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A CBF publicou ontem, no site oficial da entidade, nota em que afirma que a seleção brasileira venceu a Colômbia por 2 a 1 com gols de Kaká e Ronaldinho. Se era isso que estava combinado com os russos, quer dizer, com os colombianos, algo deu errado e provavelmente o editor do site não viu o jogo.
Dá para entender o por quê...
Nota: a CBF já trocou o texto e fez pedido de desculpas, mas para quem não viu, a imagem está publicada abaixo.
Nota II: mesmo inacessível pela lista de notícias, o texto ficou no (neste endereço, atualmente inativo) por pelo menos três dias.
No destaque:
Atualizado no dia 22/10, às 16h20
15 comentários:
Acho que alguém precisa fazer o teste do bafômetro nos jornalistas da CBF...
Bizarro.
Pra quem interessar, o link com o pedido de desculpas está abaixo. Por que não linka no post, Fredi?
http://www2.uol.com.br/cbf/sitenoticias/_7442125620071015.html
Será que não é melhor começar pelo Ricardo Teixeira?
Mas que falta se solidariedade é essa entre jornalistas "manguaça"?
Desde quando isso é crime?
Perguntinha capciosa: a Colômbia tem - ou negocia - patrocínio da Nike?
Vou me especializar em narrativas fantásticas de fechamentos etílicos sem base na realidade, mas de verossimilhança ímpar.
Olha só: tecnologia manguaça de fechamento considera que é melhor trabalhar menos. Óbvio.
Então, lá na redação, o cidadão (ou a cidadã) pensa em produzir três notas, uma com vitória, outra com derrota e outra com empate. É que assim, pensa a figura, quando acabar o jogo, é só adaptar, publicar e ir pra casa num domingo fim de feriado. Que idéia!
Primeiro, ele(a) pensa na aposta que fez no bar, e começa com a vitória do Brasil por 2 a 1, com gols de Kaka e Ronaldinho.
Aí, olha a escalação da colômbia e vê que não conhece nenhum atleta do time adversário e percebe que terá dificuldades para escrever a matéria-gaveta com a derrota. Então, não completa o texto da vitória por 2 a 1 (porque nem sabe quem poderia fazer o gol colombiano) e percebe que não vale a pena trabalhar 3 vezes pra só usar uma matéria, que a estratégia era falaciosa. Mas essa iluminação só surge depois de produzido o título e o olho (subtítulo) da primeira nota.
Quando termina o jogo, a matéria certa é redigida sobre aquela já produzida, com horário das 20h37 – portanto, durante o jogo – e o cidadão não percebe que, mesmo mudando o título e o olho na área administrativa do site, a mudança não é processada, um defeito especial do sistema de gerenciamento e armazenamento de dados do site.
A constatação só se dá às 23h32, e uma nova nota é publicada. Mesmo tornando o texto inativo, ele continua no ar por outro defeito especial, acessível pelo link publicado, porém fora da lista de últimas notícias.
Que tal?
Marcão, a Lotto é quem confecciona o uniforme da seleção colombiana. A Cerveja Águila é a patrocinadora oficial.
Mas como a Nike entra nessa nova teoria da conspiração? É mesmo esse o fórum certo para esse tipo de denúncia ou seria uma certo estabelecimento na Fradique Coutinho?
Tá, eu vou tomar vermelho e suspensão de 590 dias, mais perda de mando de campo e multa em cerveja (que não vou pagar, aumentando o Risco-Nivaldo do País), mas não resisto: esse patrocínio da Colômbia é piada pronta, Águila que passarinho não bebe!
pô, marcão, essa é de doer! vermelho é pouco e pena perpétua em pagamento de cerveja seria o mínimo! mas como vc já disse que não vai pagar aguarde...
Já que não vai pagar cerveja, sugestão de penas alternativas ao Marcão:
Rever os melhores momentos de São Paulo e Milionários no Morumbi
Virar setorista do Curinthia na segundona e ter de escrever sobre todos os jogos para o Futepoca
Ter de assistir a todos os programa a e editar livro com o pensamento vivo de Chico Lang
o glauco pediu, e eu, empenhado nas versões verossímeis porém fantásticas sobre como funciona a mente manguaça, aprensento mais uma teoria, desta vez para explicitar o suposto papel da nike no erro. Perceba-se que uma teoria nada tem a ver com a outra, já que ambas não têm base na realidade e qualquer semelhança é mera coincidência.
O contrato da CBF com a Nike tem uma cláusula que exige o time titular em um percentual de jogos, pra garantir retorno de marketing. O que a oposição não vê é que há uma cláusula de resultados, que exige rendimento e produtividade (proporção de vitórias, empates e derrotas).
O manguaça que levantou a suspeita teria (teria, eu escrevi) pensado que se a Colômbia tivesse (tivesse, percebam) relação com a Nike, teria (chega de condicionais) metas semelhantes. Ora, como ficaria se as metas fossem conflitantes? Uma boa conspiração precisa prever essas situações. No delírio manguaça, a Colômbia precisaria (sem comentários) de um empate enquanto o Brasil, de uma vitória.
A prevalência do que seria a exigência para a Colômbia mostraria uma preferência da multinacional pelo país cuja capital é Medelin em detrimento do "combinado" com o Brasil. Como o redator da nota errada "sabia" da trama e da necessidade tupiniquim de vitória – supostamente acertada no esquema místico-conspiratório nonsense –, produziu o texto antes, na hipótese de estar "tudo dominado", mas não contou com a reviravolta nos planos maquiavélicos.
Como a Nike não patrocina a Colômbia, a versão naufraga, dando margem ao trocadalho lamentável lido acima.
Anselmo, nego ter incentivado esse post de qualquer foram e atesto que a cerveja que você tomou não era a mesma que a minha. A propósito, a capital da Colômbia é Bogotá.
O site da CBF é de uma excrescência ímpar.
a gente escreve, escreve, escreve, e ninguém lê. perceba-se que a versão surrealista da narrativa teria sido formulada em uma mente manguaçada, e só assim a capital da Colômbia poderia ser Medelin. Na mente insana e embriagada, o que se queria era levantar uma nova ligação espúria, entre todas as conspirações e o antigo cartel de tráfico.
porém, como faltou incluir aspas em "cuja capital é" pra caracterizar o pensamento do fictício personagem-ébrio. Por isso, aceito o puxão de orelha.
Perece-me que o editor da CBF simplesmente colou o título (não sei por que cargas d'água) do resultado do jogo das últimas eliminatáorias: Colômbia 1(Angel) x Brasil 2(Ronaldo e Kaká).
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