Destaques

quarta-feira, junho 04, 2008

As entrevistas Futepoca/Diplô

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Este glorioso blogue inaugura hoje uma nova seção, só com entrevistas especiais produzidas em conjunto com a página eletrônica do Le Monde Diplomatique no Brasil. Aqui, você poderá acompanhar conversas entre os integrantes do dois veículos e personalidades das mais distintas áreas, que falam não apenas sobre seus trabalhos mas também sobre os temas que norteiam esse espaço: futebol, política e cachaça.

Para estrear essa nova seção, dois convidados: o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e o economista e dirigente palestrino Luiz Gonzaga Belluzzo.

Em seu estúdio no centro de São Paulo, Mojica logo de cara nos fez uma revelação: vai emprestar o nome de seu personagem mais famoso para uma aguardente. Não demorou muito para a mesa ter mais duas garrafas da dita cuja, além da que os entrevistadores tinham levado. Aliás, esse é um padrão nos encontros realizados: com pompa e circunstância, servimos cachaça artesanal selecionada, pra soltar a língua do entrevistado e a imaginação dos entrevistadores.

Durante as quase duas horas de conversa, Mojica falou sobre seus filmes, em especial o que será lançado ainda este ano, Encarnação do Demônio, que encerra a trilogia iniciada com À meia-noite levarei tua alma e Esta noite encarnarei no teu cadáver. Contou também suas participações na vida política do país e falou de uma das suas paixões, o Corinthians, rogando uma praga a quem se atrever a falar mal do seu clube.

Já o apaixonado palmeirense Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos principais articuladores da parceria com a Parmalat nos anos 90 e também um dos pais do Plano Cruzado, fez uma interessante análise sobre a crise econômica nos EUA e os seus possíveis efeitos no resto do mundo. Também comentou aspectos da administração do futebol brasileiro e sentenciou, para desgosto dos alviverdes: o São Paulo tem a melhor estrutura entre os clubes de futebol do país. Além disso, Belluzzo falou sobre algumas das pessoas que admira no esporte bretão: Vanderlei Luxemburgo, Valdívia, o meia Alex e aquele que considera um "anti-ídolo", o goleiro Marcos.

*****

Aproveitando o ensejo, o Futepoca também estréia um novo layout, a partir de uma idéia de logomarca concebida por Olavo Soares, com arte de Carmem Machado e produção de Anselmo Massad. Algumas partes da página ainda não estão funcionando, mas em breve tudo estará bem (se tudo der certo).

*****

Abaixo, a praga do Zé do Caixão para quem "desprestigiar" a nova seção do Futepoca.


6 comentários:

Thalita disse...

opa! O futepoca agora é chique! Tem layout próprio e parceira pra entrevistas bombásticas. Quem diria... e pensar que tudo começou com os manguaças querendo prolongar a discussão do boteco... Há dois anos...

Nicolau disse...

Bem lembrado, Thalita! O Futepoca completou dois ébrios anos de existência no final de maio! Parabéns pra nóis! E ficou legal o lay-out, parabéns aos executores! Espero estreá-lo postando uma vitória do Corinthians logo mais, hehe.

Glauco disse...

Dia 27 de maio nasceu este portentoso geminiano blogue. E não pára de crescer esse menino, viu... (com voz de tia).

Maurício Ayer disse...

que que vai ser esse menino? nasceu bebendo... e nem passou pelo biotônico fontoura da eminência parda, foi direto pra canjibrina...

Anônimo disse...

Geminiano,tá explicado. Só poderia ser sob regencia deste signo para dar certo.
Vida longa aos geminianos, futepoquences, manguaças. (com voz de bebado..)

Anônimo disse...

Essa galera do Futepoca joga uma bola finíssima, com muita categoria. A parceria com o Diplomatique é pra lá de bem-vinda. Que nunca faltem motivos para brindar pelo sucesso do Futepoca! Saúde, tim-tim!!!