Destaques

quarta-feira, dezembro 13, 2006

De virada, Estudiantes derruba Boca e é campeão após 23 anos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

“El corazón Pincha fue más que Boca”. Com este título, o site do jornal argentino Olé anunciou no início da noite de quarta-feira a conquista pelo Estudiantes de La Plata do título do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, o quarto de sua história.
Depois de abrir o marcador com um gol do atacante Martin Palermo aos 4min do primeiro tempo, o Boca Juniors sofreu a virada com gols de José Sosa, aos 20min, e Mariano Pavone, aos 35min do segundo tempo. O jogo foi no estádio Jose Amalfitani, em Buenos Aires, casa do Vélez Sarsfield.
Conforme me explicou o Gerardo Lazzari, fotógrafo argentino radicado no Brasil e torcedor do Estudiantes, o apelido “pincha” com o qual é conhecida a torcida do time campeão se deve ao fato de que muitos de seus integrantes freqüentavam o “mercadão” de La Plata, onde eram chamados de “espeta ratos”. Em espanhol, o verbo pinchar significa espetar.
Técnico campeão e ex-jogador da seleção argentina, Diego Simeone, El Cholo, estava emocionado: “Depois de perder para o São Paulo na Libertadores, falei com meus jogadores e lhes disse que seríamos campeões”, declarou.
Além dos quatro títulos nacionais (os outros foram em 1967, 1982 e 1983), o Estudiantes ganhou três vezes a Taça Libertadores da América (1968, 1969 e 1970, tornando-se o primeiro time sul-americano a conseguir essa façanha) e uma vez o Mundial Interclubes, em 1968, ao bater na final (em duas partidas) o Manchester United, da Inglaterra. O clube de La Plata revelou jogadores como Martin Palermo (hoje no Boca) e Juan Sebástian Véron (“La Bruja”, que voltou para ser campeão), entre outros.
“Que dizer deste Estudiantes? Um triunfo fantástico o desta tarde, o fecho de ouro para uma temporada inesquecível. Simeone levou seus jogadores a uma merecida volta olímpica, ajudado por um grupo de jogadores que deixou tudo no campo. Esta equipe nunca se deu por vencida. Por isso, converteu esta frase feita em uma formosa realidade”, concluiu o diário Olé.

5 comentários:

Marcão disse...

Isso significa que o Estudiantes tirou o Boca da Libertadores 2007? Ou não?

Glauco disse...

Não, Marcão. A temporada na Argentina, assim como na Europa, começa no segundo semestre, com o Apertura, e termina no primeiro semestre do ano seguinte, com o Clausura. Assim, os classificados do país para a Libertadores do ano seguinte estão definidos em julho.
Classificam-se o campeão do Clausura e do Apertura mais os três times que tenham obtido maior pontuação na temporada. O Boca ganhou os dois títulos, Apertura - 2005 e Clausura - 2006.

Anônimo disse...

O Estudiantes não só foi o primeiro a ganhar três Libertadores consecutivas, mas também o único. Até hoje ninguém repetiu a façanha.

E sobre esse calendário argentino, eu acho que isso não faz o menor sentido, na boa. Dois campeonatos por ano é meio bobo, ao meu humilde ver. Nesse ponto o Brasil faz melhor que todo mundo (falando sério, sem ironias) - um campeonato por ano, começando e acabando na mesma temporada. Tem coisa mais lógica que isso?

Marcão disse...

Apesar de admitir que, devido à janela européia de transferências, cada turno do Brasileiro vira quase um campeonato diferente, eu concordo com o Olavo.

Edu Maretti disse...

Inclusive, diz que já qcomeça a crescer muito na Europa, entre os dirigentes de grandes clubes, a idéia de se adotar o calendário como no Brasil. Não é apenas boato, segundo disseram os comentaristas da ESPN-Brasil outro dia. Por alguns motivos, entre os quais o inverno europeu. O calendário deles reservaria esse período para as férias.