Destaques

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Até o Gustavo Franco

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Gustavo Franco é economista da PUC-Rio, o ninho dos neoliberais brasileiros. É das maiores concentrações da corrente. Foi presidente do Banco Central do primeiro governo Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 1998, período no qual sustentou a sobrevalorização do real ante o dólar numa bolha que causaria a crise de 1998 – cujo impacto foi ampliado pela decisão pra lá de eleitoreira de segurar a liberação do câmbio para depois do pleito de reeleição do então presidente.

Como no Brasil até ministro com histórico de hiperinflação pode abrir empresa de consultoria quando não consegue um posto no Conselho Administrativo de algum grande banco, Gustavo Franco tem também uma coluna quinzenal na Época. O exemplar desta semana caiu nas mãos deste manguaça. Vale nota.

"O problema do câmbio é o superávit" (só para assinantes) fala sobre a valorização do real e a ação do Banco Central de ampla compra de dólares desde janeiro. Ele registra: "Que ninguém venha com essa conversa 'neoliberal' de que a intervenção é ineficaz. Na ausência desses US$ 121 bilhões comprados pelo governo, o câmbio não estaria em R$ 2,09, mas muitíssimo abaixo". A solução apontada pelo artigo é baixar o superávit primário.

Até o Gustavo Franco com essas idéias!

1 comentários:

Glauco disse...

Que medo... Será que ele também está convertido?