Destaques

sábado, julho 26, 2008

Garrafa de cerveja com 30 ml a mais está proibida em 24 estados

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que a Ambev restrinja ao Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul as garrafas de cerveja de 630 ml.

A reportagem do Futepoca traz exclusivas fotos das garrafas de 630 ml. Exclusivas em São Paulo, onde a moda nem chegou. As imagens foram capturadas em um bar de respeito no Rio de Janeiro, nas proximidades da Praia Vermelha.

Fotos: Futepoca
No formato, os cariocas encontraram apenas a marca Skoll, enquanto os gaúchos terão a Bohemia com 30 ml de chorinho.

A disputa entre as cervejarias consistia em todas as outras, que representam 30% do mercado, contra a gigante belgo-brasileira, dona de 70% da produção do fermentado no país.

Anteriormente, em junho deste ano, medida provisória emitida a pedidos da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça vetava o formato de garrafa. A medida não valia porque uma liminar cancelou tudo. Mesmo assim, a Ambev recorreu ao Cade, que alterou a MP e se satisfez com os dois estados. Em todos os outros continua vetado. Isso até o julgamento do mérito que pode levar um ano.

A queixa de todas as outras cervejarias era de que terão um aumento significativo de custos por terem de separar as garrafas.

Atualmente, as de 600 ml passam por lavagem e esterilização e são reaproveitadas, independentemente da marca de cerveja que estava contida no vasilhame.

2 comentários:

Marcão disse...

Que frescura, isso. O Brasil devia adotar o padrão de 1 litro do resto da América do Sul, de uma vez. Campanha para ser englobada pelo Mercosul.

E o que seria um "bar de respeito"?

Anônimo disse...

eu defendo vários formatos. em geral, a escolha se dá pela marca e não pela quantidade de cerveja. as importadas do uruguai são muito caras, por isso, por mim rejeitadas no bar.

por isso concordo que nao tem nada a ver.

Mas acho que teriam que ouvir os produtores de cachaça que usam as garrafas de 600ml pr aembalar a marvada tbem. eles, pela relativamente baixa produção, são a parte mais fraca entre os engarrafadores.