Destaques

quarta-feira, junho 04, 2008

Pé redondo na cozinha - Desfalque no cardápio

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

MARCOS XINEF*

Em 2002, tive a oportunidade de chefiar uma cozinha de estilo mexicano, em São Paulo - aliás, uma das comidas que eu mais aprecio. E no cardápio nós tínhamos dois pratos com bebida alcoólica: os onion rings (anéis de cebola empanados cuja massa inclui chope ou cerveja gelados) e as cenouras com tequila e lingüiça apimentada. Quem preparava as cebolas era o Bigode, que pedia o dobro de litros de cerveja que a receita precisava. E as cenouras ficavam por conta do Toni Gordão, que também pedia doses de tequila a mais.

Os dois guardavam as sobras das bebidas e, no fim da noite, iam para o vestiário manguaçar. O lado bom era que eles não bebiam durante o trabalho, então eu levava na boa. Depois de 30 dias observando de perto, resolvi não demiti-los. Apenas somei as bebidas em excesso e descontei de seus salários. Por esse motivo, infelizmente, os pratos acabaram saindo do cardápio...

CENOURAS COM TEQUILA E LINGÜIÇA APIMENTADA

Ingredientes
500 gramas de cenoura
200 gramas de lingüiça
4 colheres de sopa de manteiga
1/4 de colher de chá de endro (seco e socado com pimenta a gosto)
1/4 de xícara de chá de tequila

Preparo
Corte as lingüiças em rodelas e as cenouras diagonalmente, em fatias de 5 milímetros. Derreta manteiga numa frigideira, em fogo baixo, adicione a cenoura e a lingüiça, aumente o fogo para médio e cozinhe por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Junte o endro socado com sal e pimenta, misture bem, aumente o fogo, derrame a tequila na frigideira. Risque um fósforo e jogue na frigideira para flambar e, quando as chamas se extingüirem, retire o palito e sirva imediatamente. Rendimento: 4 porções.


Grande abraço a todos. E salvem o Bigode!



*Marcos Xinef é chef internacional de cozinha, gaúcho, torcedor fanático do Inter de Porto Alegre e socialista convicto. Regularmente, publica no Futepoca receitas que tenham bebidas alcóolicas entre seus ingredientes.

3 comentários:

Nicolau disse...

Po, mas que repressão aos manguaças!

Glauco disse...

ô, Xinef, deixa os hômi manguaçá!

Anselmo disse...

é importante lembrar de tirar o palito de fósforo. acho que esse era o indício de que o Bigode e o Gordão não bebiam em serviço.