Destaques

domingo, junho 04, 2006

O árbitro

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No momento atual do futebol, repleto de erros de arbitragem que são rigorosamente fiscalizados pelas câmeras de televisão, o juiz chama cada vez mais atenção da mídia. Então, é justo falar um pouco da pessoa que vai apitar a partida de estréia do Brasil na Copa, o mexicano Benito Armando Archundia. Seus auxiliares serão José Ramírez e Hector Vergara, ambos do México, já que, no Mundial, os trios são sempre do mesmo país.

Archundia é o mesmo que apitou a final do Mundial entre Liverpool e São Paulo, em 2005. Ali, ele foi bastante questionado pelos jogadores da equipe inglesa, que teve três gols anulados. É preciso lembrar que dois deles corretamente, sem sombra de dúvidas, enquanto o outro é discutível, mas é aquele típico lance em que qualquer das opções – dar ou anular o gol – causaria polêmica e reclamações.

O árbitro mexicano é advogado e árbitro desde 1987, integrando o quadro da FIFA desde 1993. Sua primeira partida internacional foi entre Estados Unidos e Grécia, em 1994. Agora a responsabilidade é levemente maior.

3 comentários:

Anselmo disse...

Alguém aí se lembra de algum jogo em que o Brasil foi prejudicado pela arbitragem em copas? De cabeça, me lembro de um no final de um primeiro tempo em uqe o Zico fez gol de cabeça, mas o juiz encerrou o primeiro tempo antes. Foi contra a Rússia em 1982? Ou esse contra a Rússia foi aquele em que um gol legítimo não foi validado porque só o bandeira não viu que a bola entrou depois de bater na trave? nao me lembro. acho que bebi demais...

Glauco disse...

Isso aconteceu no último minuto do jogo contra a Suécia, em 1978, em uma cobrança de escanteio do Nelinho.

Marcão disse...

Se botarem o Rogério Ceni de titular, o Cicinho na lateral e o Mineiro no meio, ele é capaz de se confundir e ajudar de novo!