Destaques

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Zé Dirceu aposta em Dilma ou Marta para 2010

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O ex-ministro José Dirceu comandou uma palestra em São Bernardo na terça-feira (11/12), a convite do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Falou basicamente sobre o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mas, inevitavelmente, acabou analisando o cenário para as eleições de 2010. Para Dirceu, as ministras Dilma Rousseff (da Casa Civil) e Marta Suplicy (Turismo) são os nomes mais cotados para o PT. Mas, em sua opinião, a prioridade do partido deve ser a aliança com o PMDB. (Foto: Luciano Vicioni)

Futepoca - Como o senhor avalia, hoje, o cenário da próxima disputa presidencial?
José Dirceu - O PCdoB e o PDT estão evoluindo, com alguns partidos, para a candidatura do Ciro Gomes (PSB). O DEM, o PSDB e o PPS vão acabar construindo uma candidatura comum, é a tendência. O PTB talvez não dê apoio ao PT e lance o Fernando Collor como candidato. O PR é um partido que já tem uma aliança mais estreita com o PT, o José Alencar foi duas vezes vice do Lula. E o PP, vai depender muito do desenvolvimento, não sabemos. Mas a prioridade do PT, no meu entendimento, tem que ser o PMDB.

Futepoca - Por que?
José Dirceu - Nosso governo se consolidou, se estabilizou e venceu as eleições, de 2005 para 2006, muito em torno da aliança com o PMDB. É o maior partido, tem uma cultura desenvolvimentista, nacionalista, com bases populares no Brasil e que tem o número suficiente de deputados e senadores, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores para, junto com o PT, formar uma maioria no país. Precisamos de uma maioria na Câmara Federal e no Senado para impulsionar as reformas que o Brasil precisa, como a tributária, por exemplo. E o país precisa de uma maioria para o próximo governo, que não terá o Lula como presidente. E é preciso eleger esse presidente. É evidente que, se o PT e o PMDB estiverem juntos, e o presidente da República apoiar um candidato desses dois partidos, haverá uma grande possibilidade de ele estar no segundo turno e vencer. Porque, de certa maneira, o PT terá candidato. Pode não ser o candidato final da aliança, da coalizão, mas o PT tem que ter um candidato até pela dimensão, pela importância do partido e porque é o partido do presidente.

Futepoca - Quais seriam os nomes mais cotados no PT?
José Dirceu - Quem tem voto hoje, ainda que seja em torno 8% a 12%, é a Marta Suplicy. Nenhum outro candidato tem. Lógico que você pode ter o nome do Jaques Wagner, do Eduardo Suplicy, do Marcelo Déda, do Tarso Genro, do Patrus Ananias. Mas os dois nomes que eu vejo, hoje, são o da Marta e o da Dilma Rousseff. A Dilma pela história dela, pela posição que ela tem hoje. Agora, isso depende muito do PT e do presidente. O PT tem que definir. Não temos um candidato que se imponha pelo apoio popular e eleitoral. E um candidato do presidente, ele não tem manifestado uma opção. Então, 2008 é ano de eleição e nós vamos ter que tomar essa decisão. Para nós não interessa antecipar a sucessão, vamos deixar isso para 2009. Agora, no PT, mais de 90% dos petistas querem um candidato - que pode ser apresentado numa frente ou pode ser o candidato. Se tiver o apoio do PMDB e do presidente, eu digo que tem grande chance de ir para o segundo turno. Mas isso depende muito, também, de como vamos construir isso com os outros partidos. E como o presidente vê isso.

9 comentários:

Unknown disse...

Zé Dirceu queimando a Marta e a Dilma. Esse Zé é foda....

PH disse...

O PT vai ter um enorme problema pra 2010, substituir o Lula, achar alguém com a popularidade que tem o atual presidente. Impossível eu diria, tão impossível que talvez faça o PT trazer Lula em 2014. E estou curioso pra saber como vai ser a disputa do PSDB pra presidente, lá tem candidato demais.

Edu Maretti disse...

boa, Marcão

Anselmo disse...

o Boca tem uma hipótese curiosa. mas levando em conta que a dilma é mais falada do que a marta, eu tenderia a dizer que, se o objetivo é queimar, o alvo é mais a ministra do turismo do que a da casa-civil.

Mas se alguém aí fosse citar cinco pré-candidatos do PT, a dilma e a marta não estariam entre eles?

Sobre a entrevista em si, graaande Marcão.

Glauco disse...

A Marta é praticamente inviável, pois ela deve ser candidata mesmo no ano que vem. Ganhando ou perdendo, não tem muito jeito. Acho que o Zé dirceu quis é levantar a bola dela para a disputa pra prefeitura e, como também tem relação com a Dilma, quis dar um cartaz pra ela também.

Anônimo disse...

Boa a entrevista. O futepoca matou a pau de novo. Mas o nome para 2010 é outro, já q o PMDB tá na jogada: Garibaldi Alves, esse homem é um estadista. Que discurso!Que clareza de idéias! Que postura!É o Rui Barbosa da Ponta Negra!

Nicolau disse...

Mandou bem, Marcão! Mas a grande bomba da entrevista é a hipótese do PTB lançar o Collor candidato. O que aconteceu com a vergonha na cara? Sobre a Marta, será que ela sai mesmo ano que vem? Acho que a disputa que cai melhor para ela em 2010 é a do governo do estado, naõ a presidência. Mas vejamos como anda a carruagem.

Rachel disse...

Zé Dirceu, agora desempregado, está fazendo bico de Walter Mercado? Vou dar uma de mãe Diná: Marta na presidência não rola. Na onda Kirchiniana, quem vai para o trono é a Marisa! Como já disse o Simão, já tem até slogan: "De mulher pra mulher, MA-RI-SA".

Anônimo disse...

Valeu, Marcão. E meu comentário segue a linha do feito pelo Nicolau: acho mais viável a Marta vencer em São Paulo do que numa corrida à presidência.