Destaques

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Sobre a garotada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A falta do que fazer me levou a assistir os três jogos televisionados do fim de semana. Confesso que não prestei muita atenção em nenhum, especialmente no do São Paulo, mas vão minhas impressões:

A seleção foi bem contra o Chile, principalmente no segundo tempo. No primeiro, a coisa não andou. O meio-campo não conseguiu produzir e o técnico utilizou dois centroavantes (Edgar e Fabiano) altos, fortes e lentos, o que limitou as possibilidades de jogadas. O time se limitou a chuveirinhos na área para a proveitar a estatura dos dois.O Chile apresentava um futebol mais organizado, de bom toque de bola, mas sem grande capacidade ofensiva. Num dos poucos lances de perigo, o chileno Isla passou pela defesa brasileira (destaque negativo, jogando em linha) e marcou 1 a 0 Chile.No segundo tempo, entrou Alexandre Pato (que não começou o jogo por estar vindo de contusão), o que mudou a característica do ataque. Mas a virada veio dos pés de outro jogador, bem menos badalado. Leandro Lima, meia do São Caetano, que teve atuação apagada no primeiro tempo, acordou, criou lances de perigo e, em duas jogadas individuais, colocou o Brasil na frente.Impressionante a quantidade de elogios colhidos por Alexandre Pato e Lucas de Luciano do Vale e Marcelinho Carioca, dublê de comentarista. O tal do Leandro jogando muito, virou o jogo, e os dois só falavam do Pato, gênio, e de Lucas, o líder. Isso antes dos dois golaçõs de Pato, antes até dele pegar na bola. A mãe do Leandro deve ter ficado enciumada.

******

Na Copinha, assisti São Paulo 3 x 1 Sao Carlos e Corinthians 6 x 0 Paysandu. A superioridade dos times paulistas era clara. O São Carlos saiu na frente, mas o Tricolor não se desiqulibrou e a virada foi uma questão de tempo. Aliás, tempo foi fator fundamental nos dois jogos: São Carlos e Paysandu (o último certamente prejudicado pelas 46 horas de viagem de Belém até Araras) não tinham fôlego no fim do jogo e facilitaram a vida dos paulistanos. No São Paulo, destaque para o meia Sérgio Mota. No São Carlos, gostei do defenser Claudinei.O Corinthians entrou meio sonado em campo e o primeiro tempo foi equilibrado. O Paysandu criou as melhores chances, mas parou no goleiro Luiz Fernando.Mas foi o Timão que abriu o placar num frango do goleiro Paulo Narciso (que não é tão ruim quanto o lance fez parecer), que aceitou chute de fora da área do centroavante Alison (que é esforçado e tem boa presença de área, mas não passa muito disso). Menos de um minuto depois, o ala esquerdo Everthon (bonzinho, mais meia que lateral) deu belo passe para o meia-atacante Lulinha (já falo dele), que tocou na saída do goleiro.Na segunda etapa, O paysandu tentou ir para cima e deu espaço para o Corinthans, que fez a festa. Lulinha e Alison fizeram mais um cada, e Robson Baiano (atacante rápido e atrevido) e Caju (ala direito esforçado) fecharam a goleada.Chamaram minha atenção o meia-atacante Lulinha, de 16 anos, e o atacante Dentinho, que seria ponta, se jogasse uns 30 anos atrás. Dentinho é rápido, habilidoso e atrevido, mas parece não ter muito faro de gol. Se melhorar isso, pode ser um grande jogador. O futebol dele me lembrou um pouco o de Gil nos bons momentos, o que não é necessariamente bom.Lulinha é sem dúvida o melhor jogador do time e foi o melhor da partida. Meia lúcido, inteligente, frio na conclusão (seu segundo gol, quando tocou com categoria por cima do goleiro, mostra bem isso). Se coloca bem em campo e tem boa visão de jogo. Tomara que continue assim.

8 comentários:

Anônimo disse...

Esse Fabiano, da seleção sub-20, é chamado pelos flamenguistas de "Fabicone". Por aí, dá pra se ter uma idéia do futebol do rapaz.

Marcão disse...

Vi um pedaço do jogo do Curíntia, já tava uns 4 a 0. Lulinha e Dentinho são realmente bons (apesar de o adversário praticamente não existir), mas o "esforçado" Caju me pareceu bem participativo, um cara que joga pro time. O legal é que no Curíntia não tem essa besteira de jogador não poder ter apelido. No São Paulo, mudaram o nome do goleiro Madruga e do atacante Biriça. Bobagens de empresários e cartolas. Futebol brasileiro é: Dadá, Pelé, Didi, Kaká, Pepe, Vavá, Tostão e Garrincha. Sempre desconfio de jogador com nome e sobrenome...

Glauco disse...

A mãe do Leandro pode ter ficado enciumada, mas o Pato está pintando como um baita boleiro...

Anônimo disse...

Todo mundo fala do Lulinha. Tenho medo disso e explico isso no Blogoleada...

Marcão disse...

"Tem medo" do Lulinha? Perdão, mas parece coisa da Regina Duarte...

Nicolau disse...

Claro, não tiro méritos do Pato. Mas é que ele nem estava em campo e o Luciano já tinha eleito ele o craque da partida. Os gols dele foram de craque, sem dúvida. principalmente considerando que ele fez, se não me engano, uns quatro jogos como profissional.

Nicolau disse...

Sobre o Lulinha, tem razão o Fernando Galvão. Existe um bom risco de se estragar uma promessa com elogios excessivos. Mas na situação em que nos encontramos (já bastante discutida por aqui), com os jogadores indo para a Europa (ou Japão, ou Coréia) cada vez mais cedo, naõ sobra muita alternativa. Se não falarmos dos moleques de 16, 17 anos, só vamos falar quando eles já estiverem lá fora. Um dos comentários sobre o Alexandre Pato ontem foi do Miller. perguntado sobre o que achava do jogador, ele não comentou sua hablidade ou seja lá o que for. Disse: Não fica mais seis meses no Brasil. Que os torcedores do Inter (e os jornalistas gaúchos) aproveitem seu ídolo enquanto podem.

Marcão disse...

Olha o que saiu no IG, Nicolau:

Pedro Juan Caballero, 8 jan (EFE). O Atlético de Madri e o Real Madrid enviaram olheiros para o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de futebol, que acontece no Paraguai.

A intenção das equipes é encontrar possíveis reforços entre osparticipantes da competição.

Santos Pérez Pando, da Comissão Técnica do Atlético, disse à Efe que seu clube enviou dois observadores para a primeira fase do torneio. "É necessário estar presente em todas estas competições para saber como estão os jogadores jovens", declarou Pérez.

O representante afirmou que a vitória de 4 a 2 do Brasil sobre o Chile pelo grupo A da competição foi acompanhada com atenção.

Segundo ele, o desempenho dos brasileiros Leandro Lima e Alexandre Pato, que marcaram dois gols cada, chamou sua atenção.