Destaques

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

O último clube de Mestre Ziza

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O (para nós) desconhecido Audax Italiano, clube chileno que recebe o São Paulo hoje à noite em Santiago, na estréia do Tricolor na Libertadores, faz parte da biografia de pelo menos um grande craque do futebol mundial. Depois de jogar pelo próprio São Paulo entre 1957 e 1958 e passar rapidamente pelo Uberaba (MG), Tomás Soares da Silva, o Zizinho (foto), partiu para o Chile e jogou no Audax até 1962, encerrando sua carreira aos 40 anos - justamente no ano em que aquele país sediou a Copa do Mundo (e o Brasil foi bicampeão). O clube chileno permitiu ao Mestre Ziza, também, sua primeira experiência como treinador. Longe dos holofotes atualmente, o Audax Italiano conquistou quatro campeonatos chilenos - em 1936, 1946, 1948 e 1957. Em 1958, um amistoso no Pacaembu reuniu o campeão chileno e o campeão paulista de 57. O São Paulo venceu o Audax por 4 a 1. Curiosamente, Zizinho não jogou.

8 comentários:

Edu Maretti disse...

Vivendo e aprendendo...

Glauco disse...

Pra gente ver que a mania de jogadores continuarem jogando mesmo sem condição física e técnica vem de longa data...

Edu Maretti disse...

É verdade, os velhos "ex-jogadores em atividade". De qualquer maneira, o post é bem legal. Eu nem suspeitava que o grande Zizinho jogou no tal Audax.

Olavo Soares disse...

O Audax também tem outro marco em sua história que envolve o Brasil: era um dos participantes das épicas "Copas Parmalat", que nos anos 90 reuniam os clubes patrocinados pela multinacional na América do Sul. Disputavam também o certame Peñarol, Juventude, Santa Cruz e, claro, Palmeiras.

Marcão disse...

Verdade. O palmeirense João Paulo, que muitos aqui conhecem, estava de férias no Nordeste no início de 96 e pôde assistir em primeira mão, num desses torneios da Parmalat, o primeiro show daquele "Palmeiras dos 100 gols" que iria arrasar e salgar a terra no Paulistão.

Olavo Soares disse...

Salvo engano, esse show do Palmeiras de 96 no Nordeste não foi pela Copa Parmalat, e sim pela Euroamérica. O Verdão foi campeão goleando o Borussia Dortmund por 5x1 e empatando com o Flamengo por 1x1 - fazendo o gol nos acréscimos, com Rivaldo.

Marcão disse...

Procede, Olavo. Falha nossa.

Anônimo disse...

Soy torcedor de Audax Club Sportivo Italiano de Chile, gracias por la nota, grazie Palmeiras por aquella Copa Parmalat...

Aguante el Verde (Verdao)