Destaques

terça-feira, janeiro 17, 2012

Estupro no BBB: como fica a rede Globo?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O grotesco caso do provável estupro ocorrido em frente às câmeras do Big Brother Brasil 12 teve alguns desdobramentos após o excelente post da Thalita. A participante Monique (percebeu que nenhum deles tem sobrenome?) foi retirada da casa na manhã desta terça-feira, 17, para prestar depoimento à Polícia Civil – e, espero eu, assistir às cenas da “ficada”, nos termos de Pedro Bial, entre ela e o tal Daniel. O delegado esteve lá por quatro horas e não divulgou informações sobre os depoimentos, o que é o mínimo que se pode esperar.

No mundo virtual, as reações continuam. Luis Nassif, sem passar necessariamente pelo caso, argumenta pela proibição do BBB, que viola o direito à privacidade e intimidade. Segundo ele, não vale dizer que os participantes topam abrir mão desses direitos – da mesma forma que um suicídio assistido é punido, também deveria ser o sacrifício assistido da privacidade. Levanta a questão: o aparato jurídico de que dispomos cobre as possibilidades de um negócio como o BBB?

Paulo Henrique Amorim, como sempre, foi na canela, ao perguntar: estupro ao vivo não cassa concessão? Ele exorta os ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e José Eduardo Cardozo (Justiça) a seguir os passos do delegado da polícia civil e invadir o Projac para peitar a Vênus Platinada – que claramente optou por atrasar o quanto pôde qualquer investigação a respeito do caso, que só está avançando pelas repercussões, especialmente na internet.

No blog Tab na Rede, que conheci via Vi o Mundo, Ana Flávia C. Ramos também discute o papel da rede Globo no caso. Ataca ela: “Monique, confinada em um reality show, sem contato com o mundo exterior, não sabe que o Brasil discute seu suposto estupro. Possivelmente violentada enquanto dormia, ela é também 'violentada' pela produção do programa, quando esta se nega a informá-la exatamente sobre que está ocorrendo.”

Uma consequência prática o absurdo caso já teve: uma elevação de 80% na combalida audiência do reality show. Amargando média de 20 pontos no Ibope, a menor de todas as edições, o programa atingiu 36 pontos na segunda-feira. Ironia só possível na vida real.

4 comentários:

Catia disse...

Lamentável, no meu ponto de vista não vai dar em nada para a TV, pois ela mesma nao entrou em detalhes na hora de falar sobre o caso, na hora do programa. Ainda assim gostaria de saber a resposta da pergunta feita pelo Amorim.
No aguardo.

João Quirino disse...

Sobre o caso do BBB, uma contribuição às discussões: http://www.qultural.blogspot.com/2012/01/muito-alem-da-realidade.html

Anônimo disse...

e o grande vencedor de todo esse imbroglio... é a Globo:

http://f5.folha.uol.com.br/televisao/1035412-expulsao-de-daniel-faz-ibope-do-bbb-disparar-80.shtml

Nicolau disse...

Anônimo, não vejo dessa forma. É realmente irônico que a audiência dos caras aumente, mas fica comprometida a credibilidade e aumenta o tom das (justificadas) críticas à emissora. Mesmo para o BBB, a trajetória da audiência do programa é descendente já desde as edições anteriores. Esse episódio deu uma alta pontual, mas a tendência é que termine por diminuir ainda mais o interesse no longo prazo. Ou pelo menos é o que eu espero, rs.