Destaques

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Tiquira - a cachaça de mandioca brava

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Famoso pelo exclusivo e exótico Guaraná Jesus, o estado brasileiro do Maranhão também possui uma peculiaridade na produção etílica. Trata-se da Tiquira (à esquerda), cachaça produzida a partir da mandioca brava. Quando ganhei uma garrafa do colega Gerson, já citado aqui no Futepoca, tomei um susto: pensei que estava me dando um frasco de Pinho Sol lavanda (abaixo). Mas a cor da Tiquira é essa mesma, roxa. Pela internet, descobri que isso se deve à infusão de folhas de tangerina durante o processo de destilação. E o negócio é forte: Gerson disse que quase desmaiou quando provou um gole, lá em São Luís, e que seu cunhado, cachaceiro de respeito, acusou o golpe e parou no meio copo. Entre os maranhenses, corre a lenda de que, se tomar banho depois de beber Tiquira, a pessoa morre. Segundo o Sistema de Informações Agroindustriais da Mandioca Brasileira, o teor alcoólico da bebida gira em torno de 45º. Bom, ainda não tive coragem de experimentar. Mas vou levá-la amanhã ao bar Pinheirinho, no bairro Pinheiros, aqui em São Paulo (rua dos Pinheiros, 1.183, a partir das 20h30). Quem tiver coragem, que se arrisque. Porém, por via das dúvidas, é bom não tomar banho ao chegar em casa...

Gostou do post? Então vote na gente no Best Blogs Brazil. O Futepoca concorre em três categorias: Melhor blog, Melhor blog de Esportes e Melhor Blog de Política. Dê três votinhos pra gente, é rápido e agradecemos!

17 comentários:

Anônimo disse...

Essas bebidas regionais, por assim dizer, realmente causam sérios estragos em quem não está acostumado. Certa vez a viagem de um tio à Rondônio acabou mais cedo por conta disso. Só não lembro o que ele bebeu - nem ele lembra.

Meu pai já dizia que galinha que acompanha pato morre afogado...

Abraços
F.Gimenes

Glauco disse...

Rapaz, essa é de respeito. Provavelmente deve servir como desinfetante na limpeza também.

E parabéns pelo aniversário, Marcão! Muita cerveja e cachaça, e que elas não sejam tão mortais como a Tiquira, rs.

Maurício Ayer disse...

Esse tipo de recomendação deve ser seguida à risca.
Uma vez, num alambique em Parati, ao pé de uma dorna de uns mil litros de cachaça, o alambiqueiro me explicou que aquela cachaça não faz mal nenhum, só não pode tomar água depois, que ataca o "figo". E, realmente, bebi água uma hora depois e me doeu muito o figo.

Nicolau disse...

Feliz aniversário, Marcão! Aguardo ansioso para tomar um (meio) trago da Tiquira amanhã no Pinheirinho.

Olavo Soares disse...

Agora fiquei com medo.

Victor De Martino disse...

Nada a ver com o post em questão:
eu sei que esse negócio de bi é coisa
de são-paulino. Mas mesmo assim, não entendo pq não estão se movimentando para buscar o Bi no Best Blogs Brazil 2008.
Vcs são finalistas em política e em esporte, mas estão perdendo feio.
Bem, eu já dei o meu voto... mas sem um linkizinho no blog, o bi vai ficar difícil.
Sem preconceito, gente. Vcs não lembram daquela capa da Veja com a Ana Carolina dizendo: "Sou Bi, e daí?"?

Glauco disse...

Valeu pelo voto e pela cobrança, Victor. O pessoal ainda tá meio em ritmo de recesso, mas as lavadas estão vergonhosas mesmo. Vamos ver se a gente absorve a bronca e consegue uma outra arrancada na reta final como foi no primeiro BBB. Abraço!

Fernando Bueno disse...

Muito interessante essa cachaçca. Acredito que a cor seja resultado de alguma reação com iodo. Sobre cachaça gostaria de apresentar um site de um grupo que faço parte. Chama-se Amigos da Cachaça. O nosso encontro anual mais importante se realizará nesse fim de semana em Itapetininga / SP. O ponto alto é um singelo amigo secreto que só tem uma exigência: o presente tem que ser cachaça...
O site é:
http://adc.atenasdosul.com.br/

Abraços

Anônimo disse...

Aqui no Butantã, no Morro do Querosene, tradicional reduto maranhense em São Paulo, a tiquira é bem conhecida.
No Beltiquim, também conhecido como Bar da Bel, sempre havia na prateleira. Infelizmente, o boteco mudou de dono ano passado...
abraço, Marcão!

Anônimo disse...

Tomei um gole da tiquira no reveillon deste ano. Realmente a pinga é fortíssima e deixa aquela impressão de que se tomarmos demais, vamos começar a "ver coisas".
Acho que tem muito mais que 45º, pois com uma dose eu senti o baque.

Anônimo disse...

Sou Maranhense e já tive o prazer (Algumas vezes o desprazer..) de tomar tiquira. Fiz o teste do banho depois de ter tomado várias doses e me achar o suficiente "forte" pra isso. Bem... Nada aconteceu (Creio eu) N lembro muito bem... hehehehe. Pra vcs q ainda n conhecem a bebida, darei uma força. O pessoal la em Santo Amaro do Maranhão q fica exatamente dentro dos lençois, coloca a bebida dentro daqueles garrafões d'água vão para o bar e secam o garrafão em minutos... Uma coisa é certa. N são mais seres humanos... pq vivem sem fígado... Abração a todos. Ótimo Blog!

Unknown disse...

Essa é daquelas que pegam fogo.Tequila nada,na próxima eu compro a Tiquira.

Anderson Lessa disse...

Rapaz...pois eu e mais um amigo tomamos dessa cachaça, quase um litro....tomei banho...lavei foi o cabelo....realmente o cara morre...mas é de raiva, porque passa a lombra, e cachaça boa é a do Ceará.

@dri@no disse...

tem à venda na internet?
não encontrei para vender.

Bruno Bastos disse...

Há uns anos 1 amigo maranhense me trouxe 1 garrafa de Tiquira. A cor é estranha e o teor alcóolico é "danado". Gosto de uma boa cachaça mas tenho q confessar. Durante semanas consegui beber umas 3 ou 4 doses de tiquira nos finais de semana porém acabei decidindo por um melhor uso pra bebida...limpa vidro bem pra caramba ! Acredito q piso cerâmico tb!! Respeito muito quem bebe e gosta de tiquira !

Gisele Amaral disse...

Na verdade, não morre se tomar banho depois de tomar tiquira, mas fica-se bêbabdo instantaneamente! É incrível! Parece brincadeira e uma vez fiz o teste para ver se era verdade: no dia do meu aniversário, tomei uma dose bem mínima (mulher, sabe como é que é) e tomei um banho. Qundo saí do banheiro já estava tudo rodando! Quando fui sentar na cama, calculei errado a distância e caí lá mesmo, no pé da cama! É muito louco!

ADEMAR AVELINO disse...

MEU NOME É ADEMAR, QUANDO ESTAVA NA ATIVA, POIS SOU MILITAR DA RESEVA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E TIVE O PRAZER DE PARTICIPAR DE DUAS MISSÕES DE LANÇAMENTO DE FOGUETES NA CIDADE DE ALCANTARA NO MARANHÃO E LÁ FUI APRESENTADO A "TIQUIRA" E LOGO DE CARA QUIZ PROVAR E COMO A GISELE FALOU NO SEU COMENTÁRIO FUI INFORMADO QUE APÓS TOMAR UM TRAGO, ACHEI GOSTOSA E TOMEI LOGO UMA GARRAFA DE CARA AO RETORNAR AO ALOJAMENTO O CALOR ESTAVA INSUPORTÁVEL, TOMEI UM BANHO E APAGUEI SÓ ACORDEI NA HORA DO RANGO, SORTE MINHA QUE NO DOMINGO NÃO TINHA EXPEDIENTE.
GOSTEI DO BLOGGER E SE AUGEM QUISER ME MANDAR UMA GARRAFA DE "TIQUIRA" COMO PRESENTE EU RECEBO DE BOM GRADO.
ABS A TODOS!!!