Destaques

quinta-feira, maio 29, 2008

É pênalti? Ih...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Edmundo é certamente um dos maiores jogadores que a minha geração viu. Arrebentou no Palmeiras em sua primeira passagem e no Vasco, em 1997, teve o melhor campeonato que eu já vi alguém fazer em terras nacionais. Foi indiscutivelmente um craque, e até merecia ter feito mais do que fez com a camisa da seleção brasileira.

Mas apesar de todas essas qualidades, Edmundo tem uma característica ímpar: a "capacidade" de perder pênaltis decisivos. Ontem ele foi o responsável pela única cobrança errada na disputa do seu Vasco contra o Sport, que levou os pernambucanos para a final da Copa do Brasil.

Em 2000, na decisão do Mundial da Fifa, Edmundo cobrou e errou o pênalti decisivo, o que fez com que o Corinthians se sagrasse campeão do torneio. E mesmo em 2008 ele errou outra cobrança importante, na semifinal da Taça Guanabara, quando enfrentou o Flamengo. O rubro-negro fez 2x1 e acabou levantando a taça.


Outras cobranças desperdiçadas célebres de Edmundo foram em suas não-saudosas passagens por Santos e Cruzeiro. Em ambos os clubes, em 2000 e 2001, respectivamente, Edmundo enfrentou o Vasco, seu time do coração, e não conseguiu converter as penalidades. O erro fez com que seu contrato com o clube azul de Minas fosse imediatamente rescindido.

Também contra o Vasco, Edmundo errou um pênalti no Brasileirão do ano passado, quando defendia o Palmeiras. Curiosamente, enfrentando o Verdão o Animal não teve a mesma "piedade": quando estava no Figueirense, em 2005, cobrou e converteu duas penalidades em pleno Parque Antarctica.

Pode ser que em 2008 o Vasco ainda passe por uma disputa de pênaltis. O clube da Colina é um dos oito brasileiros que disputarão a Copa Sul-Americana, composta de mata-matas de início ao fim. Se tiver, será que Edmundo bate? Se sou eu o técnico, saco o cara quinze minutos antes de qualquer possibilidade de decisão nas penalidades...

6 comentários:

Marcão disse...

Essa foto é muito boa, deu o maior xabu pro Edmundo na época. E já foi postada por mim aqui no Futepoca (mas vale o bis).

Nicolau disse...

Alguém consegue explicar porque diabos o Edmundo não desencana de cobrar penaltis? Já ficou claro que não é a dele. O que o cara acha que precisa provar?

Marcão disse...

O Marcelinho Carioca desencanou.

Paulo Silva Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Mais algumas perdas:

- Palmeiras x Ipatinga, Copa do Brasil 2007

- Vasco 6 x 0 União São João, Brasileiro 97 - no jogo em que o Animal bate o recorde de gols no Nacional, ele ainda perde um penal.

- Internacional 0 x 2 Palmeiras - não me lembro com certeza se o Animal perdeu um ou dois penais, mas destruiu no jogo e marcou um tento.

Glauco disse...

Poucos perdem pênaltis como ele...