Destaques

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Campanha francesa vincula fumo a sexo oral forçado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A ONG francesa Direito dos Não-Fumantes (DNF, Droits des Non-Fumeurs) lançou uma campanha que associa o cigarro à prática de sexo oral forçado. A saga antitabagismo, ou quase antitabagista, traz fotografias de adolescentes com cigarro nos lábios diante de um homem de terno, cuja mão está sobre a cabeça dos jovens fumantes. O site da organização passou o dia fora do ar.

 
"Fumar é ser escravo do tabaco", diz o slogan da campanha


A entidade garante que quis dizer que "o tabaco é uma "submissão". Vincular ao sexo oral foi uma forma de chamar a atenção de jovens e de chocar. Tudo porque o cigarro não desperta mais medo na molecada, segundo a organização.

O jornal Le Parisien ouviu organizações feministas e o Escritório francês de Prevenção do Tabagismo, e a ideia não agradou a ninguém. Antoinette Fouque, do Movimento de Libertação da Mulher, lembra que "felação não provoca câncer". Para ela, "a imagem de um homem velho com a mão sobre a cabeça de adolescentes é insuportável". Bertrand Dautzenberg, titular do órgão público de combate ao fumo, opina que o material só vai chamar a atenção de adultos.

A ONG La Moute considerou a ideia "abominável retorno de tudo o que se fez nos últimos 40 anos". A entidade considera que a publicidade banalisa a violência sexual. "O tabaco é uma droga, a violência sexual, um crime, agravado se a vítima do adulto é um jovem", prossegue.

A secretaria do Estado e da Família promete pedir a retirada da peça de circulação.

Desde dezembro de 2009, a França adotou a inclusão de imagens chocantes no verso do maço de cigarros. Até então, apenas alertas do tipo "Ministério da Saúde adverte" povoavam as embalagens. Como a medida acontece no país que tentou proibir o happy hour, é bom ficar atento.

A campanha também é composta de um vídeo que relaciona o fumo à ingestão de substâncias tóxicas. Mas ninguém nem presta atenção na peça (no Brasil fica mais difícil, porque não tem legenda).

3 comentários:

Marcão disse...

Um amigo fumante me chamou a atenção para isso ontem. A luta anti-tabagista é válida, mas está virando uma cruzada intolerante, agressiva e, muitas vezes, fascista, como já repercutimos aqui:

http://www.futepoca.com.br/2009/09/movimento-compara-antitabagismo-eugenia.html

Eu estou vendo o dia em que os cigarros de nicotina serão vendidos junto com os de maconha pelos traficantes e os bares serão proibidos de vender bebida alcoólica.

Duvida? É só o Serra se mudar para o Planalto Central...

Nicolau disse...

Essa cruzada santificada contra o cigarro é mesmo uma merda, e eu nem sou fumante. Mas no caso dessa propaganda é até pior, pois ela mistura coisas não misturáveis. Não tem o menor cabimento comparar um crime sexual com propaganda de cigarro. E, como disse a moça do Movimento de Libertação da Mulher, "felação não provoca câncer". Tosco. Curioso é que o pessoal deve ser super bem intencionado, mas perde a noção. Cai numas de "os fins justificam os meios". Perigosíssimo.

Anônimo disse...

o que o bill clinton diria sobre isso?