entre roubo e furto, muito cidadão também sabe, principalmente quem sofreu um dos dois...
Ou ele tá de gracinha ou é muito ignorante.