Destaques

quinta-feira, abril 02, 2009

Um filme para a Fiel Torcida

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Captar e descrever em imagens o amor da Fiel Torcida pelo Corinthians. O formato é só de entrevistas com torcedores, dos mais variados tipos, classes sociais, raças, gêneros e idades. O cara que voltou de Paris para ver a partida contra o Grêmio que definiu o rebaixamento. A menina que rezou para Nossa Senhora pedindo pelo Corinthians antes do jogo contra o Ceará que decretou o retorno. O membro da Gaviões que passou a noite do sábado ántes do jogo fatídico em 2007 bebendo para não ter que dormir. Muitas caras dessa torcida que, dizem, é a única a inverter a relação e ter um time de futebol.

Esse é Fiel, documentário dirigido pela corintiana Andréa Pasquini, com roteiro dos também alvinegros Sérgio Groisman e Marcelo Rubens Paiva, a que o Futepoca teve a honra de assistir na sessão exclusiva para a imprensa realizada nesta quarta-feira, em São Paulo.



O filme é todo feito de depoimentos de torcedores, sem narração. Os entrevistados foram escolhidos entre mais de 3 mil histórias enviadas ao site oficial do filme. Segundo os realizadores, não houve nenhum acesso aos perfis sócio-econômicos dos torcedores e a diversidade alcançada não foi um objetivo.

O pano de fundo é a saga corintiana do rebaixamento em 2007 até a volta por cima e o retorno para a Série A. Fica a pergunta: por que diabos fazer um filme tendo como pano de fundo o momento mais triste da história do clube? A diretora explica com uma constante encontrada em todos os depoimentos colhidos. “Os entrevistados chegavam antes do momento de seu depoimento e acabavam ficando o dia todo, conversando. E sempre aparecia a questão das tragédias que presenciou. Eu pensei ‘a gente é meio maluquinho mesmo’ (risos). Parece que o sofrimento faz parte da paixão do corintiano”, diz Andréa.

Luiz Paulo Rosemberg, diretor de marketing do Timão, conta que a decisão de fazer o filme foi tomada por ele e pelo presidente Andrés Sanches logo após consumado o rebaixamento. “Fizemos duas promessas: fazer um filme homenageando a torcida e estar na Libertadores em 2010. Fico muito feliz de ter cumprido uma delas”, afirma.

Ele conta também a única diretriz que foi dada para os realizadores: “não ouçam a diretoria”. De fato, nenhum mandatário ou conselheiro aparece, apenas torcedores, alguns jogadores – Dentinho, Lulinha, Felipe (os sobrevivente de 2007), Chicão, William e André Santos (os novos), e o treinador Mano Menezes.

Mas a estrela é mesmo ela, a torcida, com sua devoção ao time. Há momentos que arrepiam, entristecem, emocionam. Entre as história, destaque para a torcedora que, durante as filmagens, descobre estar com câncer.

O filme tem ainda uma música inédita dos corintianos Rita Lee e Carlos Rennó, chamada "Sou Fiel", na voz da cantora Negra Li (que também torce pelo Timão). Bela homenagem do Corinthians a seu torcedor, que deve fazer de tudo para ir aos cinemas a partir do dia 10, quando o filme estréia - eu pretendo ver de novo e comprar o DVD (pré-venda no site www.filmefiel.com.br), que trará depoimentos que ficaram de fora do corte final do filme (a primeira versão de trabalho tinha mais de oito horas, segundo a diretora).

Os planos do clube para a bilheteria são ambiciosos: esperam ser o filme de futebol mais visto do país. Sobre isso, Rosemberg – em tom de brincadeira, santistas – provocou: “Teve um filme sobre um ex-jogador, que usava a mesma camisa que o Douglas, que levou 200 mil pessoas aos cinemas. Deixo para a Fiel responder se levaremos 300 mil, 500 mil...”.

5 comentários:

Renato Godoy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Godoy disse...

Não botava muita fé nesse filme. No entanto, os depoimentos de quem viu têm sido positivos e entusiasmantes. Louvável o fato de não ter nenhum dirigente ou narrador conduzindo o espectador. Espero assistir o quanto antes. Também espero que a outra promessa do presidente seja cumprida.
Abraço

Anônimo disse...

Pois, é. Enquanto no filme do "ex jogador comparável ao Douglas (Quem?)" só aparecem vitórias, inclusive as mais importantes da história do futebol brasileiro e mundial, esse novo blockbuster mostra um time no momento mais importante de sua história: lutando para subir da segunda divisão.
Cada clube tem o filme que merece. É a diferença entre clubes conhecidos mundialmente e meros times regionais.
Abraço.

Vicente D Figueiredo
S Paulo / SP

Rafael Zito disse...

Olá Nicolau,

esse eh um filme q o torcedor corintiano nao pode dxar de assistir...

Um abraço e aproveito pra convida-lo a participar da discussao q a equipe do Jornalismo Esportivo escolheu pra essa semana no quadro "OPINIÃO". Quem ficará com a última vaga do Paulistão?
www.esportejornalismo.blogspot.com

Marcão disse...

"O cara que voltou de Paris para ver a partida contra o Grêmio". Graças a Deus - ou todos os deuses que existem e já existiram na história da humanidade - não sou torcedor fanático de clube nenhum! Sair de Paris pra ver aquele joguinho?!?? Mas nem se valesse título mundial! Futebol é bom. Mas não é tudo. Não interessa a torcida, todo time "grande" tem malucos como esse. Mas eu não vejo qualquer traço de heroísmo, vantagem ou exemplo nisso. Muito pelo contrário...