Destaques

quinta-feira, novembro 06, 2008

Corinthians na série B beneficia o São Paulo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A contas do Fredi mostram que a brincadeira pode ser divertida.

O desempenho acachapante do Corinthians na Série B do campeonato nacional foi uma péssima notícia para os outros times da segundona, já que o alvinegro contabiliza apenas duas derrotas na competição. A ausência do Timão na elite do futebol trouxe mais benefícios para o São Paulo – que por sinal encabeça a tabela do campeonato – levando em conta o retrospecto dos dois últimos anos de competição.



Conforme a tabela acima, nas temporadas de 2006 e 2007, o Tricolor paulista foi o time que menos somou pontos diante do rival, apenas 5 em quatro partidas (uma vitória, dois empates e uma derrota). Em média, por temporada, o Corinthians na série A representou 2,5 pontos para o time de Muricy Ramalho.

Alertado pelos comentaristas, percebi que tinha feito uma lambança, mas agora acho que os dados estão corretos. O clube mais prejudicado pelo rebaixamento do Corinthians com base nas mesmas contas é o Flamengo, que somou 10 pontos sobre o rival nas duas temporadas. O Palmeiras vem a seguir com três vitórias e uma derrota, sempre pelo placar de 1 a 0. Pelo retrospecto, seriam quatro pontos a mais (liderança no reino das hipóteses).

O Grêmio faturou 7 e o Cruzeiro 6 somando os dois anos. Levando a ferro e fogo a brincadeira, na 33ª rodada, isso colocaria o São Paulo em terceiro, atrás da representação palmeirense e dos mineiros (mas o desempate seria pelo número de vitórias, que poderia ser alterado dependendo dos resultados).

Mas isso significaria pensar em meios pontos adquiridos, o que revela que os resultados servem para pouco além da troça, porque para um time da Série B disputar o Brasileirão, obviamente outro precisaria ser retirado. Dependendo do retirado, o número de pontos a menos na tabela também precisaria ser contabilizado, o que complexificaria o cálculo e tornaria simulações ainda mais polêmicas.

O levantamento foi feito com base nas tabelas oficias que constam na página da CBF (2006 e 2007) e se limitou a essas temporadas porque em 2005 o Grêmio, terceiro colocado atualmente, é que estava na segundona.

Será que em 2009 esse padrão se mantém?



Corrigido às 12h

2 comentários:

Fernando Cesarotti disse...

Caros,
Há um erro na tabela: o Palmeiras perdeu de 1 a 0 do Corinthians o jogo do segundo turno de 2006. Gol de Marcelo Mattos após escanteio, lembro bem que foi numa quarta à noite, antecipado por conta da falta de paulistas para a Globo passar pela Sul-Americana.
Ainda assim, o Verdão ponteia a tabela e a gente sabe que a falta dos fregueses é um obstáculo a mais para superar na luta pelo penta.

Parabéns pelo site, sou leitor assíduo mas é a primeira vez que comento.

Anselmo disse...

Fernando, bem observado. Foi a empolgação...

tinha outro erro tbem, o flamengo com os resultados elencados teria 10 pontos, um a mais do uqe o Palmeiras. Mas tá corrigido.