Destaques

quinta-feira, setembro 11, 2008

Ibope do Brasileirão. Exemplo de mídia corintiana?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Inspirado nos companheiros do Observatório Verde, que fazem crítica de mídia em relação àquilo que é noticiado sobre o Palmeiras, vi uma nota hoje no Uol que não pode deixar de passar por esse tipo de análise.

O portal anunciava: "Sem Corinthians, ibope do futebol cai 11% na Globo". A nota, assinada por Daniel Castro, começava assim: "A queda do Corinthians para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro evidenciou ainda mais a importância do clube [grifo meu] para o desempenho da Globo no Ibope de São Paulo."

No que o colunista de televisão se baseava para fazer tal afirmação? Segundo dados de audiência do Ibope sobre a Série A do Brasileirão, a emissora registrou média de 19,7 pontos na Grande São Paulo, contra 22,2 do mesmo período em 2007, o que representaria uma queda de 11%.

A grande questão é: por que isso evidenciaria a importância do Timão para o Ibope da emissora? No pé da nota, por exemplo, há uma informação interessante. O Brasileirão na Band cresceu 21% em audiência, passando de uma média de 4 pontos em 2007 para 4,9 neste ano. Ou seja, a queda do Corinthians, segundo a tese, só fez mal para a vênus platinada...

Mas outros fatos não são ditos. Por exemplo, a simples evidência de que a Globo vem perdendo audiência ano a ano desde 2004, passando de 22,6 pontos de média para 18 no primeiro semestre. Nada a ver com o time do Parque São Jorge estar na Série A ou B. Em se tratando de Campeonato Brasileiro, em 2007, a audiência do Timão (na primeira divisão) na TV aberta (Globo e Bandeirantes) caiu 16% em relação ao ano anterior. Uma queda, diga-se, inferior à geral do Brasileirão (18,5%), que chegou no ano passado a 26 pontos (21,8 na Globo), enquanto em 2006 foram 31,9 pontos (25,8 na Globo).

Trocando em miúdos, a média geral de audiência da emissora carioca vem caindo antes de 2008, assim como a do Brasileirão. Atribuir a queda de agora ao Timão na Série B é de um achismo digno de nota. Aliás, segundo os números e a análise pouco cuidadosa, a manchete bem poderia ser:

"Na Série B, Timão perde 40% de audiência"

Justo, já que sua média na Globo passou de 29,4 para 17,7 pontos no Ibope. Claro que isso desconsideraria vários outros fatores como dia e horário de transmissão, mas se é pra brincar, a gente brinca...

10 comentários:

Marcão disse...

Não fala mal do Curintia, não, Anselmo. Vai ser acusado de preconceito!

Glauco disse...

Pô, Marcão, agora você... Fui eu que fiz o post, rs.

Anselmo disse...

Marcão, marcão. o Glauco se preveniu em relação a isso e disse que "se é pra brincar, a gente brinca..."

eu posso dizer que assistia a mais jogos do corinthians em 2007 na série A do que neste ano na série B. Mas só estou falando por mim.

Sartorato disse...

Visto que a Globo está transmitindo os jogos do Corinthians na Série B e que a contagem do Ibope desses jogos também devem estar nessa conta(imagino eu), o paralelo parece despropositado mesmo.

Mas criar o mito da mídia corintiana é só fazer fumaça e espelhos sobre o fato de que, no geral, ela pende bem mais para o São Paulo.

Ok, já me preparei pro linchamento.

Anônimo disse...

Não acho que seja mídia corinthiana, é só mais um repórter ruim pacarai que tem nesse país! E a Globo começou a afundar quando o Noronha começou a comentar!!!

Marcão disse...

Putz, a falta de bebida tá acabando com nosso poder de concentração! Outro dia foi o Nivaldo que confundiu não-sei-quem com não-sei-quem, depois a Thalita me confundiu com o Frédi, agora eu confundo o Glauco com o Anselmo, pô, a coisa tá feia! Por favor, liguem pro Moskão!

Maurício Ayer disse...

concordo com o sartorato, o problema é o baixo nível do jornalismo. afirmar coisas baseando-se em evidências que não evidenciam nada, dar uma puxadinha no título da matéria pra chamar audiência e depois ter que se virar pra justificá-lo, é tudo moeda corrente na imprensa brasileira. daí tirar conclusões sobre a conspiração corintiana na mídia, me parece apenas espelhar o que se tem lido.

Glauco disse...

Sartorato, é quase consenso nesse blogue que a mídia puxa a sardinha pro São Paulo e o título brinca justamente com isso (daí vem inclusive a interrogação). Mas não acho nem que haja uma conspiração sãopaulina na mídia manipulada pelas elites e nem o equivalente corintiano. E acho que o texto não diz isso, portanto estamos de acordo.

Anônimo disse...

Postagem que tem por trás o inconformismo do autor com algo óbvio: A Série "A" sem o Corinthians não é a mesma, faça ele o "contorcionismo" matemático que desejar.

Anônimo disse...

com corinthians ou sem e tudo uma porcaria so