Destaques

quinta-feira, setembro 04, 2008

Santos, Vitória e o equilíbrio do Brasileirão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Ontem, Santos e Vitória fizeram uma partida na Vila Belmiro que mostrou uma certa inversão de papéis em relação à campanha de ambos no Brasileirão. Vendo a peleja, uma pessoa que não acompanha o torneio perguntaria, e com razão: mas qual dos dois estava no G-4 e quem estava na zona do rebaixamento? Prova do equilíbrio do Brasileirão em 2008.

O Peixe começou marcando pressão e, em 15 minutos, não só tinha marcado seu primeiro gol como Kléber Pereira já tinha perdido outras três chances claras. Aliás, KP é mesmo um atacante curioso. Desloca-se com facilidade e por isso cria muitas oportunidades de gol (como é a dura a vida dos aritlheiros...). Em média, desperdiça de duas a três pra marcar uma. Mesmo assim, é artilheiro do Brasileirão. Daí o irritado torcedor santista pode praguejar: “É, mas ele podia perder menos gols...”. Mas cada um é que o que é, se KP fizesse todos os gols que perde, certamente seria quase Pelé.

O domínio peixeiro vigorou durante todo o primeiro tempo de forma quase absoluta. O Vitória só chegou uma vez com Rodrigão. No segundo, a toada seguia a mesma, mas com a saída de Michael e a entrada de Molina, o Santos perdeu duplamente. Em marcação e em velocidade, já que o meia colombiano, ex-xodó da torcida, se mostrou omisso e dispersivo durante boa parte do segundo tempo. O Vitória passou a pressionar de forma esporádica, mas chegou com perigo duas vezes, exigindo grandes defesas de Douglas.

Mas Márcio Fernandes corrigiu isso com a entrada do estreante Pará no lugar de Cuevas. Aliás, um fato a se destacar do jogo de ontem foi o incrível número de impedimentos marcados de Kléber Pereira (um deles, erroneamente). Foram oito, mas o que pode evidenciar um certo desleixo do atacante e a tática do Vitória de adiantar sua linha defensiva, também mostra que o atacante não tem um companheiro à altura. Cuevas errou muito e apareceu pouco para receber a bola no ataque. Naturalmente, KP era a única referência ofensiva de qualidade, o que fez com que os lançadores sempre o procurassem.

O jovem treinador santista, junto com Serginho Chulapa e Nenê Belarmino, permanece invicto no segundo turno, com três empates e duas vitórias. É pouco para quem quer sair definitivamente da zona da degola, mas as três últimas partidas mostraram um time bem mais consistente, aplicado e marcando forte. Prova de que, se houvesse opções de mais qualidade antes, o Alvinegro poderia estar em situação menos intranqüila. Wendel e Bida entraram bem na equipe e Douglas ontem também passou segurança no gol. Mas a volta de Rodrigo Souto, com ânimo redobrado, foi fundamental para dar o toque de qualidade que o Santos precisava. Que continuem assim.

3 comentários:

Anselmo disse...

o debate sobre o equilíbrio do campeonato é mais complexo. É que os times oscilam muito. Aí isso é equilíbrio? Mesmo nivelado por baixo, fico meio em dúvida. Será que a média das atuações é equilibrada mesmo? Claro que é debate pro fórum adequado.

O Fluminense é que deve terminar a rodada de volta à zona de degola, a não ser que surpreenda o líder grêmio e o ipatinga ao Náutico.

Nicolau disse...

Eu sempre falei que não era assim tão ruim o time do Peixe. Os santistas agora têm que torcer para o KP não se machucar. E o Rodrigo Souto podia ter ficado mais tempo suspenso, hehe.

Marcão disse...

Nenhum adversário pode deixar o Rodrigo solto.