Destaques

quinta-feira, outubro 30, 2008

Base para as expectativas corintianas em 2009

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A Futebol Brasil Associados (FBA), que organizou a Série B desse ano, divulgou a lista dos indicados ao prêmio de melhor jogador do campeonato. O Corinthians emplacou Douglas e André Santos na lista de doze, gerando reclamações de parte do elenco, que acha injusto o esquecimento de William, Chicão, Felipe e Dentinho. Quer dizer, o povo queria metade da lista, quase nada abusados.

O prêmio não me interessa em nada, e creio que para a maioria dos leitores também não. Mas a lista dos outros indicados chama a atenção: além de André Santos e Douglas, Marquinhos e Válber (Avaí), Marcelinho Carioca (Santo André), Túlio (Vila Nova), Adrianinho (Brasiliense), Giuliano (Paraná), Nunes (Bragantino) e Saulo (América-RN).

Ter Túlio Maravilha, Marcelinho Carioca e, pasmem, Adrianinho, aquele da Ponte e do Corinthians, como possíveis melhores da competição da uma idéia do nível das equipes que disputaram com o Corinthians. Ainda acho que o time não é pior que 80% das equipes da Série A desse ano, mas convém ter os pés bem plantados no chão quanto às expectativas alvinegras para 2009.

11 comentários:

Glauco disse...

Nivaldo, se você afirma que o Corinthians não é pior que 80% dos times que disputam a Série A nesse ano, há três hipóteses:

A) O Corinthians é igual ou equivalente a 80% dos times (16, no caso) da elite. Ou seja, não seria rebaixado de novo.

B) O Corinthians é melhor que 80% dos times. No caso, estaria no G-4 e classificado para a Libertadores ou mesmo ser campeão de 2009.

C) O Corinthians é melhor ou igual a 80% dos times. Nesse caso, poderia ir à Libertadores, fazer uma campanha modesta, mas nunca cairia.

Qual das três hipóteses é real pela sua avaliação?

Anselmo disse...

Quero a lista dos 16 não-melhores do que o Corinthians.

(obs: o Sport não pode constar nela).

Nicolau disse...

Então, Glauco, o número foi chutado, mas como você levou a sério, acho que, numa perspectiva otimista, eu diria que defendo a opção C. Anselmo, acho que o time do Corinthians mudou um pouquinho desde que perdeu para o Sport. E não sejamos tão literais, por favor, um pouco de pragmática da lígua para os senhores.

Anselmo disse...

ah, ok. e o que seria "pragmática da língua", exatamente?

Saulo disse...

O nível da Série A não é excelente. Também não é horrível. É um campeonato que está sendo bom e os times estão bem nivelados. Por isso, o campeonato está tão equilibrado.
Na Série B, o nível das equipes é muito mais baixo do que na Série A. As equipes são fracas e só o Corinthians que teve um bom investimento e fez boas contratações é único que mostrou alguma coisa. O resto é tudo igual.
Para escolher o melhor jogador da Série B está difícil, mas se temos que indicar um, eu indico o André Santos do Corinthians.

Maurício Ayer disse...

Mesmo tendo perdido, e justamente, não acho que o Corinthians era pior que o Sport.

Anônimo disse...

Repito que esta série A atual, de péssimo nível técnico, na média, tem times bem inferiores que os da Série B, e o tal Sport pode sim constar da lista de times piores que o Corinthians.
Basta perguntar a Alicio Pena Jr. do porquê desta posição do Sport, que por duas noites foi o time de todo um país contra o Corinthians.

Marcão disse...

Pela ordem, companheiros: o Corinthians não é (mas não é mesmo!) do mesmo nível ou melhor que, pelo menos, os 8 primeiros colocados da Série A - Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Coritiba e Internacional. Das 16 partidas que faria contra esses times no primeiro e no segundo turno, DUVIDO que vencesse mais de 5 vezes.

E temos que lembrar que, abaixo desses 8, na tabela, estão Vitória, Goiás, Sport, Santos, Atlético-MG, Portuguesa e Fluminense. Todos muito irregulares e com péssimas campanhas, mas nenhum (e eu repito, nenhum) tem elenco pior do que o do Corinthians. No confronto direto, ia ter muito perde e ganha, mas o alvinegro paulistano não seria, necessariamente, melhor que esses 7 clubes.

Jogar contra Avaí, Santo André, Barueri, Ceará, Bahia, Brasiliense, ABC, Marília, Fortaleza, Gama e CRB é uma coisa TOTALMENTE diferente do que enfrentar os piores da Série A. E isso influenciou decisivamente para que o Corinthians vencesse a Segundona com um pé nas costas e, agora, dê margem para otimistas (pra lá de otimistas) considerarem que seu esforçado elenco seja considerado igual ou melhor que 80% dos clubes da Série A.

Me deslculpem, mas não é. No máximo, estaria hoje entre a 12% e a 20% posição na Série A. E essa é uma estimativa bem otimista.

Marcão disse...

Ah, só um complemento, antes de ser apedrejado pelos corintianos: questionado sobre esse assunto (se o Corinthians atual disputaria bem a Série A), o próprio gerente de futebol do clube, Antonio Carlos, disse na TV Gazeta que não, que série B é uma coisa e a A é outra, e que o time precisa ser reformulado. Ele frisou que esse elenco foi formado para a disputa da série B e conquista do acesso. Daqui pra frente, o planejamento é outro, completamente distinto.

Rakal D'Addio disse...

Adrianinho?!?! Desde já lanço a campanha Wellington Saci para melhor da Série B.

Fabricio disse...

Com relação ao melhor do campeonato, não acompanhei muito, mas concordo que deveria ser pra algum corinthiano. Um dos dois está razoável. Felipe poderia estar tambpem, mas querer o Dentinho já é demais.

Com relação ao time ser melhor do que parte dos da Série A, tenho a seguinte opinião: o time não seria rebaixado, mas nem chegaria perto de brigar pela Libertadores. Ia ficar ali no bolo de Inter, Coritiba, etc.

Só que um time não se faz com elenco, mas sim com conjunto. O Fluminense e o Inter são belos times no papel mas não conseguiram fazer muita coisa no Brasileiro (só golear o meu Palmeiras, no caso). Não vi, particularmente, um futebol de encher os olhos do time do corinthians, pelo contrário. Em 2003 achei que Palmeiras e Botafogo "sobraram" muito mais do que o corinthians esse ano.

No ano seguinte, ouvia muita gente dizendo que o time do Palmeiras era de Série B, que não iria aguentar nada em 2004. Usando a base da Série B o Palmeiras chegou à Libertadores. Em compensação, o Botafogo foi o último dos não rebaixados. É esperar pra ver.