Destaques

domingo, dezembro 09, 2007

O Santos em 2008

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Santos Futebol Clube, com os votos dos sócios aptos a votar e que votaram, reelegeu Marcelo Teixeira novamente presidente do clube. Foram 1.367 contra 617 votos, ou 68,3% a 30,8%, do atual mandatário contra o adversário Paulo Schiff, ligado ao grupo denominado ironicamente de Resgate Santista.

É irônico porque a palavra "resgate" soa irônica: apesar das críticas contra Marcelo Teixeira (e com algumas delas eu concordo), quem estava no comando quando o Santos voltou a figurar entre os grandes foi justamente Marcelo Teixeira, duas vezes campeão brasileiro (2002 e 2004) e bicampeão paulista (2006/2007).

Desses quatro títulos, um (o mais importante, 2002) foi de Leão, e os outros três (também muito importantes) foram de Vanderlei. Se Teixeira teve sorte, se a geração Diego/Robinho caiu em seu colo etc, isso é uma abordagem mais subjetiva do que objetiva: um clube grande precisa de títulos, e títulos Teixeira conquistou. (Há quem diga: mas Dualib e Mustafá Contursi também conquistaram muito. É verdade, mas eu não parto da premissa de que a história de Corinthians e Palmeiras tenha que se repetir no Santos.)

Há quem diga que Leão está voltando à Vila, e há quem garanta que Vanderlei fica. Se as alternativas forem estas, acho que o Santos está muito bem na parada, qualquer que seja o escolhido. Eu, no momento, prefiro Leão.

Difícil vai ser explicar aos santistas se a escolha for algo inferior a Leão ou Vanderlei. O Santos não pode almejar nada menos do que o Brasileiro e/ou Libertadores em 2008. Pode não ganhar, mas lutar, tem que lutar por exatamente esses títulos.

4 comentários:

Anônimo disse...

2008 pode começar bem para o Santos!! Primeiro, temos que decidir a permanência do Vanderlei Luxemburgo. O planejamento, com ou sem ele, terá que ser bem feito!! Lições foram tiradas desta temporada e espero que os erros não sejam repetidos!! 2007 foi um bom ano, mas 2008 pode ser ainda melhor!!

Abração Edu!! Passa lá no meu!!

Glorioso Alvinegro (www.gloriosoalvinegro.blogger.com.br)

Nicolau disse...

Não conheço muito a política santista, por isso aguardo comentários de outros peixeiros criticando o Marcelo Teixeira, já que o Edu é a favor do moço.
Edu, cuidado com esse pragmatismo dos títulos, é caminho perigoso...

Glauco disse...

O Santos não voltou a ser grande apenas com Marcelo Teixeira. foi roubado na final do Brasileiro de 1995, conseguiu títulos menores como o Rio-SP de 1997 e a Comennbol de 1998, e chegou em fases decisivas tanto do Brasileiro quanto da Copa do Brasil e do Paulista. Por acaso um time deixa de ser grande porque está na fila? O que dizer de Palmeiras e Corinthians então, que além de fila amargaram segunda divisão?
O fiados do título do Santos chama-se Emerson Leão. Se fosse pela cabeça do presidente, seriam contratados mais quatro bondes como foram Odvan, Cléber, Sangaletti e outros que, em 2001, fizeram do Santos um legítimo faz-me-rir como há muito não se via. Técnicos como Carlos Alberto Cinco Derrotas Seguidas Silva, Celso Roth e O.O.. Ou então medalhões como Rincón, Valdir bigodinho, Galván (argh!), Edmundo e (sinal da cruz) Marcelinho Carioca. Quanto dinheiro foi gasto nessa brincadeira. Eu não sei. Alguém sabe?

Marcão disse...

Sou defensor do Leão e acho que o Santos faria um grande negócio ao chamá-lo de volta. A chance é grande, mas especula-se que Teixeira estaria próximo de Leão apenas para pressionar Luxemburgo nas negociações. Porque, na verdade, ainda prefere a continuidade da comissão técnica.