Destaques

segunda-feira, setembro 01, 2008

98 anos de Corinthians

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians completou hoje, dia 1º de setembro, 98 anos de história. São, segundo o parceiro Retrospecto Corintiano, 5.043 jogos, com 2.683 vitórios, 1.229 empates e 1.161 derrotas, resultados determinados por 9.814 gols pró e 5.961 gols contra. Mas, masi que isso, é a incalculá, imponderável união da paixão de milhões de torcedores em todo o país e fora dele. Entre eles, eu, meu pai, meus tios, meu falecido avô. Aos trabalhadores que se reuniram no número 34 da Avenida dos Imigrantes, atual Rua José Paulino, no Bom Retiro, para fundar o maior time de futebol da Terra, meus cumprimentos.

Estatuto

No final de semana, a Assembléia Geral dos sócios do Corinthians aprovou o novo estatuto do clube. Trata-se de inegável avanço em relação ao deixado pelos 14 anos de Dualib. Prevê eleição de presidentes por meio dos votos dos associados, proíbe a reeleição, diminui pela metade o número de conselheiros vitalícios (agora serão 100 vitalícios e 200 eleitos em pleito trienal) e obrigatoriedade de separar a contabilidade do departamento de futebol do clube social. Boa notícia.

Xerife

Personagem ilustre da história do Corinthians, o zagueiro Moisés não chegou a ver os 98 anos do clube. Ele faleceu na última terça, dia 26, aos 60 anos, vítima de um câncer pulmonar. Moisés estava no mítico time que encerrou o jejum de títulos do Corinthians, em 77. É autor da frase: "Zagueiro que é zagueiro não ganha Belfort Duarte", sob re o prêmio para o jogador que ficasse 10 anos sem receber qualquer punição da Justiça Desportiva. A pelada lá no céu vai ficou mais séria.

17 comentários:

Anônimo disse...

N�o vi nenhum coment�rio sobre o jogo 1500 no Vale das Pacas e sobre o 100 gol. E tanto que falaram daquele Palmeiras de 1996 com mais de 100 gols, n�o �?
Mas, a prop�sito, cabe aproveitar para fazer algumas constata�es em n�vel da s�rie B em curso: Que, do jeito que a cosia vai, o Corinthians n�o ter� nada a ver com Palmeiras (2003), Botafogo (2003), Gr�mio (2005), Atl�tico Mineiro (2006) ou Coritiba (2007), que subiram todos na bacia das almas. O Gr�mio, inclusive, com direito a muita picaretagem na pseudo-Batalha dos Aflitos. Picaretagem que outro ga�cho, o Inter, protagonizou em 2002 contra o Paysandu para n�o cair. J� n�o tem nada a ver com S�o Paulo (1991) Gr�mio (1993) ou Fluminense (1997 e 2000), que viraram a mesa e voltaram pela porta dos fundos. E n�o dever� ter nada a ver com o Santos (2009), que, tudo indica, vai ficar um bom tempo na s�rie B ou em coisa pior. O Tim�o, pelo andar da carruagem, e se n�o voltar � tona a campanha para brecar o time, que o derrobou ano passado e evitou o tricampeonato da Copa do Brasil este ano, deve voltar ainda em setembro ou outubro � s�rie A. Anticorinthianos de todo o mundo, tremei!

Glauco disse...

Bom, falaram do Palmeiras de 1996 porque ele fez cem gols em um campeonato só, o paulista (30 jogos). O Santos de 2004 fez 103 gols em 46 partidas no Brasileirão (Série A, não B). Talvez por isso o "feito" do Corinthians em fazer 100 gols em 53 jogos (boa parte deles na Série B, de reconhecido nível técnico inferior), com uma média menor que a desses dois times, por exemplo, não foi comemorado.

Marcão disse...

Fico feliz que, das 1.161 derrotas do Corinthians, 87 (ou 7,5%) tenham sido para o São Paulo. Isso sem contar as dezenas de "garfadas" que sofremos, as mais recentes sendo os 3 a 2 de 07/09/2005, injustamente anulados, e o zero a zero de janeiro deste ano, com um gol legítimo de Adriano que o juiz não marcou.

Calma, corintianos, é só brincadeira! O correto é dizer que o Corinthians é o time que mais derrotou e mais marcou gols no São Paulo em seus 72 anos de vida e que, por diversas vezes, eliminou o tricolor em partidas decisivas. As derrotas no Paulistão de 82 e 83 foram tão sofridas que me tornaram, de fato, um são-paulino fanático.

Parabéns ao Corinthians, um dos maiores e mais tradicionais clubes do mundo. E que volte à Série A, para apimentar ainda mais o campeonato.

Anônimo disse...

Esta Série B certamente tem times bem superiores a Ipatinga, Santos, Atlético Paranaense ou Portuguesa, bem como, a muitos times daquele Paulistão de 1996.
Quanto ao Paulistão 96, prova isso o fato daquele Palmeiras ter sucumbido na Hora H ante o mediano Cruzeiro em plena Pompéia, além de ter feito um 2º semestre apenas razoável naquele ano.
E quanto a Santos e Lusa, as chances destes dois não caírem reside apenas no fato de que, ao contrário do Corinthians no ano passado, não há uma campanha da mídia e da arbitragem no sentido de derrubá-los.
Pelo contrário, periga ter uma campanha para evitar que as quedas ocorram.

Maurício Ayer disse...

Isso aí, vamos subir pra dar tempo de ganhar o Mundial no ano do centenário.
Abraços a todos os corintianos do mundo.

Anselmo disse...

Leandro,

se você quiser comparar pontos corridos com mata-mata, vamos ter um problema com os torcedores do Sport Recife.

O palmeiras parou o Cruzeiro em 1996 no jogo de ida (1 a 1) e tomou uma invertida no jogo de volta, em casa, pleno palestra itália. No brasileiro, o Verdão de 1996 parou diante do campeão grêmio. Novamente nos jogos de mata-mata. Jogos de mata-mata têm esse problema. Quem prepara uma estratégia melhor e joga na hora certa, ganha. Luxemburgo, como se sabe, não tem seu forte nesse tipo de disputa.

Agora, eu queria ajuda para lembrar em que posição terminou o Corinthians no Paulistão de 1008 com todo o apoio da mídia.

E queria lembrar também do que você tá falando quando diz que teve campanha da mídia pro Corinthians cair. se teve, como chamar o que a mídia fez na final da copa do brasil 2008?

Campanha teve dos secadores de plantão. Um exemplo:
Nelsinho chega e fala em Sul-Americana. Rebaixamento, que nada!. A notícia repercutiu em vários veículos. Se você quiser, a gente continua a pesquisa, rodada por rodada.

Agora, vamos colocar as coisas no seu lugar: o Palmeiras ter sido campeão da Série B em 2003 só é motivo de orgulho pro Mustafá Contoursi. Voltar à série B dentro de campo (e não no tapetão) era o mínimo. Como é o mínimo até hoje. Por que todo mundo falava que o Palmeiras tava na fila desde 1999? Porque o título da série B não é título para um clube que tem história. É só pra recuperar a dignidade que o Corinthians e diminuir a vergonha.

Se você pesquisar as campanhas dos times que você diz que se classificaram na bacia das almas, vai ver que errou feio. Grosseiramente mesmo.

Agora, se você espera ver uma campanha da mídia pró-Lusa, é melhor começar a redigir sua cartinha pra papai noel. Ouvi dizer que tem uns doendes que agilizam a tramitação das correspondências na casa do bom velhinho se devidamente remunerados com mé. Pára com isso.

Glauco disse...

Impressionante que o primeiro comentário a respeito de um post sobre o aniversário do Corinthians é de um corintiano atacando os rivais! Ao invés de destacar a própria história, torcida, títulos etc, se preocupa com os outros e ainda imputam esse sentimento aos adversários. Vai entender...

Mas há algumas incorreções. Dizer que o Palmeiras subiu na bacia das almas pra primeira divisão é brincadeira. Na primeira fase, foram 12 pontos de vantagem sobre o oitavo colocado, que passava para a fase seguinte. Na segunda, sete pontos sobre o segundo em seis jogos. No quadrangular final, o dobro do segundo colocado. Se isso é bacia das almas... O mesmo vale para Coritiba, classificado com quatro rodadas de antecedência, e Atlético (MG), dez pontos sobre o quarto colocado que também subiu à primeira.

Quanto à agourice em relação ao Santos, cada um sabe onde dói o calo. Aliás, gostaria de saber qual time da Série B é "bem superior" a Santos e Atlético (PR).

Ainda assim, faça a conta da média de gols de Palmeiras (1996) e Santos (2004) e compare com o Corinthians de 2008. Talvez algum time da Série C tenha uma média de gols equivalente.

E eu que achei que a Série B fosse trazer alguma humildade...

Anselmo disse...

O "paulistão de 1008", naturalmente, é o de 2008...

Maurício Ayer disse...

vamo lá:

1. acho esse papo de campanha midiática uma viagem. a mídia faz a conta da audiência (e, pelos números que eu já me mostraram, acaba preferindo falar do e transmitir o corinthians) e tem uma profunda e arraigada identificação ideológica com um certo ideário burguês (e aí minha hipótese é de que prefere falar bem do são paulo, mas como disse, é uma hipótese, que posso desenvolver noutra ocasião).

2. houve sim uma campanha de secadores para o corinthians cair, mas uma senhora campanha bastante orquestrada. nunca vi tamanha mobilização de tantos contra um só time como esta em 2007. espantoso, mesmo. e a questão da corrupção no clube explica apenas uma pequena parte disso.

3. o corinthians mereceu cair e tem que humildemente construir seu caminho de volta.

4. agora, o que o leandro expressou falando em "bacia das almas", que não corresponde aos números, corresponde muito à narrativa que fazem gremistas, palmeirenses e atleticanos mineiros de suas campanhas na série B. já vi mais de um gremista dizer que o título da série B foi um dos mais importantes da história do clube, ou pelo menos mais importante que outros títulos nacionais. um palmeirense do "observatório verde" me falou, "você vai ver, a série B é que é campeonato, aí tem que mostrar garra, futebol", como quem realmente viveu uma campanha heróica, que exige uma superação a cada etapa. o corinthians não está vivendo este campeonato assim. ainda há muito por rolar, e é bom ficar claro para nós que o campeonato não está ganho. mas ele tampouco está empolgando corinthianos como empolgou outros torcedores. é o cumprimento de uma obrigação.

5. então, que perdoem os "arautos da objetividade", concordo com nelson rodrigues, os números não expressam fielmente o que foi um campeonato, apenas dizem algo sobre ele. e o que está havendo este ano é que o corinthians está mostrando a todos que falavam em série C, até com alguma fé, que assentou o pé no chão e esteve perto de realizar conquistas importantes, para um time em reestruturação e bastante desacreditado. neste sentido, a fala do leandro é um desabafo contra essa massa de secadores.

6. por fim, não acredito que o santos caia, embora a petulância de muitos santistas, entre os torcedores mais arrogantes que já conheci, me faça pensar que eles merecem. não falo nem do glauco, nem da eminência parda, nem do olavo, mas que tem santista escroto neste mundo, isso tem.

Anônimo disse...

Ainda sobre 1996 e campanhas pró-Lusa, basta lembrar que a final contra o Grêmio parecia envolver a seleção paulista ante o Grêmio aqui em terras bandeirantes e a seleção brasileira ante o Grêmio entre a mídia colorada e a dos demais Estados, dada a simpatia que a Portuguesa despertava em qualquer um que não fosse gremista.
Na semifinal contra o Atlético MG ocorreu algo parecido, e acho que essa "solidariedade" também ajudou na caminhada da Lusa.
Esta simpatia ou antipatia da mídia acaba formando opinião entre os menos avisados e mal intencionados.
Que na hora de decidir vai pesar uma campanha de comoção nacional contra determinado time nenhum árbritro vai admitir, mas que acontece, acontece, pelo medo de ficar marcado como o que evitou o rebaixamento "x" ou que deu o 'ilegítimo' título "y".
O Corinthians foi vítima de decisões de última hora deste tipo em mais de uma dúzia de partidas no Brasileirão/07, isso sem falar no trabalho sujo de (M)Alício Pena Jr. e seus bandeiras do NE na Copa de Brasil/08.
O curioso é que, nos dias que sucederam o rebaixamento mais comentado e comemorado da história do futebol brasileiro, em dezembro passado, os perseguidores da mídia, mui sinicamente, se solidarizavam com o sofrimento da Fiel Torcida.
Certamente sabem (a burguesia e as elites que compõem esta mesma mídia anticorinthiana de que trata o Maurício) o que devem fazer para não incitar o povo quando não intessa, quando o resultado pode ser desastroso. Lições aprendidas com os erros de sua ancestral, a rainha Maria Antonieta, na lendária história dos brioches.

Anselmo disse...

Aprendi nessa discussão que, ao desabafar, o cidadão adquire o direito de escrever/falar o que quiser podendo se abraçar na característica desse ato como licença para eventualmente falar bobagem.

Aprendi também que a revolução virá do centro da torcida do corinthians. E que a mídia a evitou em 2007 ao apaziguar ânimos depois do rebaixamento.

A gente pode levar essas discussões longe e acho que estamos confundindo campanha de secadores (torcedores) com campanhas da mídia.

Nunca discordei que a mídia quer ver crise no Parque São Jorge e só quer ver mar de rosas no Morumbi. Agora, transformar isso em "campanha pró-Timaõ na serie B" me parece exagero senão paranóia de torcedor (e é lógico que os corintianos não têm exclusividade nesse quesito).

Acho até que é um desafio de pesquisa aos corintianos do Futepoca voltar a jornais e site de 2007 pra explicitar a suposta campanha. Claro que pra ela se configurar como tal precisaria ser contínua e durar o campeonato todo (ou quase todo), além de agir em momentos críticos. Não é simples, mas seria uma bela contribuição ou pra comprovar ou pra desmentir a tese.

Glauco disse...

Alhos e bugalhos. A eles:

Campanha midiática contra o Coritnhians é brincadeira. Essa mesma mídia disse que o time iria pra final da Libertadores em 2003 contra Santos ou Boca (os reais finalistas eram segunda opção dos comentaristas). A mesma imprensona saudou como "galáticos" refugos da Europa como Carlos Alberto, Roger e (meu Deus!) SEBÁ!!! além de tratar (com honrosas exceções) Kia como agente civilizador do futebol brasileiro. Só passaram a malhar o cara e a direção quando o time estava na bacia das almas. Aí, até a torcida que cantou "el, el, el, o Kia é da Fiel" se voltou contra o iraniano.

A propósito da bacia das almas, é preciso lembrar algo muito importante. Quando Palmeiras e Grêmio subiram, por exemplo, a fórmula do campeonato era outra, não por pontos corridos. Ou seja, um elemento a mais de dramaticidade que poderia fazer com que um time pudesse cair fora por um ou dois lances de azar. Hoje, a fórmula favorece a regularidade, mas a emoção também se perde. Por isso a torcida corintiana já deu uma brochada. Obrigação por obrigação, os outros também tinham. Dizer que só o Corinthians tem soa meio arrogante...

Por falar em arrogância, já que foi dado um depoimento pessoal, vou também fazê-lo. Os torcedores mais arrogantes que conheci na vida são corintianos. Não nenhum desse blogue, obviamente. Os sãopaulinos têm se esforçado, mas o acumulado histórico do Parque São Jorge é imenso. Lembro de corintianos comemorando a vitória do Botafogo sobre o Santos em 1995, gritando pra mim "Boca", quando saí as ruas de SP com a cmisa santista após a derrota na final da Libertadores de 2003. Perguntem a algum palmeirense quem fez festa quando o Palmeiras caiu pra segunda divisão. Eu não fiz, mas será que algum corintiano fez? Lembro até de um que apareceu na faculdade com uma faixa "Palmeiras campeão do mundo" quando o Verdão perdeu a final do Mundial pro Manchester.

Acho que muitos outros torcedores têm experiência semelhante a minha. Aliás, se for feito um levantamento dos comentários neste Futepoca, creio que o dado se confirma. Portanto, não é de se estranhar que o time seja muito secado. Não espero, inclusive, que um corintiano faça outra coisa que não secar o Santos para que ele seja rebaixado. Não entendo porque tanto chororô.

Maurício Ayer disse...

lembrando: eu disse que acho essa história de campanha midiática uma viagem.

Marcão disse...

"Os torcedores mais arrogantes que conheci na vida são corintianos. Não nenhum desse blogue, obviamente. Os sãopaulinos têm se esforçado, mas o acumulado histórico do Parque São Jorge é imenso."

É isso, resumiu tudo. Concordo que tem muito são-paulino imbecil, principalmente na capital do Estado, onde o nível de babaquice, recalque e violência gratuita das torcidas tricolor, do Palmeiras e do Corinthians não cansa de me surpreender. Mas os torcedores do alvinegro paulistano são irritantes em qualquer lugar do país - todo mundo, como diz o Glauco, tem história pra contar de corintiano perturbando o sossego ou a dor alheia. Não por acaso, vimos um Carnaval de Norte a Sul do país em dezembro de 2007, capaz de unir até gremistas e colorados no Rio Grande do Sul (!). Festa que se repetiu, com menos intensidade, na final da Copa do Brasil este ano. É o velho ditado: "quem semeia vento..."

Maurício Ayer disse...

olha, o que eu vejo é outra coisa. dizer que os corintianos é que "semeiam" é um papinho pra lá de aranha, que coloca uma origem em algo que se alimenta de todos os lados.
tem muita história pra contar.
o que eu acho é que o futebol canaliza valores, e no nosso mundo virou bonito falar mal de coritiano, exercer preconceito. pelas razões mais absurdas e numa prática cotidiana e disseminada. achar que isso não alimenta raiva é, no mínimo, fácil, porque se isenta de toda responsabilidade.

Anônimo disse...

Tem até história sobre fictícios vizinhos corinthianos chatos que alguns andam escrevendo na Revista Papo de Homem só p/ atacar o time e fazer essa generalização barata com os torcedores, não é, Marcão?

Anônimo disse...

Num país onde os crimes contra a vida sempre causaram muito mais comoção que crimes financeiros, 171 e etc., (é só comparar Maníaco do Parque e Casal Nardoni vs. João Alves, Juiz Lalau e Cacciola), eis que o Corinthians promove uma mudança de costumes também nisso.
Os feitos (picaretagens) de Mesquita Pimenta (SPFC), Calisto Tanzi (Palmeiras) e Duprat em sua gestão no Santos nunca tiveram um milésimo da repercussão e do ódio inspirado naqueles instantaneamente "indignados" pelas peripécias de Kia, Berezovsky e Cia., que, ao contrário dos outros citados, parece que não tiveram a aprovação (aqui no sentido de uma cumplicidade, de uma participação ativa) com a qual os outros não puderam contar nas torcidas dos outros três clubes.
Maniqueísmo rasteiro alimentado por mero anticorinthianismo. Só isso.