Destaques

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Morre inventor do pebolim (ou totó)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Morreu na última quinta-feira Alejandro Finisterre, espanhol que ficou conhecido como o inventor do pebolim (ou totó, como é chamado popularmente). A invenção ocorreu quando ele tinha 17 anos, ao se acidentar durante a Guerra Civil Espanhola e ser internado em um hospital de Barcelona. Apaixonado por futebol, pensou em uma maneira para que as crianças hospitalizadas pudessem "praticar" o esporte usando apenas as mãos. Finisterre patenteou seu invento em 1937 e, 15 anos depois, exilado na Guatemala, aperfeiçoou o jogo, incorporando barras de aço e melhorando a qualidade do material. (do site Terra)

Já sei: vamos beber o falecido. E, de preferência, num boteco que tenha pebolim.

4 comentários:

Fernando Galvão disse...

Pô, pra mim sempre foi pebolim. Totó só no Rio... Foi um golaço desse senhor, de qualquer forma...

Sorín disse...

Interessante, nunca tinha ouvido falar sobre esse cara e tbm nunca tive curiosidade de saber quem inventou o totó!
haha

Joker disse...

O mais incrível disso tudo é que ele pensou nas criancinhas, com diria Pelé "The King" Arantes dos Nascimento "Pense nas criancinhas".
Sempre gostei de pebolim, minha infância foi regada a pebolim, gibi sem caroço e baré de saquinho no bar do Degas na esquina da casa da minha vó.
Que Deus, Jah, Buda, Vishnu, Alá, Maomé ou qualquer um deles receba o Sr. Finiesterre com muita festa.

RpmuloPC disse...

Ola pessoal, tudo bem galera? Gostaria de saber quem mora em Belo Horizonte ou na regiao e gosta de jogar pebolim, o totó.
Estive conversando com o presidente da Febrape, Federação Brasileira de Pebolim, e ele me disse que quem tiver o interesse podemos criar uma associação em BH e participarmos de torneios. Ele disse também que se conseguirmos organizar o pessoal para a criação dessa associação, ele envia toda a estrutura e fornece todo know-how para ser realizado um torneio, depende apenas só de nós tomarmos a iniciativa para começarmos a competir, e além disso, fazermos novas amizades. Topam?
Quem tiver interesse comunicar na comunidade do Orkut, Pebolim em BH http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94018911&refresh=1

obrigado.