Destaques

terça-feira, setembro 30, 2008

A moda é internacional: árbitro é mais importante do que o jogo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O árbitro britânico Rob Styles (foto) apitou um pênalti inexistente sobre o português Cristiano Ronaldo na partida de sábado em Old Trafford entre Manchester United e Bolton. Depois, reconheceu o erro, chamou o presidente e o gerente de futebol do clube para pedir desculpas. A vitória do time vermelho foi de 2 a 0. Tem um dossiê de torcedores furiosos aqui.

Gary Megson, o gerente do Bolton, foi quem revelou o episódio para o Daily Mirror, e diz que as desculpas deram-se em uma longa conversa convocada pelo árbitro. Não deve haver punições para o réu-confesso.

Divulgação
Desculpa, aí
No Brasil, a prática é moda há algum tempo. Djalma Beltrami admitiu a pisada no tomate na final do Campeonato Carioca, para desespero dos botafoguenses. Ana Paula Oliveira, (de tatuagem nova na foto) fez o mesmo contra o Santos em 2007. Só os botafoguenses ficaram bravos, até os jogadores e o técnico contemporizaram.

Mais recentemente, José Henrique de Carvalho admitiu ter apresentado dois cartões amarelos para o volante Magal (ops!) na partida entre Corinthians e Guaratinguetá, em março, pelo Paulista. Pediu desculpas.

Na mesma competição, a auxiliar de arbitragem Maria Elisa Oliveira reconheceu o erro no gol do São Paulo contra o Palmeiras na primeira partida da semi-final do Paulista, dizendo que não viu o toque de mão de Adriano. Nem ela nem o árbitro Paulo César Oliveira tinham visto o puxão sofrido pelo atacante, mas o dono do apito não admitiu erro nenhum.

Já no Brasileirão, Cléber Wellington Abade pediu perdão por (não) proibir paradinha de Alex Mineiro no jogo com a Lusa, no início do mês. É que no jogo que terminou 4 a 2, o centroavante alviverde não pôde fazer a paradinha por uma suposta ameaça do juizão – desmentida por ele apesar do pedido de desculpas. É confuso mesmo. Mas na dúvida, "foi mal, aê!"

No futebol pernambucano, em 2007, Adriano Siebra recorreu ao mesmo expediente depois de anular o gol de Dinda, do Vera Cruz diante do Serrano, pelo campeonato Pernambucano. Ele teria ido, segundo o Torcedor Nordestino ao meia depois do jogo para admitir o deslize.

Castrilli
Quem nunca pediu desculpas para a Portuguesa de 1998 foi Javier Castrilli. O Xerife, como é conhecido na Argentina está aposentado, mas é uma mostra de que os homens de preto têm cada vez mais destaque na mídia também por lá, não importa o que digam. O Olé publica uma ampla entrevista com Castrilli. Do impacto do futebol no ideário lúdico das crianças ao autoritarismo dos árbitros dentro de campo, o cabra fala sobre tudo. Admite seus erros, sem entrar em detalhes.

E olha que ele também fez das suas na terra dos hermanos. De 2003 a agosto deste ano, ele era diretor do Departamento de Segurança nos Estádios da Argentina e deixou o cargo por divergências políticas e resistência de cartolas em adotar medidas de segurança, como ter espectadores sentados nos estádios. Antes, no mesmo polêmico ano de 1998, ele teve de renunciar em meio a uma crise na Associação Argentina de Árbitros (AAA) que pressionava seus subordinados a dar menos advertências para os jogadores violentos. Os denunciantes voltaram atrás e ele terminou com a denúncia nas mãos e impropérios para todos os lados.

O contexto da briga envolve uma disputa entre a AAA e o Sindicato da categoria (Uafa), criado em 1988 com apoio da Associação de Futebol Argentino (AFA). Mas o enrosco se arrasta.




Maior que a bola
Se a tendência é mundial, é hora de uma ampla campanha de boicote aos ex-árbitros comentaristas? É tudo culpa dos milhões de câmeras e ângulos para repetir a mesma jogada, ou o problema é a falta de assunto decorrente da carência de craques capazes de jogadas dignas de nota?

4 comentários:

Glauco disse...

Belo texto e bons resgates de lambanças e desculpas de árbitros. Mas fiquei com uma nítida impressão de que todo esse arcabouço foi construído para falar da Ana Paula Oliveira e postar uma imagem dela aí no meio. Mas talvez eu esteja exagerando...

Marcão disse...

Coisona. Já tava com saudades dela nesse blogue.

Anônimo disse...

Acho que o jogo do Vera Cruz foi contra o Porto de Caruaru. O homem do apito no jogo atendia por outro nome também: Wilson de Souza de Mendonça. Errinho à toa que só pode ser culpa da manguaça véia de guerra.

Fabricio disse...

O Márcio Rezende pediu desculpas também no jogo do Inter contra o corinthians em 2005, pelo penalty não marcado no Tinga.

Já no Paulista deste ano, o garoto propaganda dos cigarrinhso de chocolate Pan, insistiu em dizer que o toque de mão foi sem intenção. Esse é um que se eu encontrar na rua eu bato. Ah, essa do puxão foi a primeira vez que ouvi. Ótima. Conta outra.