Destaques

sexta-feira, junho 06, 2008

LDU confirma bom momento equatoriano

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ao despachar o América, a Liga Deportiva Universitária de Quito - que aqui costumamos abreviar como LDU, mas no Equador é grafada como LDUQ - avançou à sua primeira final de Libertadores. E levou o país de volta à decisão do principal torneio interclubes sul-americano depois de 10 anos.

Em 1998, o Barcelona de Guayaquil fez a final da Libertadores com o Vasco. Aliás, há uma série de coincidências entre a final de 1998 e a de agora. É um equatoriano contra um brasileiro; mais precisamente, um equatoriano contra um carioca; e é uma decisão composta por dois times que nunca venceram o torneio.

Ainda nesse sentido, cabe uma comparação interessante. Na Europa, o último campeão inédito foi o Borussia Dortmund, em... 1997! Esse ano o Chelsea quase repetiu o feito, mas ficou no quase. De lá pra cá, a América do Sul viu campeões inéditos em 1998, 1999, 2004, 2006 e verá de novo em 2008. E com três decisões entre "calouros" - além dos já citados Vasco x Barcelona e Fluminense x LDU, houve também o Palmeiras x Deportivo Cáli de 1999.

Mas retomando: a chegada à decisão premia um bom momento que a LDU vive nos últimos anos. Não sei como o time se portou nos campeonatos locais, mas me termos de Libertadores é fato que a LDU se tornou a principal referência equatoriana. Como santista, sei bem; o Santos teve a LDU como adversária em 2004 e 2005. Em 2004, inclusive, imprimiu um sufoco danado ao Santos nas oitavas de final. O Peixe perdeu lá por 4x2, venceu aqui por 2x0 e só avançou nos pênaltis (bons tempos em que não havia a "regra dos gols fora"). O São Paulo também sentiu a força equatoriana: na fase de grupos de 2004, levou 3x0 lá em Quito.

Vale lembrar que entre as seleções o Equador vem se consolidando como a quarta força do continente. Nunca havia disputado uma Copa do Mundo; se classificou em 2002, repetiu a dose em 2006 e é favorito a ter uma das vagas sul-americanas para 2010. Quem sabe um título de Libertadores não é o que o Equador precisa para ser mais respeitado no mundo do futebol?

8 comentários:

Nicolau disse...

Taí, Olavo, bela análise. É bom o Fluminense saber dessas coisas pra não entrar de salto alto na final.

Anônimo disse...

Pô Olavo.
Deixa o futebol equatoriano para ser respeitado só no ano que vem
hahahahaha

****

É verdade, a LDU é sempre eliminado de forma apertada, dando sufoco.

AO contrário de outros times que jogam na altitude, a LDU tem time que sabe jogar bola, e tem grana para fazer um time legal que não conta apenas com a geografia.

****

Em tempo, não me pergunte o porquê, mas na final não tem essa história de gol fora de casa (ouvi isso no Arena SporTV. Estou com preguiça de procurar no regulamento)

Anônimo disse...

Confirmado no regulamento.
Além do que está previsto uma prorrogação em caso de empate.

Anônimo disse...

Curti a análise.

Maurício Ayer disse...

Pelo que eu entendi, a conclusão é que, para ser justo, tem que secar o Fluminense. Sequemos, pois.

Unknown disse...

A LDU também já tirou o Santos de uma Sulamericana (ou era Mercosul ainda?) vencendo dentro da Vila...

Anônimo disse...

Nos longínquos anos 70 os equatorianos já aprontavam p/ cima dos nosso times.
Em 1977 o Deportivo Cuenca venceu o Corinthians e o Nacional de Quito venceu o Inter de Falcão, Carpegiani, Batista, Figueroa...
Conforme já escrevi aqui, tudo bem que naquela época os brasileiros não davam à competição a mesma atenção que dão hoje, mas é consenso entre historiadores de boteco que o Inter figurava entre as melhores (se não era a melhor) equipe do Mundo daquele momento.

Glauco disse...

Boa, Olavo! Está na hora de aprendermos a ver e analisar o futebol de outros países. O Dunga que o diga...