Destaques

sexta-feira, setembro 12, 2008

Time alemão lança tumbas para torcedores fanáticos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Depois de contratar o meia brasileiro Thiago Neves, o Hamburgo resolveu inovar na estratégia de marketing. É a arquibancada do além. Um cemitério a 100 metros do estádio foi lançado para torcedores do clube. Antes de inaugurar o mais tétrico dos espaços para os seguidores do clube, foram realizadas reformas para dar ares futebolísticos ao local. Na entrada, por exemplo, foi montada uma trave de concreto, e a grama do local vem do estádio do Hamburgo.

Ao contrário de outras medidas de marketing, como vender o nome do estádio para a gigante da internet AOL, o Hamburgo jura que a aquisição do espaço e o pagamento mensal só vai custear a manutenção do cemitério.

O pacote-fanático no Grabfeld HSV inclui enterro com execução do hino, caixão com o escudo do clube e terra do estádio para cobrir a lápide. "De lá é possível até acompanhar o resultado dos jogos", brincou o diretor Christian Reichert, responsável pelo relacionamento do clube com os seus torcedores.

Foto: Divulgação
A depender da sofisticação da urna, o preço do caixão varia de 370, para um modelo singelo, a 2.350 euros no padrão mais elaborado (foto). Dependendo do tamanho dos caixões escolhidos, o número de torcedores sepultados por lá pode variar de 300 a 500.

Pioneirismo hermano
Há exatos dois anos, em 2006, o clube argentino Boca Juniors executou medida semelhante. O cemitério, porém, é o de Parque Iraola, em Berazategui, cidade localizada a 30 quilômetros ao sul da capital Buenos Aires. Além disso, apenas uma parte é dedicada aos torcedores azul e ouro.

No Brasil, Samarone Lima, no Blog do Santinha avisou que planeja propor a medida à diretoria do Santa Cruz, para criar formas diferentes de arrecadação. Ele promete patentear a idéia para evitar apropriação por parte de outros clubes, especialmente os rivais de Pernambuco. "Tentaremos um intercâmbio com o Hamburgo", escreveu. "Mas cá entre nós: é fogo articular coisas com um timeco que faz parte da 'Bundesliga'".

3 comentários:

Marcos disse...

Podia ter um bar nesse cemitério...

Glauco disse...

Rapaz, acho que não é o momento de se pensar em tumbas ou cemitério pro Santa Cruz, que vai pra Série D em 2009. Imagina o que os rivais vão fazer...

Anônimo disse...

Glauco, o Santa Cruz é "imorrível"... vamos nos reerguer!