Destaques

quarta-feira, junho 25, 2008

Sobre Corinthians, Bragantino, Felipe e Rede Globo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians entra em campo hoje contra o Bragantino pela Série B do Brasileiro. E se a liderança continua folgada, o empate com a Ponte Preta lembrou aos corintianos que existem adversários no campeonato.

O time da terra da lingüiça não cumpre campanha muito abonadora nesse começo de campeonato, estando em 15º lugar, com 8 pontos em sete jogos. Mas pela tradição, o Braga pode ser um dos incômodos na escalada mosqueteira de volta à elite do futebol.

No Corinthians, não jogam Fabinho, que cumpre suspensão, Alessandro, machucado, e Felipe, afastado por Mano Menezes. Nas respectivas posições entram Nilton, Carlos Aberto e Júlio César. Das trocas, a dos volantes complica um pouco mais, pois Fabinho tem mais condições de sair jogando e ajudar a organizar o meio-campo que o voluntarioso Nilton.

Mas é a troca dos goleiros que chama a atenção. Felipe nunca foi gênio ou melhor goleiro do Brasil, como diziam um tempo atrás. Recentemente, cometeu algumas falhas e tomou alguns gols que, se não chegam a ser erros, poderiam ser evitados, ainda mais para um goleiro da estatura da expectativa criada em torno dele.

O fato é que após a derrota para o Sport, Mano Menezes começou um processo de fritura do arqueiro, bem como do menos comentado Wellington Saci. Hoje leio na Folha de S. Paulo que “Felipe dificilmente voltará a vestir a camisa do clube, que espera negociá-lo”.

Eu não acho que um erro, por mais grave que seja, seja o suficiente para rifar um jogador. Felipe é bom goleiro, mesmo que não venha a se tornar o gênio cantado – inclusive, e talvez principalmente, por seus agentes – ano passado. Wellington Saci teve pouquíssimas chances de jogar, mas é bem jovem e pareceu um cara habilidoso, que poderia render alguma coisa.

Afastar os dois do elenco, o goleiro com a justificativa de “falta de comprometimento nos treinos” e o lateral sem mais explicações, é uma bela estratégia de venda, não? Parece o discurso do governo FHC na época das privatizações: a empresa é uma merda, não dá lucro, está inchada, por isso vamos vender. Desvaloriza ao máximo seu produto.

Eu discordo da fritura dos dois jogadores, que o próprio técnico isentou de culpa após o jogo contra o Sport. Tomara que consigam vender bem o Felipe, porque o Saci provavelmente fica encostado até sair de graça.

Mas Júlio César, que não tem nada a ver com isso, vem cumprindo excelente papel, inclusive pegando pênalti contra a Ponte (o que mostra que o jogo não foi fácil). Seja quem for, que continue resolvendo.

TV

Um dado interessante sobre o jogo do Timão é que ele acontece hoje, quarta-feira, enquanto os jogos da Série B sempre ocorrem às terças e sábados para não competir com a divisão principal. Outro dado, complementar, é que ele vai passar na televisão em São Paulo, mesmo com o Fluminense jogando a final da Libertadores no mesmo horário.

O jogo do alvinegro estava previsto para p sábado, mas a mudança foi feita a pedido (sic) da rede Globo. Por mais que eu goste de tripudiar falando da grandeza do Corinthians e coisa e tal, numa análise fria, o fato é bastante ridículo.

Frase

"As leis são como as teias de aranha ; os pequenos insetos prendem-se nelas, e os grandes rasgam-nas sem custo."

A frase, que recebi por e-mail, é atribuída a Anacarsis, que, segundo a Wikipédia, foi um príncipe e filósofo escita (povo do sudeste da atual Rússia), que viveu por volta de 600 a.C. Triste pela atualidade.

20 comentários:

fredi disse...

Nivaldo, o que vc bebeu para tanta citação? Divide com os mano, meu...

Anselmo disse...

os indígenas pré-colombianos usavam teias de aranha para fins medicinais e cicatrizantes. Será que já inventaram um destilado do material?

sobre a Globo, é tudo parte da campanha da emissora pra derrubar o dunga.

Glauco disse...

A audiência da Globo não pára de cair, sorte deles que a TV a cabo ainda é para poucos senão tomariam um tombaço hoje com essa atitude de desespero.

Marcão disse...

Essa opção pelo jogo da Série B, que farei questão de não assistir, me lembra da segunda partida decisiva do Paulista de 2000, clássico entre São Paulo e Santos, e eu, em Fortaleza (CE), procurei um buteco para assistir. Mas a Globo transmitiu Flamengo x Entrerriense, pelo returno de sei lá que fase do Campeonato Carioca. O jogo não valia nada, o Flamengo era um mistão tenebroso (do Entrerriense prefiro nem comentar) e eu tive que aturá-lo do começo ao fim, para ver os flashes com os gols da final paulista. Maldita Rede Globo!

Anônimo disse...

Mas, sem querer tripudiar, aí cabe sim uma pergunta: Se o Corinthians é capaz de, na série B, num jogo de início de torneio, rivalizar com um jogo de final de Copa Libertadores, quero saber para quantos países vai passar o jogo com o Braga, pois se concorre com a "intercontinental" final da Libertadores da América, essa pergunta cabe.
Hoje muita gente adora dizer que a Libertadores é tudo e mais um pouco (esquecendo que até a metade da década de 90 nenhum brasileiro dava lá esse valor todo a ela), mas a verdade é que o nível de importância de uma competição se mede pela participação ou não do Corinthians. E isso não é tripudiar. Isso é fato.
Tanto que já estou imaginando até que podem "arrastar" o jogo de sábado para domingo só para concorrer com a final da Euro/08.

Glauco disse...

Leandro, respondendo em parte sua pergunta, o jogo do Corinthians vai passar pra São Paulo. Pro resto do Brasil (veja só, o país não é São Paulo!!!!) vai passar o jogo do Fluminense. Ou seja, pelo critério da Globo, o Brasil está pouco se lixando para a Série B e para o Corinthians, que perde em preferência para o Fluminense (não, não é pra maior torcida do Brasil, o Flamengo).

Outra coisa: não se pode "arrastar" nenhum jogo da Série A, portanto sobra a Série B. Mas você erra quando diz que vão mudar o jogo de sábado pra domingo pra concorrer com a Euro (fique tranquilo, o Faustão faz isso). O jogo de sábado era esse que veio pra quarta...

É melhor o corintiano olhar menos para o umbigo... Até porque reflete o "umbiguismo" paulista, que não enxerga que o estado é bem menor do que o Brasil.

Anselmo disse...

Leandro,

flamengo e grêmio foram campeões da libertadores na década de 80. pergunte a essas torcidas que importância tem a taça.

se os times paulistas não chegaram lá, triste pra nós.

o são paulo conquistou essa parada em 93 e 94. a CNT gazeta transmitiu tudo em 93, com galvão bueno (na geladeira da globo) emprestado. em 94, voltou pra globo.

chegar à final da libertadores significa, nas palavras do professor Luiz Gonzaga Belluzzo, terminar o semestre "com a burra cheia". Porque paga bem.

é por isso que a taça tem importância.

qual a importância da taça mercosul? pralguns palmeirenses, talvez seja mto... mas por que os clubes dedicavam mais esforço àquela competição que a atual copa sul-americana? pq o prêmio era melhor.

então, pense na situação financeira do seu time pra entender o valor da libertadores. a gde disputa do corinthians na série b foi pro cotas de tv. DINHEIRO. talvez isso explique a opção da globo. Como tem direito, qto mais transmitir, mais faz valer o que tá pagando. E não vamos esquecer que se a globo não pagasse, o concorrente (record ou até rede tv) pagaria. Senão tudo, quase tudo. Então, minha gente, devagar com o andor que o santo é de barro.

Antes de desvalorizar o que você nem sabe o que é, entenda o que o Juca Kfouri, corintiano, diz sobre a libertadores: a competição existe pra que o corinthians a vença (isso permite pensar que vai existir pra sempre... mas isso é só troça).

Falando em corintiocentrismo, vamos falar de série B. ou melhor, de público.

o São Paulo teve média de público de 28,6 mil por partida no morumbi em 2007. O bahia, na série C, tem 40,4 mil em casa. O Corinthians tem 24 mil na série B.

No geral, o Corinthians tem 16 mil. Quase não aumentou comparado com o ano passado. É mto pouco pro time das massas. Todos os times grandes que caem vêm mais torcedores em campo. O Corinthians não.

Então, meu amigo, do que você tá falando?

Anônimo disse...

Ano passado as duas surras que o Boca deu no Grêmio passaram para todo o país, inclusive para SP.
E sabem porque? Porque naqueles dias não tinha jogo do Corinthians.
Conta fatos não há argumentos.

Anônimo disse...

Quanto à média de público, não se pode estabelecer comparativos, por exemplo, entre Bahia, Flamengo, Corinthians e Palmeiras se um manda seus jogos num estádio onde não cabem 30 mil, outro num estádio onde não cabem 40 mil, e outro num estádio onde não cabem 100 mil.
E ainda que assim não fosse, também não seria parâmetro, pois há muitos torcedores apaixonados que querem passar bem longe de estádios. Tão ou mais fanáticos que qualquer presidente de torcida organizada.
Sobre o Juca: Dificilmente essa declaração dele é da década de 80 p/ baixo.
Sobre a importância da Libertadores: Certamente a cobertura das finais (apenas das finais) de 1981 e 1983 parou RJ e RS, respectivamente, mas duvido que tenha chamado a atenção da imprensa especializada de outros Estados, como hoje querem fazer parecer.
Era algo como os campeonatos estaduais de hoje: todos querem a Copa do Brasil ou o Brasileirão, mas se o Paulistão pintar, comemora-se, naturalmente. É como querer a “miss” universo mas contar vantagens, “mui” justamente, por ter conquistado a “miss” simpatia.
Tanto é verdade que sou do tempo em que os santistas, por exemplo, ainda tripudiavam por causa da fila do Corinthians, isso muito tempo depois de 1977 e bem no meio da fila santista. Não existia esse negócio de “bi” da Libertadores. Talvez pelo fato do Santos, algumas edições depois do bicampeonato, ter optado por ganhar dinheiro excursionando pelo mundo com Pelé e Cia. em vez de enfrentar Boca, Peñarol, River, Alianza Lima ou Deportivo Cuenca.

Anônimo disse...

Em 95, o Corinthians foi à final da Copa do Brasil contra o Grêmio. Até então, ninguém ligava pra Copa do Brasil. Os dois jogos finais foram transmitidos pelo SBT. Foi a maior audiência da história da emissora. Dali em diante, a Globo comprou os direitos de transmissão e a Copa do Brasil ganhou em importância. Quanto à transmissão do Corinthians e Bragantino só pro estado de SP, e Flu e LDU para o restante do Brasil, é justo lembrar que o Bragantino é um time também de SP. Se fosse, por exemplo, Corinthians e Bahia, talvez a Globo também transmitisse esse jogo para lá. Então, não é uma questão de que o restante do Brasil está se lixando pra Série B. Calma aí, galera. Tem mais time do restante do Brasil na Série B do que na Série A. Agora é o seguinte: não sei por que tanta inveja do Corinthians. O time está na Série B, perdeu a Copa do Brasil pro Sport, tá endividado até as cuecas e, mesmo assim, os anticorintianos não querem falar de outra coisa a não ser criticar o Timão. Oras... tô achando meio freudiana essa inveja dos anticorintianos em relação à altivez corintiana.

Marcão disse...

Parmerense Anselmo, o implacável:

"Como (a Globo) tem direito, qto mais transmitir, mais faz valer o que tá pagando."

"Antes de desvalorizar o que você nem sabe o que é, entenda o que o Juca Kfouri, corintiano, diz sobre a libertadores: a competição existe pra que o corinthians a vença (isso permite pensar que vai existir pra sempre...)."

Nem o Sandro Goiano bate desse jeito!

Glauco disse...

Quando um time cai para a segunda divisão, a auto-estima do torcedor fica afetada, o que é normal. Daí ele invocar sempre aquilo que julga ser o ativo mais importante do time, no caso do Corinthians, a torcida. Foi asssim com outros clubes e será assim com os grandes que ainda cairão. Um vai invocar a estrutura, o outro lembrará dos títulos, um teceiro vai recordar a história, os ídolos etc etc etc.

Agora, esse esforço ultrapassa o limite quando alguém diz que "o nível de importância de uma competição se mede pela participação ou não do Corinthians", seguindo-se do pretensamente preremptório "é fato", o que em tese encerraria a discussão.

A partir daí, as teses de torcedor para manter a auto-estima chegam na arrogância. Achar que o time é o centro do mundo ou, como disse o Benedito, alegar que os rivais "tem inveja", só porque contestam a dita centralidade corintiana e o bairrismo paulista que não enxega o resto do país é algo quase megalomaníaco. Mas se contestar é "inveja", seria também esse o sentimento de alguns corintianos que freqüentam esse espaço e tanto picham o São Paulo, por exemplo? Será que Freud explica?

Em tempo: a maior audiência da história do SBT foi a final da primeira edição da Casa dos Artistas, 55 pontos no Ibope.

Anselmo disse...

corintianos corintiocêntricos, fiquem com sua petulância. nessa altura, tô começando a achar que vocês já ultrapassaram a arrogância são-paulina. um feito histórico.

Marcão disse...

Dentro da argumentação do Glauco, cabe o exemplo da Ponte Preta, na segunda metade da década de 1990, que estava na segundona do Paulista e na série C do Brasileiro. Diante de tantos vexames, a torcida se apegou com unhas e dentes ao único "orgulho" possível: o fato de ser o time mais antigo do Brasil (o gaúcho Sport Clube Rio Grande foi fundado antes, mas teve períodos inativo, ao contrário do time campineiro). Porém, justamente naquela época, o jornalista Ariovaldo Isaac, meu colega na editoria de Esportes do Diário do Povo, concluiu uma extensa pesquisa documental comprovando que, se a Ponte tivesse sido fundada realmente em agosto de 1900, mais da metade de seus fundadores teria entre 6 e 11 anos. E recuperou, em um extinto jornal campineiro, o suposto "primeiro jogo da Ponte", em 1907 (a fundação teria ocorrido em 1906). Quando o jornal foi pras bancas, a torcida da Ponte, já combalida por tantas decepções, derrotas e rebaixamentos, decretou pena de morte para Isaac. Todo jogo havia faixas com "Fora, Diário", "Morte ao Ariovaldo Isaac" etc. O tipo de coisa que poderia ocorrer, por exemplo, se algum jornalista destruísse, com provas, os mitos de "time do povo" e de "maior audiência" e "mais fiel torcida" que os adeptos do alvinegro paulistano tanto se apega quando a coisa não está muito favorável naquilo que interessa: o futebol.

Anônimo disse...

É só falar do Timão, chove comentário no Futepoca. A Globo sabe disso. O SBT também. O Corinthians, gostem ou não, está sempre no centro das atenções. Sorry periferia...

Glauco disse...

Benedito, comentário é bom e a gnete agradece a todos. Discussão também, e a gente não costuma fugir dela também. Mas, só a título de curiosidade, os dois posts mais comentados do Futepoca no ano (restringindo-se ao assunto Futebol, excluindo Política e Cachaça) foi um sobre a primeira partida da semifinal do Paulista (55 comentários) e outro sobre marketing viral e a nike (68 comentários).

Na história deste blogue, o mais comentado é um a respeito do pior campeão brasileiro da História (192 comentários), seguido do Sete Motivos para torcer para o Boca (67). Chame seus amigos corintianos para lerem a gente e mudar essa história que não vamos achar ruim não, rs. Abraço.

Marcão disse...

Plagiando o Baixinho, do Henfil: TOP, TOP, TOP!

Anônimo disse...

Valeu, Glauco. Por esta informação e também pela outra sobre a maior audiência do SBT. Provocação boa é aquela que tem resposta à altura. Se tiver informação, melhor ainda. Confesso que eu estava esperando por essa sua informação. Pensei: o Glauco vai falar que o os posts mais comentados foram etc etc etc... Valeu!! Por isso, Marcão, não tem top top top. Só tem top top quando tem alguém querendo ferrar o outro. E eu acho que este não é o caso dos comentários aqui do Futepoca. Aliás, caro Marcão, pelos seus comentários sobre o jogo do Flu, me parece que o boteco que você frequenta resolveu instalar lá uma TV... que pena que só veio agora, não? Senão, você teria tido a oportunidade de ver Palmeiras e Flu fazerem top top no seu tricolor.

Marcão disse...

Não, Benedito, não tem TV. Eu vi o vídeo no próprio post. TOP TOP TOP!

Anônimo disse...

A questão não é onde ver o jogo. É confirmar que curiosamente você nunca vê os jogos que seu time leva top top. Pelo menos é o que você diz... Este ano, foram dois. Eu diria, até, que além de você, o Saci e a mula-sem-cabeça também não viram esses jogos. Agora, é o seguinte: essa brincadeira de top top pode ser um sucesso na torcida sãopaulina. Com corintiano, sai pra lá jacaré!!!