Destaques

terça-feira, junho 30, 2009

Momento do mé: Rainha, da Paraíba

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Da cidade de Bananeiras-PB vem a cachaça Rainha. Uma caninha branca, transparente mesmo, boa para abrir o apetite. Naturalmente é forte, 53º GL, e vale para se aventurar nas canjibrinas de fora do estado de Minas Gerais.

Os produtores da Rainha garantem que sua origem é de 1877 no mesmo Engenho Goiamunduba. Bananeiras fica na região do Brejo Paraibano. Não tem características de envelhecimento. Segundo um estudo técnico feito na cidade, a maioria dos engenhos usa freijó revestido de parafina para armazenaro precioso líquido.

Onde tomei
Foi para abrir o apetite que, no domingo, depois de três horas no hospital para tentar me livrar da gripe manguaça – da qual, ao que consta, sou o paciente número zero. Fui ao Sabor do Picuí, um restaurante que abusa do esteriótipo, com garçons de chapéu de couro, cartucheira a tira-colo e sandália no pé. Com o frio que estava, os funcionários estavam obrigados a usar meia com a sandália.

Mas o mais importante do restaurante é que as marvadas são oferecidas por R$ 2, o mesmo preço encontado no Parque do Povo Campina Grande. Ainda volto lá para provar a Marimbondo, do mesmo estado.

6 comentários:

tiago disse...

conheço a rainha, boa indicação

Olavo Soares disse...

Fale mais do restaurante, Anselmo. Boa pedida? Vale à pena?

Glauco disse...

Rapaz, tá aí o santo remédio, comida nordestina com cachaça.

Anselmo disse...

é bão, é bão.
foi a primeira vez que experimentei mandioca (macaxeira) frita à milanesa.

a carne de sol à moda sa a 57 pra 4 pessoas. pra duas, fica por 36, com paçoca de carne, feijão caipira (de corda com farinha, cebola, coentro), farofa, arroz, manteiga de garrafa e coisa e tal.

só achei os três vidros de pimenta que puseram na mesa (sem precisar pedir) um pouco suaves demais. mas a presteza de entregar um vidro de molho, um de malagueta no vinagre e outro de malagueta na cachaça é genial.

falei mais?

Olavo Soares disse...

Porra, 57 pra quatro pessoas é preço mais que justo. Adicionarei na minha lista "restaurantes que tenho que ir".

Nicolau disse...

Não conheço essa cachaça nem o restaurante, mas tem um no Bixiga chamado Racho Nordestino onde tem belas porções (essa paçoca de carne seca é um negócio de outro mundo, puta merda) e essa Marimbondo. Tomei uma vez só, faz um bom tempo, mas me lembro de ser bem seca e forte, fazia jus ao nome.