Destaques

terça-feira, novembro 04, 2008

PQFMTMNETA 1 - Santos, Bragantino e a drenagem do Morumbi (2007)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No meu blog pessoal, o Mais ou menas, eu mantinha, tempos atrás, uma série chamada Parece que faz muito tempo, mas nem é tanto assim. A idéia era discutir episódios do chamado passado recente, que geraram repercussão em sua época e depois caíram no pleno esquecimento.

Agora trago essa série ao Futepoca. Apresentarei assuntos ocorridos há, no máximo, cinco anos e que sumiram em definitivo da memória coletiva - mas, que em sua época de acontecimento, despertaram paixões e geraram polêmicas respeitáveis.

Não falarei, por exemplo, da anulação dos jogos do Brasileirão de 2005, ou do fracasso da seleção na Copa de 2006. Esses são assuntos que ainda aparecem nas discussões por aí. A idéia é meio que tirar temas do fundo do baú.

Isto posto, vamos à primeira edição de...

Parece que faz muito tempo, mas nem é tanto assim - Santos, Bragantino e a drenagem do Morumbi (2007)

A rivalidade entre São Paulo e Santos esteve em alta nos últimos anos. Por questões puramente esportivas, como a eliminação do favorito Tricolor no Brasileiro de 2002, e também por assuntos extra-campo, como as acirradas disputas pelas contratações de Zé Roberto, Tcheco (!) e Lenílson (!!).

Nos primeiros meses de 2007, essa contenda ganhou novos capítulos com a definição das semifinais do Paulistão. Santos e São Paulo, respectivamente primeiro e segundo colocados na fase inicial do Estadual, apareciam como os principais favoritos para a disputa do título do certame. E muito antes de se confirmarem como finalistas do Campeonato já travavam uma verdadeira guerra nos bastidores - onde seriam jogados os clássicos san-são que decidiriam o título?

O Santos requisitava a Vila Belmiro, seu alçapão, e apresentava como justificativa o fato de ter tido a melhor campanha na fase primeira do Paulista. Já o São Paulo dizia que o Morumbi era o estádio mais seguro do estado e o único em condições de receber uma final de grande porte. A FPF, por sua vez, mantinha-se em cima do muro com um impreciso regulamento que dizia que as finais teriam "mando de campo da Federação". Pois é.

O "detalhe" é que todos se esqueciam que Santos e São Paulo ainda teriam que superar Bragantino e São Caetano, respectivamente, para chegar à final do torneio. Coisa que o Tricolor não conseguiu - com um incontestável 4x1, o Azulão, comandado pelo hoje corintiano Douglas, despachou o São Paulo em pleno Morumbi e garantiu-se na final do campeonato.

Era a vez do Santos fazer a sua parte. Peixe e Bragantino se enfrentaram em 22 de abril de 2007, pelo segundo jogo das semifinais do Paulista, no Morumbi. Na primeira partida, 0x0, o que decretava que um novo empate seria o suficiente para o elenco comandado por Vanderlei Luxemburgo. O Santos tinha um ótimo meio-campo, em que se destacavam Zé Roberto e Cléber Santana, e discutia se jogaria pelo resultado ou se faria jus ao renomado elenco e atropelaria o Bragantino.

Mas o futebol acabou ficando em segundo plano. A capital paulista foi castigada, naquele domingo, por uma chuva agressiva que deixou o Morumbi em condições impraticáveis. Nunca, ao menos na minha pequena memória, o gramado do estádio são-paulino esteve tão ruim em um jogo.

E aí começaram as acusações. Os santistas diziam que o São Paulo havia desligado a drenagem do estádio, para dificultar a vida do Peixe; já os tricolores diziam que a drenagem era automática e rebatiam afirmando que o Santos não cuidara bem do Morumbi. Um episódio nos camarotes envolvendo o presidente Marcelo Teixeira só fez aumentar a ira dos praianos.

No fim das contas, o Santos repetiu o 0x0 com o Bragantino e foi a final do estadual. Semanas depois, acabaria superando o São Caetano (também fazendo uso da vantagem do empate) para ser bi-campeão paulista, no mesmo Morumbi que anteriormente amaldiçoara.

E, de lá pra cá, o gramado do Cícero Pompeu de Toledo nunca mais apresentou condições tão péssimas quanto naquele 22 de abril de 2007.

Foto: Sports Magazine

7 comentários:

Fabricio disse...

É, eu nunca vi o Morumbi com campo encharcado fora essa vez.

Mas eu nem lembrava mais dessa mesmo. Ótimo post.

Glauco disse...

Muito boa lembrança, Olavo. De fato, o Morumbi estava uma lamaçal de dar gosto e, logo no primeiro lance do jogo, uma poça "deu uma passe" para um atacante do Bragantino que quase fez o gol do time do interior, não fosse uma grande defesa do Fábio Costa. Até hoje esse episódio não foi muito bem esclarecido.

Anônimo disse...

Esse é o sao paulo, organizado e profissional!

Nicolau disse...

Até lembrava da polêmica, mas muito mais legal foi o nabo que o São Paulo levou do São Caetano, hehe

Fabricio disse...

A diretoria do São Paulo é super legal. Lembro na época da Libertadore 2006 do Juvenal dizendo que dois jogos no Pacaembu iriam prejudicar o São Paulo, e que o correto seriam um no Morumbi e outro no Pacaembu. Jogar no Palestra para eles sempre foi fora de cogitação. Embora eles até se dessem bem lá direto.

Anselmo disse...

é, Fabrício. Os santistas que produzam depoimento semelhante com relação a jogar na Vila.

Mas veja, é normal um time querer jogar todos os jogos no seu estádio. o bizarro é isso ganhar corpo na mídia.

Mas voltando ao que interessa, a série PQFMTMNETA promete.

Mas será que se fosse "Paquefamtemaneta", pelo menos a gente conseguiria memorizar? Ãhnnn, não...

Boa, Olavo!

Glauco disse...

O PVC comentou ontem a respeito no Linha de Passe da ESPN e, de fato, em parte da década de 80 e de 90, pra trazer o Corinthians pra Vila Belmiro era impossível. E o São Paulo quantas vezes reclamou por jogar lá também.