Destaques

quarta-feira, novembro 05, 2008

O pior campeão brasileiro (dos pontos corridos)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Independentemente de quem ganhe, embora com grandes chances para o São Paulo, o campeão brasileiro deste ano deve ser o pior time da era dos pontos corridos, pelo menos o que fez menos pontos.


Na comparação com 2006 e 2007, que tinham 20 times (antes eram 22), no ano passado o mesmo São Paulo fez 77 pontos, o máximo que pode conseguir neste ano se ganhar os cinco jogos que restam, o que duvido. Em 2006, o mesmo time fez 78 pontos.

A diferença entre o primeiro colocado e o último também é a menor levando em consideração os três campeonatos. Neste ano, o último, o Ipatinga tem exatamente a metade dos pontos do líder até esta rodada (62 a 31). No ano passado, o América de Natal fez 17 pontos contra os mesmos 77 do (ok. foi um caso à parte), mas, em 2006, o Santa Cruz fez 28 contra 78 do campeão SP.

Números não querem dizer nada, odeio os cabeça de planilha do futebol, estilo Folha de S.Paulo, mas os desta edição do CB acabam confirmando a falta de futebol que se vê em campo, sem nenhum time que se destaque.

Para terminar, palpite para o rebaixamento: para mim caem Ipatinga, Figueirense, Vasco e Portuguesa, coincidentemente os de pior saldo de gols. 

6 comentários:

Thalita disse...

time bom no brasileiro nao tem faz tempo, entao que o campeonato seja emocionante. Titulo decidido na ultima rodada, varias finais ao mesmo tempo... que tal?

Glauco disse...

Várias finais até a última rodada, Thalita. Na verdade, nenhum time tem cara de campeão. Bem provável que o título seja definido no número de vitórias ou no saldo de gols

Saulo disse...

Olha, esse campeonato está equilibrado por causa do nivelamento dos times. Não existe nenhum time sensacional, que esteja jogando um belo futebol, mas o campeonato não está tão horroroso assim. É um bom campeonato e com mais emoção.
Sobre o rebaixamento. Acho que vai cair o Figueirense, Náutico, Ipatinga e a Portuguesa.

Anônimo disse...

O pior campeão de todos os tempos foi o do ano passado, que conseguiu levar gol do caricato Betão, um dos grandes responsáveis pelo rebaixamento do Corinthians no ano passado, entre diversos fatores internos e externos, conforme já se escreveu aqui.

Anselmo disse...

A relação entre a baixa pontuação dos líderes e a alta pontuação dos últimos mostra mesmo a falta de time de mais qualidade, mas também a ausência de um América de Natal, quer dizer, um time muito mediocre em quase todos os momentos.

Times médios são os capazes de ganhar de 3 a 0 do líder, e perder pelo mesmo placar de um clube do rebolo. Essa instabilidade é que mata.

Tem que incluir aí a média de gols mais baixa e a maior ocorrência de empates na competição. Mas ainda vou fazer essas contas direitinho.

Anônimo disse...

E o pior campeão antes dos pontos corridos foi o Coritiba de 1985, pois terminou o campeonato com saldo NEGATIVO de gols.