Destaques

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Morre inventor do pebolim (ou totó)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Morreu na última quinta-feira Alejandro Finisterre, espanhol que ficou conhecido como o inventor do pebolim (ou totó, como é chamado popularmente). A invenção ocorreu quando ele tinha 17 anos, ao se acidentar durante a Guerra Civil Espanhola e ser internado em um hospital de Barcelona. Apaixonado por futebol, pensou em uma maneira para que as crianças hospitalizadas pudessem "praticar" o esporte usando apenas as mãos. Finisterre patenteou seu invento em 1937 e, 15 anos depois, exilado na Guatemala, aperfeiçoou o jogo, incorporando barras de aço e melhorando a qualidade do material. (do site Terra)

Já sei: vamos beber o falecido. E, de preferência, num boteco que tenha pebolim.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pô, pra mim sempre foi pebolim. Totó só no Rio... Foi um golaço desse senhor, de qualquer forma...

Anônimo disse...

Interessante, nunca tinha ouvido falar sobre esse cara e tbm nunca tive curiosidade de saber quem inventou o totó!
haha

Anônimo disse...

O mais incrível disso tudo é que ele pensou nas criancinhas, com diria Pelé "The King" Arantes dos Nascimento "Pense nas criancinhas".
Sempre gostei de pebolim, minha infância foi regada a pebolim, gibi sem caroço e baré de saquinho no bar do Degas na esquina da casa da minha vó.
Que Deus, Jah, Buda, Vishnu, Alá, Maomé ou qualquer um deles receba o Sr. Finiesterre com muita festa.

RpmuloPC disse...

Ola pessoal, tudo bem galera? Gostaria de saber quem mora em Belo Horizonte ou na regiao e gosta de jogar pebolim, o totó.
Estive conversando com o presidente da Febrape, Federação Brasileira de Pebolim, e ele me disse que quem tiver o interesse podemos criar uma associação em BH e participarmos de torneios. Ele disse também que se conseguirmos organizar o pessoal para a criação dessa associação, ele envia toda a estrutura e fornece todo know-how para ser realizado um torneio, depende apenas só de nós tomarmos a iniciativa para começarmos a competir, e além disso, fazermos novas amizades. Topam?
Quem tiver interesse comunicar na comunidade do Orkut, Pebolim em BH http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94018911&refresh=1

obrigado.