Destaques

quarta-feira, abril 01, 2009

Corinthians ganha bem do Ituano e torce contra o São Paulo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians venceu bem o Ituano na noite desta terça-feira por 3 a 0. Mais uma vez, dei uma de Marcão e não vi a partida. Mas os comentários colhidos e minha apurada análise dos melhores momentos dizem que o time foi bem, criou mais jogadas e conseguiu controlar o jogo. “Ah, mas o Ituano é uma baba!”. Deve ser, mas o Guarani também é e deu no que deu.

Os gols do jogo foram de Jorge Henrique (de cabeça), Ronaldo (após uma cobrança rápida de falta) e Christian (uma bomba numa falta de meia distância). Todos aconteceram no primeiro tempo. Na etapa complementar, o Timão cozinhou o galo, mas teve ainda dois gols anulados em impedimentos, no mínimo, difíceis: um de Jorge Henrique (em que o bandeira parece ter acertado) e outro de Ronaldo (e nesse o auxiliar errou mesmo). Se tivesse valido, o gol do gordo centroavante seria o sexto em seis jogos pelo Corinthians, média bastante positiva.

O time entrou modificado, com os três atacantes que muita gente defende: Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. No meio, Douglas, machucado, deu lugar a Wellington Saci – Boquita, sem contusão, foi para o banco. Há quem diga por aí que a ausência de Douglas fez bem ao time, que praticou um futebol mais solidário no meio. Saci é limitado, mas corre bastante e não prende muito a bola. Além dele, Elias e Jorge Henrique preenchem o setor e ajudam a dar fluência ao jogo. O baixinho atacante parece ter feito sua melhor partida pelo Timão, se mexendo e participando bastante. Se for isso mesmo, pode ser uma boa. Mas nada impede que o camisa 10 cumpra a função de Saci - nada fora ele mesmo, talvez.

Agora, o Corinthians pega o Mirassol, sem Ronaldo (que vai descansar), Alessandro, Morais e Túlio (que forçaram o terceiro amarelo). Douglas ainda é dúvida. A classificação já está garantida, mas o segundo lugar é um obejtivo. Para isso, é preciso vencer o Mirassol e torcer para dois improváveis tropeçoes do São Paulo. Ou seja, é melhor Mano Menezes se preparar para ganhar os jogos da semi-final.

Todas as honras à Fiel Torcida – participei do lançamento para imprensa do filme Fiel, documentário sobre a torcida corintiana durante a saga do time na Série B. Escrevo em breve sobre o filme. Adianto que é emocionante e merece ser visto.

7 comentários:

Rafael Zito disse...

Olá Nicolau,

Cara o Corinthians enfim conseguiu uma vitória com uma boa vantagem. Ainda precisa melhorar mto, mas, assim como vc disse, o Guarani tb era facil e o Timão foi sofrível.

Convido vc e o pessoal do Futepoca a visitar o Blog Jornalismo Esportivo, que está com o seguinte texto no ar: "A Impressionante sorte de Dunga".

um abraço e aguardo a visita de vcs... www.esportejornalismo.blogspot.com

Anselmo disse...

acho incrível a irregularidade dos jogadores. e fico pensando se o problema tbem tá na motivação (ou falta dela) por parte dos treinadores.

Marcão disse...

Todo e qualquer trabalho louvando o amor e a paixão de uma torcida pelo seu time é justo, importante e merece aplausos e incentivos. Mas essa supervalorização do "sacrifício" e "ressurreição épica" do Corinthians na sua passagem pela vergonhosa - e, de preferência, esquecível - Série B, com revistas, livros, filmes e teses intermináveis já passou do limite do ridículo há muito tempo. Me lembra os milhares de filmes produzidos pelos judeus para nos convencer de que foram os coitadinhos e mártires da Segunda Guerra. Aliás, faz sentido a analogia: uns e outros se consideram "o povo eleito por Deus"...

Ps.: O filme pode ser excelente, mas o roteiro assinado pelo execrável, abominável e insuportável Serginho Groisman (curiosamente, judeu) me desanima totalmente de assisti-lo. O que não impede que eu repita e reforce: parabéns ao Corinthians pela sua história e a torcida que conquistou.

Fabricio disse...

Na boa, o corinthians teve o retorno mais fácil da história da série B, com exceção do Fluminense.

Não chegou nem perto da Batalha dos Aflitos ou dos dois quadrangulares finais que Palmeiras e Botafogo enfrentaram.

Mas claro, se é deles é épico, uma vitória da raça, da mística, da garotada do terrão, da torcida que apoiou o time mesmo na segunda divisão, e todo aquele blá bla blá que estamos todos acostumados.

Acho que pega até meio mal. O Palmeiras lançou o vídeo sobre a campanha da Libertadores em 99. O São Paulo lançou o DVD do hexa. O corinthians lança o retorno da série B. Não é possível que os corinthianos apóiem essa idéia.

Glauco disse...

Acho até que pode haver algum exagero, mas dizer que é ridículo é uma baita má vontade com o Corinthians. Se a torcida não bandona o time na Série B ou onde for, tem que se louvar os torcedores, ué! Tem time dito grande que a toricda só vai no estádio "na boa". Com o Corinthians e com muitos outros (o Santa Cruz na Série B de 2007, por exemplo, que teve média maior que a do Timão em 2008) não é assim. Acho justo e tem mais que louvar mesmo.

Nicolau disse...

Fabrício, o filme é sobre a torcida, não sobre a Série B. São basicamente depoimentos de torcedores sobre como reagiram àquela situação de merda. Como torcedor, achei uma bela homenagem.

Fabricio disse...

Entendi, retiro tudo o que eu disse então. Pensei que era voltado ao clube, ao acesso em si.