Destaques

sexta-feira, setembro 05, 2008

Campanha sobre DST/Aids mira público de buteco

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Meu colega de faculdade Eli Fernandes envia ao Futepoca um trabalho interessante desenvolvido em Campinas, que tem muito a ver com as propostas sociais do nosso projeto Manguaça Cidadão. Lá, o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids produziu descansos de copo com imagens e material informativo para uso de camisinha como prevenção ao vírus HIV (foto acima). "O objetivo é atingir especificamente o público dos bares", afirma Eli, um butequeiro contumaz. O material está sendo distribuídos entre proprietários e gerentes de butecos do Centro, do bairro Cambuí e de Barão Geraldo (distrito que abriga o campus da Unicamp). "Queremos provocar a reflexão das pessoas de uma forma não invasiva. Os descansos proporcionam um mínimo de informação e chamam a atenção para o serviço público", observa Eli.

Taí uma idéia: o Manguaça Cidadão poderia atuar, também, na prevenção de DST/ Aids. O "beneficiado" pelo programa poderia se comprometer a carregar materiais desse tipo para o buteco, por exemplo. E cabe registrar aqui outra frente de combate da campanha campineira, destinada aos locais de venda de alimentos. O alerta para uso de camisinha falando em lingüiça (foto à direita) tem tudo a ver com a fama daquela cidade (e de seus habitantes)...

4 comentários:

Anselmo disse...

"vai levar linguiça?" é um trocadalho dos mais básicos. e a "linguiça" já foi grafada sem trema, adequada à reforma ortográfica que nem entrou em vigor.

as campanhas bem humoradas são bem mais interessantes do que as que tentam assustar as pessoas. Mas eu gostaria de saber a reação das donas de casa que se deparam com o cartaz. Não que uma reação adversa seja motivo pra não fazerem a campanha, é curiosidade mesmo.

Anônimo disse...

Oi.
1 - Sobre a "fama da cidade", acredito que isso tem de ser motivo de orgulho sim!
2 - Sobre as reações das donas de casa, adianto que são tão surpreendentes quanto às de outros ou outras frequentadoras do Mercado. Quem disse que dona de casa é careta? Eu quero é saber a reação do maridão, "macho", na hora que a dona de casa fala pra ele usar camisinha, né?
3 - Vale lembrar que a epidemia de aids cresce entre HETEROSSEXUAIS e principalmente entre MULHERES casadas, que muitas vezes, podem ter contraído aids do marido. E como ele pegou HIV?
4 - Acredite, somos todos vulneráveis!

Anselmo disse...

Eli,
realmente ao perguntar das donas de casa transparecem mtos preconceitos no meu comentário, você tem razão. Um dos preconceitos é o de que só quem faz compra no açougue é dona de casa, algo que não procede.

E realmente as donas de casa não são todas conservadoras, nem os maridos manguaças (que podem nem ser manguaças).

O que eu quis dizer (de um jeito mal formulado) é que acho que uma boa parte das reações deve realmente ser engraçada, tanto no sentido de interessante quanto de divertido mesmo, seja por surpresa, seja por piadas que decorrem do cartaz. Até pq tenho certeza de que ambas acontecem.

Glauco disse...

Trocadalhos levados ao topo.