Destaques

sábado, janeiro 10, 2009

As imagens que dizem mais

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook




Acima, matéria jornalística de Mohammed Vall, da rede de televisão Al Jazeera. As imagens falam por si. E, pra não dizer que não damos o famigerado dogma jornalístico do "outro lado", um vídeo abaixo que mostra a "diferença" entre o exército israelense, auto-intitulado o "mais ético", e os palestinos. Tocante a cena do militar acariciando um gatinho em Gaza, apoiando um velhinho e brincando com crianças... De fato, pode-se ver como alguns militares de Israel cuidam da segurança dos palestinos nessa notícia.

 



Leia o que o Futepoca já escreveu sobre a Palestina:

10 comentários:

Maurício Ayer disse...

É a coisa mais perversa que vi nos últimos anos.
Como se para esses filhos da puta?
Cadê as forças da ONU?

Anônimo disse...

Chamar o assassino exército israelense de força de "defesa" é de um cinismo impressionante.

Eduardo disse...

Hmmm... Vídeo trágico, realmente. Mostra como o Hamas colocou em risco a vida dos palestinos de Gaza ao não aceitar o inevitável, a existência do Estado do Israel.
Sinceramente, é hipocrisia achar que as forças do Hamas tratam melhor a população de lá do que o exército do país vizinho.

Marcão disse...

Eu tento, juro que tento. Mas é cada vez mais impossível não odiar Israel e seus nefastos habitantes. Filhos da p.!

Glauco disse...

Eduardo, o Hamas surgiu em 1987, quando a ocupação israelense já existia. Você acha que existiria Hamas sem a opressão de Israel? Outra questão: o fato de um ser ruim dá direito ao outro massacrar inocentes?

Maurício Ayer disse...

Eduardo, a lógica é muito simples. Suponhamos que seu irmão é um criminoso, dos piores. Isso dá direito a uma "força de justiça" estatal chegar em sua casa e massacrar a todos (talvez deixando de lado apenas o seu irmão, que, sabendo dos riscos, fugiu antes)?
E se esse criminoso é o seu vizinho?
Ou o vizinho três quadras pra frente?
Isso é genocídio, não tem outro nome.

Anônimo disse...

Maurício, sua comparação só não é perfeira porque os membros do Hamas não são criminosos. Foram eleitos por seu povo e são os legítimos defensores, do ponto de vista político e militar, de um lugar que, até hoje, não tem um exército regular e armado até os dentes pelas grandes potências, como ocorre com o invasor Estado de Israel.

Maurício Ayer disse...

Caro Leandro,

quis apenas mostrar que mesmo considerando a partir de seus próprios argumentos a ação israelense é insustentável ao abusrdo.

E minha opinião é de que estourar bombas ou lançar mísseis em locais públicos, matando civis, é um ato criminoso em qualquer hipótese. Pelo critério eleitoral, os governantes israelenses, assim como George W. Bush (que roubou, mas a Justiça estadunidense lhe deu vitória), são todos legítimos. O que mostra a fragilidade do que se divulga por aí como sendo "democracia".

O que vale considerar, a meu ver, é o que diz o Glauco: "Você acha que existiria Hamas sem a opressão de Israel?"

Me faz lembrar um outro exemplo histórico, a guerra de libertação da Argélia do domínio da França. O movimento independentista teve amplo apoio de setores progressistas franceses. Mas o governo se esforçou em desarticular todas as forças democráticas que buscavam a libertação pelas vias pacíficas, abrindo cada vez mais espaço e gerando cada vez mais necessidade de uma ação radical e violenta por parte dos argelinos. E o que aconteceu, ao fim e ao cabo, foi um levante sanguinário, em que argelinos mataram centenas de franceses que sobraram por suas terras.

Não há dúvida de que o governo francês teve ampla responsabilidade na conclusão sangrenta do conflito, mas nem por isso vou achar natural ou "bem feito para os franceses" o que aconteceu.

Em resumo, eu compreendo, mas não aceito.

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é Rodrigo G. da Paixão. Fui eu quem postei a referida matéria da Al Jazeera no YouTube. Estou tratando de colocar legendas, de minha própria maneira folgada, em várias reportagens que encontro na rede sobre o massacre. Passei aqui para elogiar a inciativa do blog de divulgar esse meu vídeo. Quanto mais divulgarmos esse massacre (e não "guerra" como brada a grande mídia), melhor para o sofrido povo palestino. Confesso que essa é a primeira vez que entro no blog, mas pelo pouco que li, pude constata que se trata do melhor dentre os indicados ao Best Blogs Brazil na categoria de blogs de política (a maioria dos presentes na lista são escritos por pessoas cegas em sua batalha antipetista, tendo pouquíssimo ou nenhum compromisso com a verdade ou com o interesse público nessa Inquisição on-line que promovem). Sem mais demoras, gostei da iniciativa e gostei do blog.

Atenciosamente,
Rodrigo Gomes da Paixão

Glauco disse...

Caro Rodrigo, ficamos felizes que tenha conhecido e gostado do Futepoca. Muitas vezes um vídeo como o que você postou é mais impactante para as pessoas porque ilustra uma realidade que nem sempre se pode apreender no falatório pseudo-diplomático e nada neutro da grande imprensa. O que tentamos continuamente por aqui é dar versões da história que não são contadas e você contribuiu bastante nesse sentido. Abraço.