Destaques

quinta-feira, setembro 06, 2007

Rogério Ceni: o único goleiro do mundo que se adianta em cobrança de pênalti

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Na hora da cobrança deu pra ver nitidamente: o goleiro do São Paulo, Rogério Ceni deu um passo enorme com a perna direita e, assim, conseguiu o apoio necessário para saltar e defender o chute de Coelho, do Atlético-MG (na foto, o lance). Na TV Globo, o locutor Cléber Machado e os comentaristas Falcão e Arnaldo César Coelho acusaram a irregularidade de imediato. No replay, por diversos ângulos, o passo a frente era incontestável. Mas o árbitro catarinense Paulo de Godoy Bezerra não mandou voltar o pênalti, para desespero do técnico atleticano (e ex-goleiro) Emerson Leão.
Até aí, morreu Neves. Não é a primeira nem a centésima vez que Rogério Ceni se adianta numa cobrança de pênalti. Raríssimas vezes, isso permitiu que fizesse a defesa. E, mais raro ainda, algum juiz teve peito de mandar voltar. Porém, a cada vez que ele se adianta, impede o gol e o árbitro se faz de desentendido, o mundo desaba em sua cabeça. Tudo bem, faz parte.
Mas será que ele é o único no Brasil ou no mundo que se adianta na hora do pênalti? E será que é só com ele que os juízes não voltam a cobrança? Eu vi pelo menos meia-dúzia de defesas de pênalti este ano e, na maioria, o goleiro se adiantou. Nenhuma cobrança foi repetida. E ninguém falou absolutamente nada. Por que? Tá, eu sei, vão falar que é o "apito amigo são-paulino", que o Rogério é "frangueiro", "arrogante", "superestimado", "ajudado" etc, etc. Mas isso desvia o foco do problema crucial: a falta de critério (mundial) da arbitragem em cobranças de pênalti.
Por que, na hora das cobranças, os dois auxiliares não ficam postados, um de cada lado, nas bandeirinhas de escanteio? Eles poderiam acusar o adiantamento. E por que a televisão não pode ser consultada num momento desses? Se o passo a frente foi escandaloso e o juiz não acusou, a decisão de voltar a cobrança não pode ficar somente com ele. Parece tão simples, mas, sei lá, tem coisas que parece que ninguém quer mexer. E a culpa, pra variar, é do Rogério Ceni!


Ps.: O Lance! de hoje traz a foto que flagra o passo a frente do goleiro do São Paulo e, logo acima, um lance anterior em que o goleiro do Atlético-MG, Édson, dá uma voadora com o pé direito no peito do Jorge Wagner, dentro da área. O juiz não deu pênalti nem cartão vermelho (e nem amarelo). Mas, lógico, o "apito amigo" é sempre são-paulino...

8 comentários:

Anselmo disse...

defesa preventiva de são paulino?

Marcão disse...

E me adiantei dois passos pra defender!

fredi disse...

É, nem quando vocês ganham escrevem tanto,quanto para defenderem o Rogério, vcs têm certeza de que torcem para o sampaulo ou é para o Rogério Ceni Futebol Clube?

E olha que vou escrever sobre o jogo e não pretendo falar de arbitragem.

Quanto à argumentação em si, quer dizer que um erro justifica outro? É só para tentar entender...

Marcão, por que tanto choro preventivo?

Marcão disse...

Pra desocupar logo e poupar os adversários de escrever - mais uma vez - sobre "apito amigo são-paulino", "Rogério Ceni arrogante e péssimo goleiro" etc. É um "choro cidadão"! (rsrs)

Anônimo disse...

O Diego não se adiantou contra o Ipatinga mas o árbitro mandou voltar.

O rogério pode não ser o único, mas é o que se adianta da maneira mais acintosa e com mais frequência. Ele simplesmente não se preocupa em tentar não se adiantar.

Além disso, tentou coagir o Milton Neves a não criticá-lo mais por isso. Vejam lá: http://www.observatorioverde.net/2007/06/15/milly-lacombe-e-a-manipulacao-de-ceni/

Anônimo disse...

é, mas pra ganhar da argentina vale, né???

Wilson disse...

Não acho que o Rogério ande nas cobranças de penalti.

Bambi não anda saltita alegremente.

Este é o timinho mais aético que coneheço. vai ganhar um campeonato de mão beijada totalmente roubado.

Acho incrível ELAS não terem vergonha de comemorar recordes conquistados com ajuda de juizes.

Se dizem time grande, mas quando enfrentam um grande de verdade precisam de ajuda do apito para ganhar ou empatar.

E a imprenssinha cor-de-rosa acha tudo normal.

É uma vergonha!!!

Anônimo disse...

Vergonha é essa mania de torcedores de outros times apelarem para a baixaria quando falam do SP. Seria interessante ler argumentações sem xingamentos desnecessários.