Destaques

terça-feira, janeiro 06, 2009

Balanço das contratações: Corinthians monta bom time para 2009

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O tradicional – e chatíssimo – período de entressafra do futebol nacional está chegando ao final e já é possível – atendendo a pedidos – fazer uma primeira avaliação das contratações e da formação dos times para 2009. Muita coisa ainda pode mudar, mas algumas equipes já parecem ter estabilizado seus elencos. É o caso do Corinthians, de quem falarei aqui. A diretoria afirma já ter fechado o elenco para o ano, apesar de manter aberta a possibilidade de negócios de ocasião com bons jogadores – brecha que serve basicamente para manter a expectativa para a cada vez mais improvável vinda do atacante Kleber.

O alvinegro vem com uma base montada do ano passado – somente com a saída quase certa de Herrera até agora – e contratou seis reforços para 2009. Na zaga, chegou Jean (ex-Grêmio) e está quase tudo certo para a vinda do argentino Escudero, que deverão ser reservas de William e Chicão juntamente com os pratas da casa Renato e Diego. No meio, o ex-botafoguense Túlio chega para disputar a posição de volante com Fabinho e Christian, além de Bruno Octavio e Marcelo Oliveira. Também do Botafogo vem Jorge Henrique, que deve disputar posição com Dentinho. Por fim, no ataque, dois centroavantes: Souza (ex-Goiás e Flamengo) vem da Grécia para revezar com o maior reforço do time (em mais de um sentido), Ronaldo.

A agilidade das contratações impressionou. Faz muito, mas muito tempo mesmo que o Corinthians não começa uma temporada com um elenco montado e técnico contratado. As posições reforçadas são as que precisavam de opções, o que demonstra planejamento. Talvez eu tivesse ido atrás de um lateral direito, mas Alessandro parece ser homem de confiança de Mano Menezes. A contratação de Túlio pode ser questionada por já ter muitos volantes no elenco, mas entendo que a diretoria está se preparando para perde Fabinho no meio do ano.

Com as novas contratações, o estilo de jogo do time deve mudar. Com o brigador Herrera, a marcação começava já no ataque. Agora, com a entrada de Ronaldo ou Souza, é possível que Mano Menezes tente ajustar a marcação com um volante mais pegador que Elias. Com a suspensão de Morais, o time titular poderia ser: Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Túlio, Douglas e Elias; Dentinho e Ronaldo.

É um bom time e tem uma base formada e entrosada. Fora o ataque, que precisava mesmo melhorar, os reforços trazem opções para o elenco, diminuindo a chance de uma contusão acabar com o time. Mano Menezes procurou jogadores que possam executar mais de uma função, como Jorge Henrique, que funciona como meia-atacante, e Escudero, que é zagueiro e lateral esquerdo.

Como diferencial, tem Douglas, um dos poucos meias pensantes do país hoje, o agressivo e habilidoso lateral André Santos e a boa revelação Dentinho, que tem sua chance de estourar. Além disso, tem uma dupla de volantes firme e de bom passe, dois zagueiros sérios e um bom goleiro. A grande incógnita é como será o desempenho de Ronaldo. Se conseguir atuar bem e manter uma seqüência (segundo o Paulo Vinícius Coelho, a última vez que ele jogou mais de seis jogos seguidos foi em 2004...), pode desequilibrar. Se jogar bem e apenas em alguns jogos, com um reserva decente (Souza), não deve atrapalhar.

PS.: Um feliz 2009 para todos, com muita cerveja, bons jogos de bola, saúde e essa coisa toda.

Gostou do post? Então vote na gente no Best Blogs Brazil. O Futepoca concorre em três categorias: Melhor blog, Melhor blog de Esportes e Melhor Blog de Política. Dê três votinhos pra gente, é rápido e agradecemos!

7 comentários:

Fernando Bueno disse...

Nicolau

Concordo que a procura de um lateral direito deveria ter sido levada mais a sério. O Mano e a diretoria estão falando que tem o Alessandro e o Diogo como opções para a lateral, mas eu discordo. Só temo Alessandro, já que todos viram o Diogo jogar no fim do ano passado mais como um meia. E foi desse jeito que ele deixou uma boa imprassão. Outra coisa, esse foi um dos motivos que não gostei da dispensa do Carlos Alberto. O cara não é craque mas também era uma opção para o setor. Ele chegou a jogar bem assim no ano passado. Mas o que está todo mundo esquecendo é a falta de um meia para revezar com o Douglas. Antes pelo menos tinha um cabeça de bagre (Diogo Rincon), mas agora quem vai revezar com ele? A eterna promessa Lulinha. Falando nesse último, acho que ele vai chegar aos 30 anos como promessa. Parece promessa de político...No mais concordo com você. tenho umas dúvidas sobre como vai ser o ataque, ainda mais que sempre que isso é falado existem duas fases a serem consideradas: fase pré-Ronaldo e pós-Ronaldo. Sem o Ronaldo não sei quem seria o companheiro do Souza, Dentinho ou Jorge Henrique. Prefiro o Dentinho. Agora com ele não sei se o Souza vai aceitar a reserva e será que os dois não poderiam jogar juntos? Sei lá...

Glauco disse...

Lendo o texto e o comentário vejo que esse negócio de lateral direito fica cada vez mais problemático no futebol brasileiro. Com a penca de volantes e meias improvisados na lateral fica até difícil enxergar algum lateral de ofício mesmo. Os que existem, ou são muito ofensivos e não sabem defender - caso do Dênis do Corinthians e de outros tantos - ou só sabem fechar o meio de campo e atuar como um zagueiro a mais.

Nicolau disse...

O Diogo jogou de lateral pelo Sport no ano passado. Ele entra no estilo do Mano de jogadores polivalentes, vai de lateral, meia, volante, essa coisa toda. Mas é verdade, talvez o Carlos Alberto pudesse ter ficado. Aí temos que confiar que o técnico foi consultado e sabe o que faz, já que é ele quem acompanha a galera todo dia.

Fernando Bueno disse...

Eu vi que o Muricy não deixa as categorias de bases jogarem no 3-5-2, porque, segundo ele, desse modo os laterais que marcam e atacam não são formados. Achei boa a iniciativa dele e prova que é verdade quando ele fala que só joga com esse esquema porque nao tem laterais. Teve uma especulação do Cicinho vir para o Santos, acho que dava para tentar atravessar essa negociaçào...

Fabricio disse...

O time é muito bom, mas acho que está muito dependente do Douglas. Ninguém pode fazer essa função razoavelmente além dele que a faz extremamente bem.

Escudero, como já comentei por aqui, não é tão bem visto na Argentina e ouvi dizer que até agora o clube dele não acredita que conseguiu vender por um valor tão alto. Vai ser um Sebá piorado.

André Santos tem tudo para ser o melhor lateral esquerdo do ano, mas não acredito que o Dunga o chame muitas vezes pra seleção por sua deficiência em marcar.

No ataque acho que enquanto não der pra confiar no Ronaldo (ainda acredito que ele vai voltar a jogar bem) não tenho lá uma opinião muito formada, mas acho que Souza e Jorge Henrique seriam titulares com Dentinho entrando no segundo tempo. O time já tem muito jogador rápido, mais um acho que estraga e dentre eles, o que perde a vaga pra mim é o Dentinho.

Nicolau disse...

Fabrício, de fato, é complicado depender de um só jogador, mas oq ue fazer nesse caso? É difícil achar um cara com as características do Douglas hoje em dia. O time vai ter que se adaptar. Sobre Dentinho e Jorge Henrique, acho que precisa ver quem vai encaixar melhor. De qualquer forma, o Jorge Henrique começa o ano de titular porque o Dentinho está com a Seleção sub-20. E sobre o André Santos, tomara que o Dunga não convoque mesmo, hehe!

Fabricio disse...

O Alessandro não tem uma quedinha por atuar na meia? Será que ele não pode jogar ali e o Escudero na direita?