Destaques

segunda-feira, janeiro 05, 2009

PQFMTMNETA 5 - O quarto goleiro do Grêmio vai para a seleção principal

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Breve introdução aos que não conhecem a série: PQFMTMNETA é abreviação para "Parece que faz muito tempo, mas nem é tanto assim". Nesse espaço, mostraremos eventos do futebol acontecidos há, no máximo, cinco anos, que causaram polêmica na sua época, e que depois caíram no esquecimento.

PQFMTMNETA 5 - O quarto goleiro do Grêmio vai para a seleção principal (2007)

Em março de 2007, a seleção brasileira tinha dois amistosos, contra Chile e Gana, agendados. Como de costume, Dunga fez sua convocação sem muitas surpresas. Os nomes para o gol seriam Júlio César (Internazionale) e Hélton (Porto). Acontece que o ex-vascaíno sofreu uma lesão e não poderia integrar o escrete canarinho. Para o seu lugar, Dunga resolveu inovar: chamou Cássio, do Grêmio.

Dois meses antes, em janeiro de 2007, Cássio havia sido um dos principais nomes da seleção brasileira que conquistara com sobras o Sul-Americano Sub-20. Mas suas boas atuações pela seleção jovem não o fizeram ter destaque no Grêmio: no elenco tricolor, Cássio era apenas a quarta opção para a meta, atrás de Saja, Marcelo Grohe e Galatto.

Dunga justificou a convocação de Cássio por três motivos. O primeiro foi o bom desempenho no Sul-Americano; o segundo, a dificuldade de desfalcar algum clube com a convocação às pressas de outro nome; e o terceiro, a intenção de observar Cássio já tendo em vista os Jogos Olímpicos de Pequim, que aconteceriam em pouco mais de um ano e meio.

Cássio nem chegou a entrar em campo pela seleção principal. O que é quase uma regra quando se trata de goleiros reservas, aliás. Mas a fama que obteve certamente colaborou para que, dois meses depois do chamado de Dunga, o atleta fosse negociado com o PSV da Holanda, por pouco menos de R$ 4 milhões. Ele deixou o futebol brasileiro sem praticamente ter jogado pela equipe principal do Grêmio.

Apesar de ter recheado o bolso e de estar curtindo as belezas da Holanda, a vida de Cássio desde então não foi das mais fáceis. Entrou em campo uma única vez pelo PSV e não foi convocado para a Olimpíada - os goleiros que Dunga levou para a China foram Diego, do Almería, e Renan, à época no Inter de Porto Alegre e hoje titular do Valencia.

Mas 2009 parece que será um ano agitado para Cássio: sua transferência para o Vasco está bem encaminhada, e ele tem tudo para ser o arqueiro que o clube da Colina precisa desde a saída de Hélton - coincidentemente, o mesmo jogador que abriu a vaga para que o então quarto goleiro do Grêmio fosse chamado para a seleção.

Gostou do post? Então vote na gente no Best Blogs Brazil. O Futepoca concorre em três categorias: Melhor blog, Melhor blog de Esportes e Melhor Blog de Política. Dê três votinhos pra gente, é rápido e agradecemos!

9 comentários:

Nicolau disse...

O senhor está ac usando o nosso nobre treinador de favorecer a convocação do goleiro visando algum tipo de compensação em uma eventual negociação?

Marcão disse...

Boa sorte na Série B, Cássio...

Guilherme disse...

Ele provavelmente terminaria aquele ano na reserva e certamente seria o titular no ano seguinte.

Porém, apoiado por seus empresários/procuradores/whatever se afobou e resolveu ir embora.

Agora vai jogar pelo Vasco nos campos esburacados da Segundona por que não aguentou uma temporada sentado no banco em Eindhoven. Bem feito...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Fernando Bueno disse...

Cara....eu nao sei não, mas eu sempre achei estranha aquelas convocações do Afonso...Sei lá.

Glauco disse...

Pô, quanta maldade no coração, gente! O Cássio foi muito bem no Sul-americano, recebendo elogios inclusive nesse blogue . Além disso, foi beneficiado por uma sorte enorme para chegar a titular daquela seleção sub-20, como também foi dito aqui . O Dunga não tirou ele de nenhuma cartola não, até porque os treinadores da seleção tem por hábito convocar jogadores olímpicos para "dar experiência". Enfim...

Olavo Soares disse...

Juro que não quis sugerir isso. Até porque, à época, a convocação foi bem compreensível, apesar de todo o seu inusitado que conto no post.

Por outro lado, não dá pra negar que a convocação colaborou para que Cássio enriquecesse seu currículo e aparecesse como uma boa opção ao PSV.

Comentarista Abalizado disse...

E com esse time ruim do Vasco, o Cássio terá muitas chances para mostrar serviço.

Será um ano bem agitado mesmo.

Anônimo disse...

Sou torcedor do Vasco e estou bem contente com a sua provável contratação.
Pelo que vi no Sulamericano ele é um ótimo goleiro.

Anselmo disse...

que lembrança!